quinta-feira, 14 de maio de 2009

PORTFÓLIOS DE FOTOGRAFIA AUTORAL


Ana Regina Nogueira e Luciano Candisani inauguram
portfólios de fotografia autoral da Schoeler Editions

Trabalhos fazem parte do projeto Croix du Sud, idealizado pelo francês Pierre Devin,e marcam o início da parceria da Schoeler com a galeria Arte 57.

Uma autora nouvelle vague e um defensor da vida selvagem. É assim que Pierre Devin, fundador e diretor do Centre Régional de La Photographie – Nord Pas de Calais (França), descreve os fotógrafos Ana Regina Nogueira e Luciano Candisani. Embora com trabalhos tão distintos, ambos compartilham um mesmo universo: a fotografia autoral, foco da atuação da Schoeler Editions, que acaba de lançar os portfólios dos dois fotógrafos.

Cada portfólio traz um conjunto numerado e assinado com 18 imagens com alta qualidade de impressão e acabamento. Eles integram o projeto Croix du Sud, cuja direção artística está sob responsabilidade de Devin, que há anos acompanha a fotografia brasileira. “O portfólio é uma seleção de folhas soltas em papel de algodão fineart, guardadas em uma caixa rígida feita com material de ph neutro, o que facilita a apresentação, assegura a preservação e se propõe como um objeto transportável e durável”, explica Devin, que ressalta que o formato permite um contato direto das pessoas com o objeto de arte.

O porftfólio em preto e branco de Ana Regina Nogueira é uma “autobiografia fotográfica”. Nascida em Belo Horizonte em 1948, tornou-se fotógrafa profissional na década de 1970 e registrou paisagens e pessoas em várias partes do mundo. Chegou a abandonar a fotografia, mas, em 1999, retomou o trabalho inspirada pelo retorno a Minas Gerais. As imagens selecionadas para o portfólio da Schoeler Editions, que faz parte da coleção “Clássicos”, mostram esse reencontro da autora com sua arte e suas origens.

O trabalho de Luciano Candisani inaugura a coleção "Contemporâneos"
também do projeto Croix du Sud. Biólogo formado pela Universidade de São Paulo e repórter fotográfico premiado, ele usa a fotografia em prol da preservação ambiental e da biodiversidade. Essa preocupação está presente até no índice das fotos do portfólio da Schoeler Editions, que contém informações sobre cada espécie animal retratada. “Não há nenhuma dúvida de que alguma destas imagens vão atingir o estatuto de ícone”, afirma Devin, que exemplifica: “A fotografia do macaco ensinando um jovem inexperiente a quebrar a casca de um coco encontra-se, no nosso imaginário coletivo, na sequência de "2001: Uma Odisseia no Espaço", de Stanley Kubrick, no qual primatas levantam-se e utilizam um instrumento”.

Além de serem os primeiros trabalhos da Schoeler Editions, os portfólios de Ana Regina Nogueira e Luciano Candisani marcam o início da parceria da editora com a galeria paulistana Arte 57, de Renato Magalhães Gouvêa e Elisa Pacheco Fernandes. Graças a essa união, os novos portfólios poderão ser conhecidos no espaço da Arte 57 na SP-Arte / Feira Internacional de Arte de São Paulo, que acontece agora, entre os dias 14 e 17 de maio no Pavilhão da Bienal, em São Paulo.

“Nosso principal objetivo é ampliar a visibilidade da fotografia autoral, usando todos os espaços disponíveis, e a parceria com a Arte 57 representa um avanço nesse esforço”, afirma o fotógrafo Christian Maldonado que, ao lado do também fotógrafo Marcelo Greco, criaram a Schoeler Editions. “A Arte 57, que já tinha planos de ampliar sua atuação na área de fotografia, irá representar nossas edições limitadas, mas pretendemos expandir ainda mais essa colaboração ao longo do trabalho”, explica.

Estes portfólios podem ser conhecidos e adquiridos no site da Schoeler Editions www.schoelereditions.com e também na Arte 57 – Rua Tatuí, 104, Cerqueira César - São Paulo - Informações pelo telefoen (11)3081-9800.

Nenhum comentário: