

Acontece dia 30 de Junho o lançamento do livro e a abertura da exposição em homenagem a Miguel Bakun, na Casa Andrade Muricy
Na Casa Andrade Muricy será realizada a exposição “Miguel Bakun: A Natureza do Destino”, marca as comemorações dos cem anos de nascimento do artista paranaense Miguel Bakun (1909-1963), a exposição apresenta 51 obras que o importante pintor desenvolveu durante os trinta anos de sua produção, desde os meados dos anos 1930 até 1963. Serão apresentadas pinturas de paisagens de fundos de quintal e arredores de Curitiba, pinheiros e matas, cafezais, marinhas e ainda dois auto-retratos e uma pequena série de desenhos em nanquin. Algumas dessas obras são pouco conhecidos do público paranaense.
A mesma segue aberta ao a visitação até 9 de agosto, e na ocasião será lançado o livro de 112 páginas com mais de 60 obras do artista, 4 ensaios críticos, cronologia, cronologia pós-mortem e referências do trabalho do artista. Os textos são da artista e organizadora do projeto Eliane Prolik, de Ronaldo Brito, crítico e doutor em história da arte, de Artur Freitas, crítico e historiador da arte, e de Nelson Luz, um dos primeiros críticos paranaenses que, tendo convivido com Bakun, dedicou-lhe um ensaio, em 1976.
O projeto teve início em 2000, quando Eliane Prolik apresentou a monografia “Miguel Bakun: A Natureza do Destino”, orientada por Ronaldo Brito, durante o curso de pós graduação em História da Arte do Século XX, na Escola de Música e Belas Artes do Paraná. “Venho trabalhando há aproximadamente uma década e acredito que este projeto poderá dar maior visibilidade e entendimento à produção de Miguel Bakun, inserindo-a na arte moderna brasileira” relata a artista.
Miguel Bakun
Nascido em 1909 em Mallet, no Paraná, filho de imigrantes eslavos, ingressa na Escola de Aprendizes da Marinha em Paranaguá, em 1926 e dois anos depois no Rio de Janeiro conhece o também marinheiro José Pancetti. Em 1930 muda-se para Curitiba onde desenvolve sua produção artística. Na década de 1940 participa do ateliê coletivo junto aos artistas Alcy Xavier, Loio Pérsio, Marcel Leite, Esmeraldo Blasi e Nilo Previdi. Em 1950 executa pinturas murais na residência do então governador Moysés Lupion , hoje conhecida como Castelo do Batel. Em 1955 e 1957 realiza exposições individuais num imóvel cedido na Rua XV de Novembro e na Biblioteca Pública do Paraná. Participou de mostras coletivas e salões recebendo várias premiações no Salão Paranaense de Belas Artes e Salão de Belas Artes da Primavera do Clube Concórdia. Sua obra pictórica é construída por paisagens, naturezas-mortas e retratos, realizando alguns estudos em desenho. Morre aos 53 anos, em 1963, suicidando-se em conseqüência de uma forte depressão.
Sobre a artista Eliane Prolik
A artista plástica Eliane Prolik é formada em Pintura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, com curso de especialização em História da Arte do Século XX, na mesma instituição. Estudou na Accademia di Belle Arti di Brera, em Milão. Participa de diversas exposições, salões e bienais no Brasil e exterior. Foi diretora do Museu Alfredo Andersen e participou dos projetos “Raul Cruz” e “Aquisição e Coleção de Obras – XI Mostra da Gravura”, voltados para o acervo público do município.
Serviço: Exposição Miguel Bakun:A Natureza do Destino
Abertura: dia 30 de junho, às 19 horas
A mostra permanecerá aberta até 9 de agosto
De terça a sexta das 10 às 19 horas
Sábados e domingos das 10 às 16 horas com entrada gratuita.
Local: Casa Andrade Muricy
Alameda Dr. Muricy, 915 – Centro - Curitiba - PR
(41)3321-4786 e para agendar visitas orientadas(41)3321-4816.
* As imagens são reproduções das obras de Bakun
Crédito fotográfico: João Thibes.
Postado por Alice Varajão, jornalista em homenagem ao pintor Miguel Bakun e à iniciativa de artistas que produzem e incentivam a arte e cultura do Paraná, aos empresários que ajudam e apóiam os Projetos Culturais, pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura.


Nenhum comentário:
Postar um comentário