
A oficina “Possibilidades do Desenho” tem como objetivo levar o freqüentador a tomar contato com a arte, inclusive arte contemporânea, tendo o desenho como agente motivador e desencadeador do processo criativo.
É assim que a artista plástica Leila Pugnaloni conisdera: o desenho está na base da produção do artista, seja na representação da realidade, na elaboração de projetos para instalações ou em exercícios de imaginação. Segundo a artista “O desenho, por sua velocidade, leveza, com característica de registro imediato, quase escritura, traduz uma prática de integridade. Desenhando, é difícil dissimular. Sua afinidade com o texto pode convertê-lo em forma de pensar. A imaginação solta nas linhas leva naturalmente a idéias, projetos, emoções. O desenho é, ao mesmo tempo, flexível e revelador”.
Enfrentar a forma, representar, imaginar e projetar - são desafios que o desenho evoca e que a artista acredita ser possível trazer para o curso.
O curso tem como Público Alvo:
Artistas plásticos e interessados em arte em geral. Maiores de 18 anos.
Programa:
· Desenho de representação - especialmente da forma humana; observação do objeto;
· Desenho de imaginação - partindo de exercícios corporais (alongamento e dança), estimulando a expressividade e a imaginação através de exercícios de ritmo e grafismos, levar o freqüentador a concentração necessária para o desencadeamento do exercício da criação artística.
· Leituras da apostila * “Guia das possibilidades do Desenho”.
· Leituras de textos selecionados e artigos veiculados na mídia quando da ocasião do curso.
* Será distribuida aos participantes a apostila “Guia das Possibilidades do Desenho” de Leila Pugnaloni.
Sobre a artista:
A artista plástica Leila Pugnaloni nasceu no Rio de Janeiro e é radicada em Curitiba. Estudou na Escola de Belas Artes do Paraná, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de Janeiro, e em New York , na “The Art Students League of New York”. Desde 1980, fez mais de 20 exposições individuais, participou de mais de 40 coletivas. Em 1994 e 1995 participou do Salão Nacional de Artes Plásticas no Rio de Janeiro. Também em 1995, foi premiada pelo Salão Paranaense. Atua como orientadora na Escola de Arte L.P.(EALP), desde 1996. Em 2002, participou da III Bienal do Mercosul. Em 2003, lançou o livro “Leila Pugnaloni, O Passeio do Olhar”, de autoria de Fernando Bini durante a mostra “Planta”, na galeria Ybakatu Espaço de Arte, em Curitiba. Em 2007, lançou o livro “Desenhos”. Tem obras no acervo do Museu Oscar Niemeyer, em várias instituições do Paraná e na Biblioteca Nacional (RJ). Atualmente consta do acervo da galeria Patrícia Costa, no Rio de Janeiro e, em Belo Horiozonte , na galeria Lemos de Sá. Textos críticos de Adalice Araújo, Darel Valença, Ennio Marques Ferreira, Fernando Bini, Manoel Carlos Karam, Nilza Procopiak, Paulo Leminski, Paulo Herkenhoff, Paulo R. O. Reis, Tadeu Chiarelli. Ilustra livros, revistas e jornais. Visite o site www.leilapugnaloni.com.br
Cronograma:
03/07/2009 (sexta-feira) – das 19 às 22 horas
04/07/2009 (sábado) – das 09 às 12 horas e das 14 às 18h30
Local: Casa da Praça - Município de Castro-PR
Investimento: R$ 90,00(inscrições abertas- vagas limitadas)
E lista de material que o aluno participante deve levar para o curso.
Maiores informações: Secretaria de Esporte e Cultura de Castro – (42)3906 2130


Nenhum comentário:
Postar um comentário