segunda-feira, 20 de julho de 2009

STORIAS DI MINDJERIS

Em Lisboa, fui assistir ao documentáro Storias di Mindjeris, em um espaço denominado de Ateneu, nas proximidades dos Restauradores e da Avenida da Liberdade.
Na ocasião, foi exibido em pré-estreia o documentário produzido e gravado em Guiné-Bissau e na Grande Lisboa, com depoimentos e entrevistas de mulheres guineenses; de diferentes camadas sociais, gente do povo, profissionais, politicas e dirigentes de empresas. Para além de conversas, em torno do filme, de 19 minutos;- segundo o cinegrafista e fotógrafo Neni Glock, que participou diretamente da montagem do mesmo, foi lançado também um livro, com esses depoimentos; graficamente elaborado e impresso.
Pra mim, estar lá foi deveras interessante, poder ver nos rostos de algumas destas mulheres, que figuram no documentário, a emoção. Ali acompanhadas de seus familiares. Numa tarde, quente e de alegre convívio, com um almoço guineense, de cultura e importância para as gerações que hão de vir. De uma cultura e respeito mútuos, lembrando de que somos iguais, porém distintos, cada um com seus hábitos e costumes.
Numa realização do IMVF - Instituto Marquês de Villa Flôr, Organização Não Governamental.

Se você quiser conhecer mais sobre o Instituto aceda a www.imvf.org

# Estas imagens foram cedidas gentilmente por Neni Glock, para esta jornalista de passagem por Lisboa, Portugal.

Nenhum comentário: