quinta-feira, 10 de setembro de 2009

A FOTOGRAFIA DOCUMENTÁRIA E O RETRATO



Na sequência do Curso de Extensão Universitária acontece agora o módulo: A FOTOGRAFIA DOCUMENTÁRIA E O RETRATO, com o fotógrafo João Urban. Somente nos dias: 11 e 12 de Setembro de 2009, no Hotel Mabu Royal & Premium, na Praça Santos Andrade, 830 - Centro-Curitiba - PR.

Objetivo: Destacar a inerência do documentarismo as vertentes originais da fotografia e a presença do retrato em sua trajetória, nestes 170 anos. Apresentar autores que ao longo da existência da fotografia usaram o retrato como forma de expressão em seus documentários e consolidaram essa linguagem, abrindo assim um espaço de reflexão e visitando outras formas manifestações visuais. Levantar subsídios para discutir a postura ética do fotógrafo na obtenção de imagens e a interferência do autor dentro da fotografia documentária. A narrativa e o limiar com a ficçao. Proposição de um trabalho prático dentro desta vertente da fotografia. O curso oferece as ferramentas técnico-metodológicas para a utilização, compreensão e discussão de imagens, tanto para a formação e reciclagem profissional, quanto em nível filosófico.

Público Alvo: Fotógrafos, estudantes e graduados em comunicação social, ciências sociais, biologia, cinema e outras áreas que utilizam a imagem como linguagem e ferramenta.

Horário: Sexta-feira, dia 11 de Setembro, noite (19 às 22h40)
Sábado, dia 12 de setembro, manhã (8 às 11h40) e tarde (13h30 às 17h10)
Local: MABU Royal & Premium Hotel Praça Santos Andrade, 830 - Centro - Curitiba - Paraná - Brasil - Clique aqui
Carga Horária Total: 12 h.a.
Observações: - Emissão de certificado de extensão universitária inclusos.

João Urban nasceu na cidade de Curitiba em 1943, e se dedica à fotografia publicitária e documental desde os anos 60. Seus ensaios autorais se constituem em registros da memória com predileção pelas origens e raízes do povo do Paraná, particularmente no que se refere à vida cotidiana, hábitos e religiosidade dos trabalhadores rurais e urbanos nas pequenas comunidades e grandes cidades.

João Urban é autor de vários livros, entre os quais: Bóias frias, publicado na Alemanha em 1984 e somente em 1988 no Brasil; Tropeiros(1992); Aparecidas (2002); e Tu i Tam (2004).

Entre suas exposições individuais, destaca-se a importante retrospectiva João Urban -40 anos de fotografia realizada recentemente pelo Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. Participou de diversas bienais e exposições coletivas nas cidades de Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Fortaleza, Salvador, México, Paris, Londres, Moscou, Milão, Veneza, Zurique, Berlim, Aachen (Alemanha), Madri, Havana e Szczecin (Polônia).

Recebeu os prêmios do Banco do Brasil(Salão Paranaense de Artes Plásticas) e da Bienal de São Paulo (14a Bienal Internacional de São Paulo), assim como o prêmio Ensaio do Banco J. P. Morgan e a Bolsa Vitae de Artes.

Suas fotos se encontram nos acervos do Museu da Fotografia da Cidade de Curitiba, Museu de Arte Moderna de São Paulo, Instituto Brasileiro de Arte e Cultura, Museu de Arte de São Paulo (Coleção Pirelli), Instituto Cultural Itaú, Museu Francês Bievres de Fotografia, Kunsthaus de Zurich, Museu da Casa Brasileira SP, e nas coleções particulares de Lili Sverner e Joaquim Paiva.

Maiores informações e inscrições:(41)3333-3668; atendimento@instittutoidd.com.br e http://www.institutoidd.com.br

Nenhum comentário: