quarta-feira, 23 de setembro de 2009

JOSÉ ALBANO CURSO DE FOTODOCUMENTÁRIA



O Curso de Extensão Universitária: A FOTOGRAFIA DOCUMENTÁRIA E OS PROJETOS SOCIAIS
E AMBIENTAIS
Agora é a vez do fotógrafo: José Albano, que acontece nesta sexta e sábado, dias 25 e 26 de Setembro de 2009, nas dependências do Hotel Mabu Royal & Premium.
Garanta já a sua vaga, são apenas quatro.

Objetivo: Apresentar a linguagem e a práticada fotografia documentária, passando por diferentes escolas e movimentos defotógrafos que influenciaram de forma decisiva a estética do fotojornalismo eda fotografia documentária atuais. Abordar a linguagem fotográfica de diversosfotodocumentaristas, proporcionando um espaço de reflexão acerca destalinguagem específica da fotografia e sua aproximação com outros campos doconhecimento. Discutir a postura ética do fotógrafo na obtenção de imagens deindivíduos e grupos sociais. Apresentar as diversas formas de desenvolvimento eaplicação de projetos documentários. Os alunos desenvolverão um trabalhoprático autoral na linha do fotodocumentarismo. O curso oferece asferramentas técnico-metodológicas para a utilização, compreensão e discussão de imagens, tanto para a formação e reciclagem profissional, quanto em nível filosófico.

Público Alvo: Fotógrafos, estudantes e graduados em comunicação social,ciências sociais, biologia, cinema e outras áreas que utilizam a imagem como linguagem e ferramenta.

Horário: Sexta-feira, dia 25 de Setembro, noite(19 às 22h40)
Sábado, dia 26 de setembro, manhã (8 às 11h40) e tarde (13h30 às 17h10)
Local: MABU Royal & Premium Hotel
Praça Santos Andrade, 830 -Centro - Curitiba - Paraná

Carga Horária Total: 12 h.a.
Será emitido certificado de extensãouniversitária inclusos.
Professor e fotógrafo José Albano, M.Sc. Web site: http://br.geocities.com/jalbanobr/

José Cordeiro Albano nasceu em Fortaleza, 13/3/44, fazendo seus estudos no Ginásio Capistranode Abreu e Liceu do Ceará (Curso Clássico). Enquanto professor de Inglês ePortuguês, cursou Letras na Universidade Federal do Ceará (1968) optando, emseguida, pela carreira de fotógrafo.Trabalhou na Manchete Press Agency, agênciade notícias da Editora Bloch, Rio de Janeiro (1969 – 1970). Obteve, mediante bolsa de estudos da Comissão Fulbright, o mestrado em Fotografia para os Meios de Comunicação, Syracuse University, Nova York. Como fotojornalista, percorreuem seguida os Estados Unidos, o Canadá e 12 países da Europa, trabalho publicado em 42 reportagens(texto e fotos) no jornal O Povo. Depois de 5 anos na Escala Publicidade, tornou-se autônomo, fundando seu próprio estúdio ondetem realizado retratos, restaurações, ilustração de anúncios, folhetos,cartazes, catálogos e livros didáticos, trabalhando para a indústria, hotelaria e turismo, além de realizar trabalho de expressão pessoal fotografando o movimento alternativo em todo o Brasil, a paisagem, fauna e flora cearenses, as viagens de motocicleta e os meninos do Projeto Albanitos.

Para fazer a sua inscrição, e obter mais informações, ligue para a sede do IDD
Maiores informações e inscrições:(41)3333-3668; atendimento@instittutoidd.com.br
e http://www.institutoidd.com.br

Nenhum comentário: