sexta-feira, 23 de outubro de 2009

CINEMA FRANCÊS EXIBIDO BRASIL AFORA

O Cinema francês percorre o Brasil
Mais uma das muitas comemorações do Ano da França no Brasil, o SESC e a Embaixada francesa realizam, em parceria, a Mostra do Cinema Francês Contemporâneo. Exibindo oito filmes franceses, produzidos entre 2000 e 2007 vão itinerar por 231 Centros de Atividades do Sesc em todo o país. No Paraná, a mostra acontece durante todo o mês de Novembro nas cidades de Curitiba, Campo Mourão, Ivaiporã, Foz do Iguaçu, Marechal Cândido Rondon, Paranaguá, Guarapuava, Cornélio Procópio, Cascavel, Maringá, Paranavaí e Apucarana. Para saber sobre a programação, contate o Sesc da sua cidade.

O objetivo da mostra é permitir maior acesso a essas obras e o diálogo entre artistas, intelectuais e o público em geral. Para o Sesc, promover a Mostra significa levar ao público brasileiro questões da contemporaneidade francesa, como mais um caminho para a compreensão das nacionalidades. Desta forma, o cinema, mídia que faz parte da programação da entidade desde os anos 1970, cumpre sua missão educativa.

A curadoria dos filmes foi feita pela tradicional revista Les Cahiers Du Cinéma, promotora histórica da reflexão sobre a arte do cinema. Segundo Jean-Michel Frodon, Diretor de Redação da publicação até junho deste ano, os longas selecionados para exibição na mostra refletem a França contemporânea e não se assemelham esteticamente aos filmes da Nouvelle Vague. Porém, a narrativa, a crença na força do documentário e a audácia formal presentes no movimento francês da década de 1960 podem ser encontrados ao longo da programação.

Confira abaixo os filmes da Mostra:
A esquiva de Abdellatif Kechiche
Até Já de Benoit Jacquot
Assassinas de Patrick Grandperret
De Volta à Normadia de Nicolas Philibert
O Último dos Loucos de Laurent Achard
Povoado Number One de Rabah Ameur-ZaÏmeche
A França de Serge Bozon
Tudo Perdoado de Mia Hansen-Love

Nenhum comentário: