MEU PORTUGAL – INESQUECÍVEL
Conheça seis imperdíveis atrações portuguesas
Paisagens de tirar o fôlego, construções históricas belíssimas, edificações ultramodernas e gastronomia ímpar. Não são poucas as opções de Portugal, um país a ser visitado muitas vezes. Tal como o vinho, que encontra nesta terra espaço nobre, a degustação das atrações portuguesas deve ser feita aos poucos, aproveitando cada gota deste imenso paraíso.
Com uma fronteira tão extensa para o mar, não é de se admirar que este país tenha presenciado tantos embarques e desembarques. Foram absorvidas culturas de variadas origens: Fenícios, Gregos, Cartagineses, Romanos, povos nórdicos e povos da Mauritânia. Apesar de tantas misturas, é fácil achar em território português a marca dos muitos lugares e culturas que se incorporaram ao dia-a-dia deste povo, sem perder de vista as tradições que tanto representam o país mundo afora. Antigo e moderno, tradicional e contemporâneo. Portugal, um dos mais antigos países da Europa, é único.
A seguir um roteiro em seis regiões ícones de Portugal. Uma ótima opção para a sua primeira, segunda ou terceira visita!
Lisboa: Monumento à beira do rio
Ao chegar a Lisboa, é impossível deixar de conhecer a harmônica e delicada Torre de Belém. Às margens do Rio Tejo, a construção do século XVI é formada por uma torre quadrangular similar aos castelos medievais e com baluarte poligonal, elemento de defesa destinado a abrigar artilharia pesada. A decoração exterior se completa com fachadas de influências árabes e venezianas nos balcões e varandins. Seu interior possui cinco pavimentos, com merecida visita ao último deles, de onde se pode apreciar a vista espetacular para a parte ocidental de Lisboa.
Vila de Sintra: Romantismo arquitetônico
Situado no Monte da Pena, o Palácio da Pena foi construído no século XIX, no lugar de um antigo mosteiro e fruto da imaginação de Dom Fernando de Saxe Coburgo-Gota, para servir como palácio de verão da família real. Decorado ao gosto revivalista, a arte se manifesta por todos os cantos do castelo, com influências e misturas de vários estilos. O local é envolvido por um parque magnífico, com as mais variadas espécies de árvores. Em uma das alas está instalado um restaurante, com uma bela vista para a Serra de Sintra.
Óbidos: Fortaleza medieval
Constituída de casas brancas, enfeitadas com buganvílias e madressilvas, está a vila de Óbidos, localizada a oeste de Portugal. Rodeada por muralhas douradas à luz do sol e coroada por um palácio onde hoje funciona uma pousada, a cidadela é considerada um exemplo de fortaleza medieval. Por entre ruas tortuosas, casas pintadas de branco, com esquinas coloridas de azul ou amarelo e janelas manuelinas. Vale a pena conferir alguns pontos de Óbidos como a Igreja Matriz de Santa Maria, a linda capela de São Martinho e, fora das muralhas, a Igreja do Senhor da Pedra.
Fátima: religiosidade e atrações naturais
A cidade de Fátima foi marcada pelo desenvolvimento do domínio árabe, idioma que lhe originou o nome. Porém, ficou mundialmente conhecida pelas aparições marianas, e hoje, abriga os principais santuários da Virgem Maria, relacionada ao catolicismo. É possível visitar a magnífica Basílica da Nossa Senhora do Rosário, na Cova da Iria, construída em estilo neo-barroco, e a simplicidade das casas dos pastorinhos videntes na aldeia de Aljustrel. Nas proximidades de Fátima, é possível apreciar atrações naturais, como a costa marítima e os grandes parques de arvoredos.
Coimbra: vestígios da colonização romana
Conhecida como a cidade dos estudantes, Coimbra é a segunda mais importante do país e foi inicialmente colonizada pelos romanos. Formada por ruas estreitas, pátios, escadinhas e arcos medievais, não se pode deixar de visitar as instalações do Museu Nacional Machado de Castro, junto à igreja Sé Nova. Os passeios podem ser divididos em duas partes, pela Alta, a parte mais antiga de Coimbra, feita de ruas estreitas e íngremes que conduzem ao topo da colina, e pela Baixa da cidade, localizada fora das muralhas medievais, nas proximidades do rio Mondego.
Vale do Douro: o sabor do vinho do Porto
A região do Douro possui diversas qualidades, principalmente, de ser a primeira região vinhateira do mundo, famosa pela fabricação do mundialmente conhecido vinho do Porto. Com maravilhosas paisagens, o local pode ser apreciado por um passeio de barco, descobrindo a beleza da região ou pelo olhar do mirante de São Leonardo da Galafura, onde se avista a beleza do Rio Douro. Antigas locomotivas a vapor são um convite para a contemplação da exuberante beleza natural e tranquilidade.
* Para mim vale este registro nesta quinta-feira dia 13 de Maio, dia em que sua Santidade o Papa Bento XVI, está em Fátima - celebrando uma missa pra sempre ficar na história de Fátima, na história de sua religiosidade. Marcando mais uma vez o Santuário de Fátima. Eu por lá estive e rezei em Fátima e junto com meus familiares, participei da Missa e Procissão das Velas. Rezai por nós. Paz na Terra aos Homens de Boa Vontade.
** E em seguida vai para o Porto, aliás sua santidade vai sobrevoar as vinhas da região do Douro, no Porto, visto que ele é apreciador de Vinho do Porto. O ano passado ele foi agraciado com duas garrafas de vinho do Porto mais que Vintage, as duas datadas do ano em que ele nasceu.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário