sexta-feira, 17 de setembro de 2010

FANTASMA DO PAÇO DA LIBERDADE

A Lenda Urbana de Curitiba é tema Casos e Causos

Episódio desta semana conta história do fantasma de uma mulher que perambula pelo Paço da Liberdade
O episódio do Casos e Causos deste domingo, 19, é inspirado na lenda urbana sobre o fantasma de uma mulher que perambula pelo Paço da Liberdade, em Curitiba. A história inicia em 1865, quando Emiliana se casou por obrigação com um homem mais velho.

Ela vivia triste, mas gostava de passear no Mercado Municipal, pois dizia que o mercado era o espelho de sua alma. O Mercado Municipal, onde hoje se encontra o Paço da Liberdade, era o lugar mais movimentado e comentado da cidade.

O marido de Emiliana sempre tentava alegrar a jovem esposa e mandou pintar um retrato dela. Mas ela morreu de tuberculose antes de ver o quadro pronto.

Em 1913, o prefeito da época desativou o mercado, e em 1916 inaugurou no local o Paço da Liberdade, sede da prefeitura. Anos mais tarde, o lugar virou o Museu Paranaense, recebendo obras de diversos lugares, e entre elas, um quadro retratando uma moça do século XIX.

O episódio “A Fantasma do Paço” mostra como a história do Paço e do antigo mercado se misturam à história de Emiliana. É a história do amor de uma paranaense por um dos mais bonitos locais históricos de Curitiba.

A Fantasma do Paço” é uma parceria da RPC TV com a Realiza Vídeo. O roteiro é de Bia Bernardo, com direção de Fernando Morini e Jussara Locatelli. No elenco, Geisa Costa, Carolina Isolani e Mauro Zanatta.

O Casos e Causos ar no programa Revista RPC, domingo à noite.

Nenhum comentário: