O curta metragem O olho do abutre tem estréia hoje na Cinemateca
O filme é inspirado em conto de Edgar Allan Poe, filme tem gato de raça exótica Adaptado do conto O Coração Delator, do escritor inglês Edgar Allan Poe, será lançado hoje, dia 04 de outubro, às 20 horas, na Cinemateca de Curitiba, o curta metragem O olho do abutre, da diretora June Meireles, que também assina o roteiro. A entrada é franca.
Viabilizado com recursos da concessionária Viapar, através da Lei Rouanet, o filme digital de 16 minutos conta a história de um espécie de cuidador que vive em um casa antiga com um ancião. Mas como um autêntico personagem de Poe, ele divide-se entre os cuidados com o velho, para os quais foi contratado, e uma paranóia, de que o olho do patrão o persegue.
No elenco estão Dimitri do Vale, Luiz Godói, Rogério Canarim, Anderson de Almeida e Paulo Galvez. Integram a equipe técnica Vanderlei Emereciano (Direção de fotografia), Aline Presa (Direção de arte), Andrei Chiminazzo (Sonorização e montagem), e Clayton Teixeira (Figurino). A trilha sonora é do italiano Aldo Brizzi, no CD The Labirynth trial e Tchaikovsky(A Bela adormecida e Lago dos Cisnes).
Gato exótico - O filme tem como curiosidade um gato de uma raça canadense exótica, o sphynx (esfinge), que nasce sem pelo. ´´Os gatos fazem parte do universo de Poe. Tínhamos que ter um no filme, mas que fugisse ao lugar comum. Tivemos a sorte de encontrar uma criadora do sphynx em Curitiba.´´ - conta a diretora.
Embora baseado em um conto literário, o curta não tem o recurso do off. A narrativa utiliza-se de uma ambientação com efeitos sonoros e de imagem, para contar a história, alterando momentos de realismo com outros, que sugerem um tempo e lugar indefinidos, em simbólica alusão à patologia do personagem.
O Olho do abutre é o segundo filme da diretora June Meireles, que em 2009 lançou Venha Ver o Por do Sol, baseado em um conto de Lygia Fagundes Teles.
Serviço: O olho do abutre – Lançamento nesta segunda, dia 4 de Outubro, às 20 horas, na Cinemateca de Curitiba, na Rua Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco,
Horário Em duas sessões às 20hs e 20h40, com Entrada Franca.
Equipe técnica
Direção e roteiro - June Meireles
Direção de fotografia - Vanderlei Emerenciano
Direção de arte - Aline Presa
Figurino - Clayton Teixeira
Edição e finalização - Andrei Chiminazzo
Still - Claudia Almeida
Trilha sonora - Aldo Brizzi
Tchaikovski
Sonorização - Andrei Chiminazzo
U-dog
Maquiagem - Alex Fabian
Som direto - Robertinho de Oliveira
Maquinista e elétrica - Sadi Cunha
Contra regra - Geison Breda
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário