A Petrobras celebra mais de 500 longas patrocinados
Companhia fará homenagem ao cinema nacional com performance de Ronaldo Fraga na Mostra de Cinema de Tiradentes (MG).
A Petrobras acaba de passar a marca de 500 longas-metragens patrocinados desde Carlota Joaquina, filme de 1994 que representa o início da retomada da produção brasileira. A empresa se tornou a principal incentivadora do cinema nacional e foi uma das principais responsáveis pela recuperação do setor no país.
"A Petrobras e o cinema nacional têm uma parceria de longa data. Estamos juntos nos longas e nos curtas, em película e em mídias digitais, na produção, nos festivais, na difusão, na restauração e na formação de técnicos e talentos para o setor", afirma Eliane Costa, gerente de Patrocínios da Petrobras.
Entre os 500 longas patrocinados pela Petrobras, estão grandes produções brasileiras como O Quatrilho, Tieta, O que é isso, companheiro?, Cidade de Deus, Carandiru, Se eu fosse Você, Tropa de Elite, Saneamento Básico e Meu Nome Não é Johnny.
Para celebrar o novo marco, a Petrobras convidou Ronaldo Fraga, um dos mais renomados estilistas do país, para fazer uma performance utilizando a linguagem do cinema na abertura da Mostra de Cinema de Tiradentes, festival patrocinado pela Companhia, no dia 21 de janeiro.
Famoso por usar referências da cultura brasileira nas suas coleções, o estilista recebeu da Petrobras a missão de unir moda e cinema. “Além de eficientes canais de comunicação, moda e cinema são os instrumentos mais emocionantes enquanto registros do nosso tempo. Moda e cinema são primos bem próximos”, conta. A performance está sendo guardada em segredo, mas Ronaldo já adiantou que não se trata de uma simples reprodução de figurinos: “serão 26 looks desenvolvidos a partir do macacão de um frentista de posto de gasolina. Pensei a roupa/corpo como suporte da imagem projetada. Penso no fascínio do cinema sobre o universo do homem comum”.
A performance do estilista na abertura da Mostra de Cinema de Tiradentes dará início a uma série de comemorações pela marca de mais de 500 longas patrocinados, que se estenderá por outros eventos apoiados pela Petrobras ao longo de 2011.
Com o Programa Petrobras Cultural (PPC), são lançados anualmente editais para produção de filmes de longa e de curta-metragem, difusão em salas de cinema e outras iniciativas de estímulo à produção cinematográfica brasileira. A Companhia também patrocina mais de vinte festivais de cinema por ano em todas as regiões do país, o que contribui para a formação de novas platéias, além de estimular a reflexão sobre o cinema e a cultura nacional.
Criado em 2003, o PPC já teve sete edições, abrangendo 77 áreas de seleções públicas, destinando R$ 311 milhões a 1.278 projetos contemplados. Na edição 2010 do PPC, foram destinados mais de R$ 27 milhões para o setor audiovisual, incluindo projetos de produção, difusão de filmes e festivais de cinema. Em 2011, o Programa destinará mais R$ 6 milhões para projetos de difusão de filmes e festivais de cinema. As inscrições estão abertas até o dia 21 de janeiro no site www.hotsitespetrobras.com.br/ppc/.
Sobre a 14ª Mostra de Cinema de Tiradentes
A Mostra de Cinema de Tiradentes conta com patrocínio da Petrobras desde 2001 e é considerada um dos principais eventos de cinema do Brasil, que abre a temporada de festivais no país. Além disso, a mostra tem caráter único, por ser realizado em plena cidade histórica de Tiradentes (MG).
Na edição de 2011, o tema da mostra será o cinema político brasileiro, com exibição de filmes nacionais e internacionais, seminários, debates, oficinas e atrações artísticas. Todas as atividades serão oferecidas gratuitamente ao público entre os dias 21 e 29 de janeiro.
Programação e informações sobre a Mostra de Cinema de Tiradentes: http://www.mostratiradentes.com.br/.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário