quinta-feira, 11 de agosto de 2011

ALICE RAMOS LANÇA LIVRO

Alice Ramos lança livro autoral de fotografias

Alice de Passagem reúne registros da fotógrafa durante quatro anos em viagens por nove países

Quatro anos de uma vida imprevista, amor, lembranças, anotações e curiosidades de um mundo de passagem refletidos em fotografia. Essa é uma síntese possível do livro Alice de Passagem (Editora Romanegra, R$ 40), que traz 115 páginas de paisagens, pessoas e expressões capturadas pela fotógrafa baiana Alice Ramos em viagens por nove países entre 2007 e 2011. A obra será lançada em 12 de Agosto, na Livraria Cultura do Salvador Shopping, com sessão de autógrafos das 18 às 22h. Antes do lançamento, a autora ainda realiza o worshop Fotografando gente - Como você olha e registra as pessoas, das 15h às 18h, no Teatro Eva Herz, da mesma livraria.
Alice de Passagem, além de primeiro livro da autora, representa também seu primeiro trabalho profissional fora do estúdio, revelando uma Alice Ramos disposta a alçar novos vôos, longe do seu domínio entre as quatro paredes brancas. A ruptura com os padrões aconteceu quando, em 2007, a fotógrafa foi aconselhada por uma amiga astróloga a passar o aniversário em Amsterdam, capital da Holanda, depois do fim de uma relação amorosa. Apenas a primeira viagem entre muitas. No velho continente, se encantou pelas paisagens e cenas e suas lentes foram atraídas a fotografar. Ali, as pessoas fotografadas já não estavam sob a sua direção e Alice Ramos descobriu prazer em registrar também o espontâneo e o imprevisto.

De volta ao Brasil foi aconselhada novamente a viajar, dessa vez ao Panamá. Lá, conheceu um novo amor e partiu rumo a outros e novos lugares, registrando até 2011 suas passagens por Inglaterra, Espanha, Itália, França, Bélgica, Tailândia e também Brasil. Nesse meio tempo, em 2009, Alice Ramos foi selecionada pelo Governo do Estado da Bahia através do edital de apoio à publicação de ensaios fotográficos, o que transformou os registros de suas andanças no livro Alice de Passagem.

Sobre Alice Ramos – Fotógrafa especializada em gente, cores e texturas, Alice Ramos se destacou no meio artístico com trabalhos que questionam valores estéticos e sociais. Seu olhar sensível aliado ao domínio técnico da fotografia em estúdio lhe renderam o Prêmio Nacional de Fotografia da Funarte em 1997, com o projeto Redondamente Enganado, no qual desafiou padrões da moda mostrando a sensualidade dos corpos volumosos de gordinhas nuas. Em 2010, teve projeto aprovado pelo Programa de Intercâmbio e Difusão Cultura (Sefic/MinC) e representou o Brasil na 4ª Bienal Internacional de Fotografia / Grid 2010 na Holanda. Suas fotografias foram selecionadas para o acervo particular de Gilberto Chateaubriand, Coleção Pirelli/MASP, Museu Afro-Brasil e Museu da Fotografia da América Latina e suas exposições viajaram pelo Brasil, Holanda, EUA e França. Alice de Passagem chega para revelar uma nova etapa da vida e da carreira de Alice Ramos repleta de experiências e desafios pessoais e profissionais.

Sobre o workshop – Oferecido pela fotógrafa Alice Ramos, o workshop Fotografando gente - Como você olha e registra as pessoas é voltado para iniciantes e profissionais da fotografia que não sabem como interagir com modelos ou que querem ampliar as suas possibilidades de direção de pessoas. Através de dinâmicas teatrais, o workshop vai apresentar soluções para dominar a timidez e dicas de como estimular posturas expressivas, trabalhando de maneira lúdica o autoconhecimento, o entendimento de limites e a dificuldades de comunicação. Os interessados devem comparecer à Livraria Cultura do Salvador Shopping, a partir da 13h do dia 12 de agosto e trocar um quilo de alimento por uma senha. O workshop acontece no mesmo dia, das 15 às 18h, no espaço Teatro Eva Herz da livraria com vagas para 200 pessoas.
SERVIÇOS:
Evento: Workshop Fotografando gente - Como você olha e registra as pessoas com a fotógrafa Alice Ramos
Local: Teatro Eva Herz, Livraria Cultura - Salvador Shopping
Horário: das 15h às 18h
Entrada: Um quilo de alimento não perecível

Evento: Lançamento do livro Alice de Passagem
(Editora Romanegra, R$ 40) com sessão de autógrafos com Alice Ramos
Local: Livraria Cultura - Salvador Shopping
Horário: das 18 às 22h.

Nenhum comentário: