segunda-feira, 22 de agosto de 2011

SESSÃO VITRINE COMEÇA EM CURITIBA COM PACIFIC

A segunda edição da Sessão Vitrine começa no dia 26 de agosto

PACIFIC, filme dirigido por Marcelo Pedroso, estreia em Curitiba no dia 26 de Agosto. O filme abre a segunda edição da Sessão Vitrine que acontecerá mais uma vez na Cinemateca de Curitiba. O projeto consiste no lançamento coletivo de filmes brasileiros, inéditos no circuito comercial, com exibições simultâneas em diversas cidades. Cada filme é exibido durante uma semana em sessões diárias, com o objetivo de fortalecer um circuito alternativo, investir na formação de novas plateias para a produção nacional e dar visibilidade a uma nova geração de realizadores.

O documentário PACIFIC é todo construído a partir de imagens de passageiros de um cruzeiro que tem como destino uma das mais belas paisagens brasileiras, o arquipélago de Fernando de Noronha. São sete dias de viagem registrados pelas lentes de turistas que filmam tudo, a todo instante. Ao lançar seu olhar sobre o olhar dos personagens, o filme se revela um ensaio sobre a produção de imagens na contemporaneidade e suas implicações políticas, além de lançar luz para uma reflexão sobre a sociedade brasileira, a partir de um grupo social pouco visto e longe dos estereótipos comumente observados em documentários.

O diretor de PACIFIC, Marcelo Pedroso, escolheu o curta-metragem Fantasmas, de André Novais para ser exibido antes de cada sessão de seu filme.

Marcelo Pedroso é graduado em Jornalismo pela UFPE e membro da produtora pernambucana de cinema Símio Filmes. Depois de experiências com curtas-metragens, Pedroso dirigiu, em parceria com Gabriel Mascaro, o longa KFZ-1348 (prêmio do júri na 32a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo). PACIFIC é seu segundo longa-metragem, eleito melhor filme na 9ª Mostra do Filme Livre, no 4º Panorama Coisa de Cinema de Salvador e no 13º CineEsquemaNovo. Dedica-se também a atividades pedagógicas, sendo colaborador de projetos como o Vídeo nas Aldeias.

PACIFIC será exibido em todas as capitais onde a Sessão Vitrine acontecerá: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Recife, Goiânia, São Luiz, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Belém do Pará, João Pessoa, Maceió, Salvador, Belo Horizonte, Fortaleza, Campo Grande e Vitória.

Programação da Sessão Vitrine no Rio de Janeiro:
Dia 26 de agosto
Curta: Fantasmas, de André Novais
Longa: Pacific [Brasil, 2009], de Marcelo Pedroso

Dia 02 de setembro
Curta: A Amiga Americana, de Ivo Lopes e Ricardo Pretti
Longa: A Fuga da Mulher Gorila [Brasil, 2009], de Felipe Bragança e Marina Meliande

Dia 09 de setembro
Curta: Adormecidos, de Clarissa Campolina
Longa: Os Monstros [Brasil, 2011], de Guto Parente, Luiz Pretti, Pedro Diógenes e Ricardo Pretti.

Dia 16 de setembro
Curta: As Sombras, de Marco Dutra e Juliana Rojas
Longa: Desassossego (Filme das maravilhas) [Brasil, 2011], de Karim Ainouz, Felipe Bragança, Marina Meliande, Ivo Lopes Araujo, Carolina Durao, Andrea Capella, Gustavo Bragança, Marco Dutra, Juliana Rojas, Helvecio Marins, Clarissa Campolina, Raphael Mesquita, Leonardo Levis, Caetano Gotardo.

Dia 23 de setembro
Longa: Os Residentes [Brasil, 2010], de Thiago Mata Machado
Obs.: Não será exibido curta-metragem antes do filme “Os Residentes

Dia 30 de setembro
Curta: Material Bruto, de Ricardo Alves Júnior
Longa: Avenida Brasília Formosa [Brasil, 2010], de Gabriel Mascaro

Dia 07 de outubro
Curta: De volta ao Quarto 66, de Gustavo Spolidoro
Longa: Crítico [Brasil, 2008], de Kleber Mendonça Filho.

Nenhum comentário: