segunda-feira, 24 de outubro de 2011

CINEMATECA PROMOVE SEMINÁRIO SOBRE CINEMA E LEIS


CULTURA


Cinemateca promove seminário sobre cinema e leis de incentivo

Um dos mais reconhecidos especialistas em leis de incentivo no Brasil, o advogado Fábio Cesnik, é um dos convidados do seminário “Cinema e suas linguagens – Políticas culturais e leis de incentivo”, que a Fundação Cultural de Curitiba promove, na Cinemateca, de 25 a 27 de outubro. Cesnik é autor dos livros “Guia do Incentivo à Cultura” e coautor do livro “Projetos Culturais: Elaboração, Administração, Aspectos Legais e Busca do Patrocínio”. A palestra de Cesnik será nesta terça-feira (25), às 19h30.

Na quarta-feira (26), às 19h30, o seminário terá a participação da jornalista e documentarista Joana Nin, que falará sobre “Lei federais de incentivo e PLC (Projeto de Lei da Câmara) 116”. Joana Nin é professora de formatação, enquadramento e colocação pública de projetos na pós-graduação em Cinema Documentário da Fundação Getúlio Vargas.

Uma mesa-redonda sobre “O incentivo fiscal estatal e municipal” encerra o seminário na quinta-feira (27). Integram a mesa-redonda a diretora de Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Maria Hladczuk, o coordenador de Incentivo à Cultura da Secretaria de Estado da Cultura, Mauricio Stunitz Cruz, e o coordenador do Fundo Municipal de Apoio à Produção Artística e Cultural de Porto Alegre, Alexandre Magalhães e Silva.

Nos três dias do evento haverá, às 15h45, sessão de filmes em película realizados nos dez primeiros anos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Curitiba, e às 18h, sessão de filmes produzidos pelo Fundo Municipal de Apoio à Produção Artística e Cultural de Porto Alegre. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local, com direito a certificado.

Serviço: Cinema e suas linguagens – Políticas culturais e leis de incentivo
Local: Cinemateca de Curitiba – Rua Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco
Datas: de 25 a 27 de Outubro de 2011 (terça a quinta-feira)
15h45 e 18h – Sessão de filmes

19h30 – palestras e mesa-redonda – dia 25, com Fábio Cesnik; dia 26, com Joana Nin; e dia 27, com Ana Maria Hladzuk, Mauricio Stunitz Cruz e Alexandre Magalhães e Silva, e mediação de Heliomar Jerry Dutra de Freitas (procurador do município/FCC).

Inscrições: gratuitas, mas com vagas limitadas à capacidade da sala (104 pessoas). Podem ser feitas no local, antes do evento. Mais informações: (41) 3321-3253.

PROGRAMAÇÃO:
25/10/2011
15h45 - Sessão filmes realizados nos 10 primeiros anos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Curitiba. Filmes em película. Curadoria Geraldo Pioli e Marcos S. Saboia.
Valdir e Rute (PR, ficção, 1997, 15’) - Direção de Eloi Pires Ferreira.
Sinopse: Casal de catadores de papel que sonha em ter um fogão a gás. Quando surge a oportunidade, surgem os problemas.

O traste (PR, ficção, 2001, 19’) - Direção de Nivaldo Lopes.
Sinopse: Baseada na obra Dalton Fêmea, de Leia Leite. Mulher narra a historia de seu envolvimento de amor e ódio com o marido no dia de sua morte.

Aldeia (PR, ficção, 2001, 11’) - Direção de Geraldo Pioli.
Sinopse: Tentativa bem humorada de um padre jesuíta de ensinar os 10
Mandamentos a uma tribo guarani poligâmica, no inicio da colonização do Brasil.
18h – Sessão de filmes produzidos através da FUMPROARTE (Porto Alegre)

A Peste da Janice (RS, ficção, 2007, 15’) – Direção de Rafael Figueiredo. Elenco Fernanda Maurici, Gabriela Iablonovski, Juliana Borges Rocha, Micaela Rocha, Yarsin Tedesco.
Sinopse: A história de Virginia e Janice. Duas meninas de 8 anos começando um novo ano escolar. Janice, filha da faxineira da escola, é vítima do preconceito de todas as meninas, menos de Virginia, com quem começa a esboçar um relacionamento. Virginia consegue, por exemplo, conciliar a relação com a turma e a amizade secreta com Janice. Mas quando se vê envolvida nas brincadeiras cruéis da turma com Janice, tem de tomar partido: deve deixar claro, afinal, de que lado está.

Messalina (RS, drama, 2004,14’30’’) - Direção de Cristiane Pinto de Oliveira . Elenco:Vanise Carneiro, Marcos Verza, Charlie Severo, Liane Venturella,Selma Soares, Nádia Mendes.
Sinopse: Um telefone público toca insistentemente. Isabel, uma jovem cega, atende. Do outro lado da linha, um desconhecido lhe faz um convite incomum. (conteúdo adulto)

Os olhos do Pianista (RS, animação, 2005, 5’) - Direção de Frederico Pinto.
Sinopse: Em um cinema mudo, pianista cego executa trilhas ao vivo com a ajuda de sua neta.

19h30 – Palestra Políticas Culturais e Leis de Incentivo - com Fábio Cesnik advogado e um dos mais reconhecidos especialistas em Cultura no Brasil. Autor dos livros “Guia do Incentivo à Cultura” e coautor do livro “Projetos Culturais: Elaboração, Administração, Aspectos Legais e Busca de Patrocínio”.

26/10/2011
15h45 - Sessão de filmes da FUMPROARTE (Porto Alegre). Exibição dos filmes A Peste da Janice(RS, ficção, 2007, 15’), Os olhos do Pianista (RS, animação, 2005, 5’). Messalina (RS, drama, 2004,14’30’’),este tem conteúdo adulto.

18h – Sessão filmes realizados nos 10 primeiros anos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Curitiba. Filmes em película.

O poeta, (PR, animação, 2001, 10’) - Direção de Paulo Munhoz.
Sinopse: Misturando técnicas de animação, um poeta é cercado por sua imaginação, lembranças e delírios enquanto escreve uma carta.

O fim do ciúme (PR, ficção, 2001, 32’) - Direção de Luciano Coelho.
Sinopse: Baseado em conto homônimo de Proust. Um arquiteto tem uma relação amorosa com uma pintora e passa por uma violenta crise de ciúmes.

O encontro (PR, ficção, 2002, 12’) - Direção de Marcos Jorge.
Comédia musical, que brinca com a linguagem do cinema e as dificuldades de relacionamento entre homem e mulher.

19h30 – Palestra sobre Leis federais de incentivo e PLC 116 - com Joana Nin , jornalista, documentarista e professora de formatação, enquadramento e colocação pública de projetos na pós-graduação em Cinema Documentário da FGV.

27/10/2011
15h45 - Sessão de filmes da FUMPROARTE (Porto Alegre).
Exibição dos filmes A Peste da Janice(RS, ficção, 2007, 15’), Os olhos do Pianista (RS, animação, 2005, 5’). Messalina(RS, drama, 2004,14’30’’) que tem conteúdo adulto.
18h – Sessão filmes realizados nos 10 primeiros anos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Curitiba. Filmes em película.

Eternamente (PR, ficção, 2003, 15’) – Direção de Beto Carminatti.
Sinopse: Moça pobre e solitária envia carta para um programa de rádio, na tentativa de marcar encontro com o homem ideal.
Vovó vai ao supermercado (PR, ficção, 2004, 19’) – Direção de Valdemir Milani.
Sinopse: Cansada dos abusos que sofrem os idosos, vovó se rebela.
Cachorro não, chichorro (PR, ficção, 2005, 15’) - Direção de Paulo José Friebe.
Sinopse: No dia da morte do caricaturista paranaense Alceu Chichorro, jornalistas rememoram sua vida e sua obra.

19h30 - Mesa redonda O incentivo fiscal estatal e municipal - com mediação de Héliomar Jérry Dutra de Freitas, procurador do município (FCC). Integram a mesa Ana Maria Hladczuk Diretoria de Incentivo à Cultura (FCC), Mauricio Stunitz Cruz Coordenação de Incentivo à Cultura/Secretaria de Estado da Cultura (SEEC/PR) e Alexandre Magalhães e Silva, FUMPROARTE /Porto Alegre.

Nenhum comentário: