sexta-feira, 3 de agosto de 2012

FINE ART AV. PAULISTA NAS ESTAÇÕES DE METRÔ

FOTOGRAFIA FINE ART DA GALERIA PARA ESTAÇÕES DO METRÔ PAULISTA


Mostra de Fotografia Fine Art, Av. Paulista - alma paulistana, será exibida em estações do Metrô de São Paulo, a partir de 4 de agosto. A poesia das 23 imagens clicadas pelo fotógrafo Mauricio Vieira, serão exibidas em três estações dando início na estação Paraíso. A mostra itinerante será aberta na estação Paraíso. Além da exposição, Vieira lança loja virtual e blog sobre Fine Art, também em Agosto.

A apartir de 4 de Agosto, os usuários do Metrô que circularem pela estação Paraíso terão uma atração especial dentro do Programa Ação Cultural do Metrô: exposição de 23 imagens artísticas, em preto e branco, clicadas pelas lentes do fotógrafo Mauricio Vieira (especializado em trabalho autoral e Fotografia Fine Art). Intitulada “Av. Paulista – alma paulistana”, a mostra itinerante será exibida em três estações da Companhia Metropolitano de São Paulo, de 4 de agosto até final de 2012.

Importante destacar que o conceito Fotografia Fine Art tem como premissa a impressão das fotos com edição limitada de cópias, assinadas pelo artista e impressas em processo diferenciado - com tintas e papéis especiais - aceitos por galerias de arte e museus.

A proposta do fotógrafo paulistano em expor no Metrô é a de “mostrar ao transeunte que mesmo na correria do dia a dia sempre há poesia esperando pela nossa percepção”. O público encontrará a “alma paulistana” tanto nas personagens – trompetista na calçada (imagem Sopro pulsante), leitor sentado no banco do parque Trianon (imagem Recolhimento), como também na arquitetura cosmopolita de aranha céus (imagem A ideia), assim como nas construções antigas de São Paulo (imagem Sinais). A Av. Paulista também pode ser vista sob um ângulo que poucos presenciaram - período da construção do Metrô (imagens Linha 2 e Túnel do tempo) e uma cena íntima inusitada (imagem Andarilho, clicado circulando semi nu).

A mostra individual, segundo Vieira, traz ao público um novo olhar: “as pessoas verão uma maneira diferente de olhar para as coisas de São Paulo. Um conjunto de fotografias que, tirando as que evidenciam um momento histórico, como as fotos do canteiro de obras das estações Trianon-Masp e Brigadeiro, são fotos que transcendem o fator tempo”, observa.

Vieira informa que a exposição é fruto do processo criativo que aconteceu em 1989, durante o Núcleo de Linguagem Fotográfica – Oficina Cultural Oswald de Andrade, que teve a coordenação de Iatã Canabrava. O fotógrafo relata que “àquela época a Av. Paulista estava em uma situação atípica, em obras por toda sua extensão por conta das obras do Metrô para a construção das estações Brigadeiro e Trianon-Masp”. Ele acrescenta que no final do núcleo, houve uma exposição coletiva no MASP, na qual ele explorou o tema Av. Paulista – Reflexos, e inclusive algumas dessas imagens compõem a exposição no Metrô.

Mauricio Vieira conta a respeito do processo criativo de algumas imagens da mostra: “Da construção do irreal, pela sobreposição de imagens através de reflexos ao paradoxo do real, seguida pela desconstrução desta realidade. Como na vida, enxergamos apenas uma fração do que deveríamos enxergar até que ela se desfaz.”

Continua em outro post neste blog.


Nenhum comentário: