Orlando Azevedo lança 5º livro da série Coração do Brasil
Expedição Coração do Brasil – Paranaguá, Lagamar revela a cultura caiçara e resgata a história de um dos complexos biológicos mais importantes do Brasil
“Navegar é preciso, rumo à linha do horizonte, rasgando as velas do infinito” – Orlando Azevedo
Após percorrer o estuário Lagamar, região litorânea pouco explorada que vai de Guaraqueçaba, no Paraná, até Iguape, em São Paulo, e registrar a cultura caiçara, o fotógrafo Orlando Azevedo lança, após quatro anos de projeto, no dia 22 de Setembro (sábado), das 10 às 17 horas, na Galeria Voar / Photographica em Curitiba, o 5º livro da série Coração do Brasil, “Expedição Coração do Brasil - Paranaguá, Lagamar”, 10º livro da sua carreira profissional. Açoriano radicado no Paraná há quase meio século, Azevedo buscou, através da fotografia, retornar às suas origens e realizar um trabalho inédito de documentação desta região.
Ao longo de suas 432 páginas, a obra apresenta 650 imagens que vêm ampliar de modo contundente o conhecimento e compreensão do estuário do Lagamar, complexo natural tão importante quanto a Amazônia. “Trata-se de uma edição bilíngue (português/inglês) em acabamento de luxo e capa dura, que permite ao leitor mergulhar no registro e história de um dos complexos biológicos mais importantes do Brasil e do mundo, onde fauna e flora de incomparável riqueza e beleza convivem com a cultura caiçara, seus ritos e mitos, sua gente e sua cultura”, destaca Azevedo.
Acompanhado do filho, o cineasta e designer Rafael Slomp de Azevedo, o fotógrafo viajou embarcado todo o complexo Lagamar, ainda pouco revelado e conhecido. O povo caiçara habita as ilhas desta região e é o documento vivo da forte identidade onde a água é seu país e sua vida. O livro terá distribuição gratuita a todas as representações e associações caiçaras, assim como bibliotecas e escolas.
O fotógrafo convidou importantes nomes para participarem da obra e apresentarem o tema aos leitores. Nas 50 primeiras páginas, o leitor encontra textos do arqueólogo Igor Chimz, do biólogo marinho Paulo Lana, do geólogo Roberto Soares e do antropólogo Antonio Carlos Diegues. A obra é dividida em três partes: Terra (cor), Mito (cor) e Homem (preto e branco), que retratam as paisagens, a cultura e o povo daquela região, respectivamente.
Para realizar o registro, apenas equipamentos digitais: câmeras Canon de alta resolução Mark II, além de suas inseparáveis Leica M e R, todas transportadas em mochilas especiais para expedições. O livro “Expedição Coração do Brasil - Paranaguá, Lagamar” foi totalmente criado e desenhado pelo designer Rafael Slomp de Azevedo e impresso no parque gráfico da Posigraf, atingindo um notável grau de excelência em sua qualidade e acabamento. Com tiragem inicial de 3 mil exemplares, o valor da obra é R$ 100,00.
No lançamento em Curitiba haverá também a abertura da Mostra Ao Lagamar - Sempre a Navegar, que reúne 22 imagens da expedição no tamanho 60x90cm.
Sobre o projeto
O projeto Expedição Coração do Brasil faz parte de uma série de registros que começou há mais de 10 anos, em um trabalho que rendeu três títulos do autor – Homem, Terra e Mito –, desenvolvidos a partir de uma viagem que levou Azevedo a percorrer mais de 70.000 quilômetros em um veículo 4x4, em todo o território nacional.
Posteriormente, deu continuidade ao projeto quando revelou o estado onde vive – o Paraná - percorrendo mais 20.000 quilômetros e publicando o quarto livro desta interminável série. Hoje, as edições de seus livros são raras e muito disputadas.
* Este projeto só foi possível graças à participação e patrocínio da TCP (Terminal de Containers de Paranaguá), Volvo do Brasil, assim como o apoio do BRDE, Itambé e Prefeitura Municipal de Paranaguá.
Serviço: Lançamento “Expedição Coração do Brasil - Paranaguá, Lagamar”
Data: 22/09/2012 (sábado)
Horário: das 10h às 17h
Local: Galeria Voar / Photographica – Curitiba (R: Júlia Wanderley, 161, Mercês)
Mais informações: www.orlandoazevedo.com.br / www.photographica.com.br
Sobre Orlando Azevedo: é fotógrafo, curador e editor. Há mais de uma década realizando expedições de caráter documental, histórico e antropológico, o autor norteia sua obra por temas relacionados aos patrimônios histórico, humano e natural brasileiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário