segunda-feira, 29 de outubro de 2012

ROTA 66 DOS EUA É TEMA DE EXPOSIÇÃO NA FNAC


A famosa Rota 66, representada em diversas músicas e filmes norte-americanos, é tema de exposição fotográfica na Fnac, entre os dias 1º e 30 de Novembro. O fotógrafo Daio Hofmann cruzou a estrada em 2010 e traz para a loja doze imagens que marcaram seu trajeto. A exposição tem entrada gratuita e pode ser visitada no mesmo horário da Fnac.

Hofmann morou nos Estados Unidos e acabou nutrindo o desejo de cruzar o país na lendária Rota 66, que passa por oito estados de Illinois a California. Em 2010, o fotógrafo acompanhou um grupo de mototurismo pela estrada e, apaixonado pelos cenários únicos do percurso, registrou em mais de 10 mil fotos sua experiência. Para a Fnac, selecionou as 12 imagens mais marcantes. A Rota 66 é um lugar especial, comenta Hofmann.
A rota é conhecida nos EUA como a Estrada-Mãe, por ser uma das primeiras a fazer um percurso grande através de estados. Construída nos anos 1920, foi fundamental na década seguinte para evitar o colapso econômico na região. Apesar de não fazer mais parte do sistema rodoviário oficial do país, a Rota 66 se imortalizou na cultura popular e ainda é usada por viajantes, principalmente motoqueiros. Foi imortalizada em canções como Road 66, interpretada por artistas como Chuck Berry e os Rolling Stones, e em séries de TV com o mesmo nome. O filme Easy Rider Sem Destino também foi fundamental para este imaginário da rota entre motociclistas, comenta Hofmann. Passar pela 66 se tornou uma espécie de batismo para os apaixonados por motos.

O fotógrafo traz grande parte de imagens coloridas, já que “o aspecto visual das regiões por onde a estrada passa são únicos, explica. “São diversos terrenos de tons avermelhados, arroxeados, que criam um cenário sem igual. O Rancho dos Cadillacs, por exemplo, é todo pichado em diversas cores, e é importante trazer essa ideia, essas emoções da Rota.

Apaixonado pela imagem, Hofmann já foi produtor de televisão e desenvolveu outros projetos fotográficos, como o registro da arquitetura de Nova York e as curvas e retas que desenham o deserto do Mojave, onde se localiza LasVegas. O projeto da Rota 66 é um dos mais recentes do fotógrafo. É um trabalho importante para mim, já que trabalhei com algo tão icônico da cultura norte-americana, que se tornou uma lenda.
Serviço: EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA DE DAIO HOFMANN NA FNAC
De 1 a 30 de Novembro
Horários: Segunda a Sexta das 11h às 23h, Sábado das 10h às 22 h, Domingos e Feriados das 14h as 20h
Endereço: Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 - Curitiba.
Entrada franca. Aceda a www.fnac.com.br

Nenhum comentário: