sábado, 3 de novembro de 2012

NENI GLOCK APRESENTA DOCUMENTÁRIOS PORTUGUESES



Alguns DOCUMENTÁRIOS PORTUGUESES DE NENI GLOCK

São cinco documentários em vídeo que serão apresentados nesta edição, com duração aproximada de 54 minutos cada um deles, focam histórias e personagens diversos que de alguma forma, seja pelo estilo de vida, filosofias, crenças, maneiras de pensar e agir, suscitam o interesse geral. Apresentações têm entrada gratuita e acontecem de 6 a 10 de novembro, às 20 horas, na Cinemateca do Museu Guido Viaro, Curitiba.


Hippies, rastas, motoqueiros, crentes e colecionadores de bonecas são personagens que contarão as histórias sugeridas. Um retrato atual de uma pequena parcela da sociedade portuguesa, mesmo que algumas, por opção, vivam à margem dela.

Dia 06 – Da Vida das Bonecas – Homens e mulheres colecionadores de bonecas. Documentário curioso, com personagens únicos e surpreendentes, cada qual em sua própria “viagem”. Pessoas adultas, alguns com profissões bem definidas que, entretanto, se mantém fiéis a magia da infância.

Jornada Internacional de Cinema da Bahia – 2008 – Festival CineSul – Rio de Janeiro – 2008 – Festival Cineport – João Pessoa – 2009 – Mostra Panorama – Lisboa – 2009

Dia 07 – Rastas – Como vive uma família muito especial, os One Love Family. Dos 7 aos 46 anos, formam uma animada banda de Reggae. Todos tocam, todos cantam. Vivem em contacto direto com a natureza, nas montanhas perto de Coimbra, relativamente afastados da sociedade de consumo que eles denominam, por idealismo, de “Babilônia”.

Menção honrosa na Jornada Internacional de Cinema da Bahia – 2004 – Dias do documentário – Cinema King – Lisboa – 2004 – Panorama – Mostra de documentários – Lisboa – 2005 – Encontros Lusófonos – Países de língua portuguesa – 2005 – Festival del Cine Africano – Tarifa/Espanha – 2007 – Cabo Verde (em praça pública) – 2008

Dia 08 – A Fé de Cada Um – A imagem de N.Sra.de Fátima, a padroeira de Portugal, é o estopim de uma polêmica gerada por um padre católico, contestador e crítico do Culto à Fátima e a seu Santuário, ao qual denomina de “campo de concentração da dor”. Entretanto, milhares de fiéis atravessam o país a pé para agradecer seus milagres. Solitariamente, por vias paralelas às estradas, caminha o “Pagador de Promessas”. Por uma quantia previamente combinada, ele paga as promessas de quem já não as pode pagar.

Prêmio Especial do Júri - Jornada Internacional de Cinema da Bahia – 2005 / Panorama – Lisboa – 2005

Dia 09 – Padre Motard – O padre Zé Fernando veste-se com a indumentária própria dos adeptos dos motoclubes de Portugal, frequenta concentrações e tem o espírito livre e aventureiro dos motociclistas. A luta contra o câncer transformou as suas perspectivas e levou-o a abraçar sua vocação junto desta comunidade. Um homem digno e um padre fiel. Uma referência de vida e um verdadeiro Pop Star no meio motard.

Prêmio Favorito do Público – CineSul 2011 - Produzido para a TV portuguesa – RTP2 – 2010


Dia 10 – Hamburg – Alentejo – O incidente atómico em Chernobil, na Ucrânia em 1983, além das vítimas mortais, mudou a vida a diversas pessoas também em países vizinhos, como a Alemanha. Muitos abandonaram suas terras em busca de novos ares. No sul de Portugal, no Alentejo, formou-se uma pequena comunidade de alemães hippies que ali se estabeleceram e criaram seus filhos.

Produzido para a televisão portuguesa, RTP 2 – 2012

Sobre o autor
Neni Glock é fotógrafo e documentarista nascido em Curitiba, viveu em Lisboa por 21 anos e está agora de regresso. Em Portugal atuou como fotógrafo Free Lancer para diversas publicações editoriais e realizou programas para a televisão. Produziu documentários para a televisão portuguesa RTP2 , tendo também participado de alguns Festivais do genero em Portugal, Espanha e Brasil, onde recebeu premiações.

Vale lembrar que os documentários serão exibidos sempre às 20 horas, do dia 6 até dia 10, na Cinemateca do Museu Guido Viaro, na Rua XV de Novembro, 1498 - com Entrada Franca.

Nenhum comentário: