segunda-feira, 18 de novembro de 2013

CINEMA ITALIANO E BOA MÚSICA NO SHOPPING CRYSTAL

Shopping apresenta Semana Venezia de Cinema e Crystal Sessions
O Espaço Itaú de Cinema traz para o Shopping Crystal o melhor do cinema italiano. Entre os dias 18 e 23 de novembro, a IX Semana Venezia apresenta uma seleção de filmes italianos exibidos na 70ª Mostra Internacional de Arte Cinematográfica de Veneza em 2013.

Das seis obras escolhidas, cinco representam um panorama da produção cinematográfica contemporânea italiana: Sacro Gra, L’Intrepido, Via Castellana Bandiera, Piccola Pátria, Bertolucci on Bertolucci. Pela primeira vez no Brasil, será possível assistir ao filme vencedor do Leão de Ouro – Sacro Gra. Desde 1998 que um filme italiano não conquistava o desejado prêmio. O sexto título é uma obra-prima de Francesco Rosi, Le mani sulla Città, vencedor do Leão de Ouro de 1963, restaurado em formato digital pela Cineteca Nazionaledi Roma. A obra teve sua pré-estreia mundial na tradicional noite de abertura da 70ª Mostra. As exibições da IX Semana Venezia Cinema no Brasil - realizada pela Embaixada da Itália no Brasil, Instituto TIM e Mostra Internazionale d’Arte Cinematografica di Venezia, com apoio do Consulado Geral da Itália em Curitiba – acontecem sempre a partir das 19h30. A entrada é gratuita.

E para quem gosta de boa música, o Crystal Sessions desta semana traz apresentações do Duo Loah e do Acústico Bruno e Sandra. Formado por Priscila Graciano e Bruno Karam, o Duo promete encantar o público com seus arranjos e um repertório que vai de Michael Jackson à Jota Quest. A partir das 18h, na Praça de Alimentação. E no sábado, Bruno Sguissardi e Sandra Piola, que fazem parte da Anacrônica - uma das principais bandas independentes do Brasil – tocam no lounge do Piso L2, a partir das 17h. Apenas com voz e violão, a dupla apresenta canções nacionais e internacionais escolhidas a dedo.

IX Semana Venezia Cinema no Brasil 
18/11 - Segunda-feira
Sacro Gra - Itália, França, 2013, DCP, 93’
Depois da Índia dos barqueiros, do deserto americano dos drop out e do México dos assassinos do narcotráfico, Gianfranco Rosi decidiu mostrar um ângulo de seu país, andando e se perdendo por mais de dois anos com uma minivan no Grande Raccordo Anulare – GRA (anel rodoviário de Roma) para descobrir os mundos invisíveis e os futuros possíveis que este lugar mágico esconde para além do muro de seu estrépito contínuo. Desse pano de fundo emergem personagens de outra forma invisíveis e aparições fugazes como, entre os outros, um nobre piemontês e sua filha diplomanda, inquilinos de uma quitinete num moderno condomínio às margens do GRA; um botânico armado de sondas sonoras e poções químicas que procura um remédio para libertar as palmeiras de seu oásis de larvas que as devoram. Distante dos lugares canônicos de Roma, o GRA se transforma em colecionador de histórias à margem de um universo em expansão.

19/11 - Terça-feira
Via Castellana Bandiera - Itália-Suíça-França, 2013, DCP, 90’
É domingo à tarde. O vento Siroco sopra sem piedade sobre Palermo quando Rosa e Clara se perdem nas ruas da cidade e acabam numa espécie de viela: Via Castellana Bandiera. Nesse momento, outro carro guiado por Samira, dentro do qual se espreme a família Calafiore, chega em sentido contrário e entra na mesma rua. Nem Rosa, nem Samira, mulher antiga e teimosa, pretendem ceder passagem à outra, enquanto a família Calafiore volta para o edifício ilegal em que mora e prepara, com a cumplicidade da gente do bairro, uma aposta sobe qual das duas mulheres aguentará mais tempo. Chega o entardecer e depois a noite penetra na rua e nas casas do bairro, mas as duas mulheres, resistindo à fome, ao sono e à sede, parecem obedecer a uma obstinação que não tem nada de racional, e continuam não dando passagem...

20/11 - Quarta-feira
L’Intrepido - Itália, 2013, DCP, 104’
Imaginemos que exista um novo trabalho e que se chame “substituição”. Imaginemos que um homem sem trabalho faça todos os dias este trabalho. Que trabalhe realmente muito e que seja muito feliz a seu modo. Seu trabalho é tomar, só por algumas horas, o lugar de quem se ausenta, por razões mais ou menos sérias, de sua ocupação oficial. Nosso herói contenta-se com pouco, mas o dinheiro não é tudo na vida: é preciso manter-se em forma, não se deixar levar num momento, como se diz, de crise profunda. Imaginemos então que exista um rapaz de vinte anos, seu filho, que toca saxofone como um deus e, portanto, tem sorte de ser artista. E imaginemos Lucia, inquieta e prudente, que esconde um segredo por trás de sua vontade de ir em frente na vida. Conseguirão chegar ao próximo episódio sãos e salvos?

21/11 - Quinta-feira
Piccola Patria - Itália, 2013, DCP, 110’
Duas moças, um verão quente e sufocante, a vontade de ir embora de uma pequena cidade do interior. Luisa é cheia de vida, desinibida, transgressiva; Renata é triste, nervosa, desejosa de amor. As vidas das duas jovens contam a história de um sequestro, de um amor traído, de uma violência sofrida: Luisa usa Bilal, seu namorado albanês, Renata usa o corpo de Luisa para mover os fios de sua vingança. Ambas querem deixar a pequena comunidade onde cresceram, entre festas populares e reuniões separatistas, famílias desfeitas e novas gerações de migrantes na mira de quem se sente sempre ameaçado. Luisa, Renata e Bilal arriscarão se perder, perder uma parte preciosa de si, perder quem amam, perder a vida.

22/11 - Sexta-feira
Bertolucci on Bertolucci – Itália, 2013, DCP, 105’
O cinema contado em primeira pessoa por Bernardo Bertolucci. Por meio de uma montagem que articula suas declarações e pensamentos em um fluxo de paixões, introspecção psicológica, curiosidades e visões, penetramos na identidade de um autêntico e extraordinário metteur en scéne. Depois de dois anos de trabalho os autores assinam o filme Bertolucci on Bertolucci, escavando com paciência e paixão em mais de trezentas horas de material de arquivos de todo o mundo.

23/11 - Sábado
Le Mani Sulla Città – Itália, 1963, DCP, 100’
No centro de Nápoles, às vésperas das eleições administrativas, um edifício desaba e algumas pessoas morrem sob os escombros. Estoura um escândalo e começa uma investigação criminal envolvendo um conhecido empresário, Edoardo Nottola, candidato de um partido de direita. Apesar do empenho de alguns membros da oposição, a investigação não consegue provar nada, mas a imagem de Nottola é comprometida. Por motivos de oportunidade política, o partido se livra dele, mas Nottola encontrará o modo de não perder o cobiçadocargo.

Serviço:  Shopping Crystal
Rua Comendador Araújo, 731 – Batel
Telefone: 41 3883-3000
www.facebook.com/shoppingcrystal
Instagram: @shoppingcrystal

Espaço Itaú de Cinema
Telefone: 41 3224-3251.


Nenhum comentário: