sexta-feira, 1 de novembro de 2013

FELLINI GANHA FESTIVAL COM MULTIPLAS ATRAÇÕES

Bastidores do filme Oito e Meio. 
Fotografia: Secchiaroli

Universo de Fellini ganha festival repleto de atrações
 A Corrente Cultural 2013 reserva uma ótima oportunidade para quem quiser conhecer ou relembrar o trabalho de um dos diretores mais emblemáticos da história do cinema, Federico Fellini. Do dia 2 de Novembro ao dia 17, diferentes espaços da cidade recebem o Festival Fellini que além da exibição de filmes terá exposições de cartazes, de fotografias e ilustrações, além de debates e show musical em homenagem ao compositor Nino Rota, autor das trilhas sonoras dos filmes do cineasta.

Segundo o curador do evento, Antonio Cava, o festival foi organizado para celebrar os 50 anos do filme Oito e Meio e lembrar os 20 anos do falecimento do diretor italiano. “Além dos filmes, teremos 50 fotografias originais do arquivo de Tazio Secchiaroli com os bastidores do filme Oito e Meio e uma exposição com desenhos de alguns personagens criados por Fellini e ilustrações eróticas em monóculos”, conta Antonio Cava.

Programação – A abertura do Festival Fellini acontece no dia 2 de Novembro, no Palácio Garibaldi, com uma mostra fotográfica das agências de Jornalismo "ADN Kronos" e "Agenzia Giornalistica Itália", exposição de livros sobre o cineasta, entre eles o famoso “Libbro dei Sogni”. Na continuação será feita uma projeção de um curta de 30 minutos sobre Federico Fellini e bate-papo com convidados e público sobre a filmografia do cineasta. O primeiro dia se encerra com o recital acústico da Banda Wandula com arranjos inéditos em homenagem às trilhas sonoras dos filmes de Federico Fellini do compositor Nino Rota.

De 3 a 8 de Novembro, a Cinemateca de Curitiba recebe exposição com 23 cartazes dos filmes de Fellini e faz a exibição de um filme por dia. Sempre às 18 h. Na programação estão Amarcord, Os Boas Vidas, A Estrada da Vida, E la Nave Vá, A Doce Vida, Oito Meio. Em ocasião do aniversário de 50 anos do filme Oito e Meio, no dia 8 de Novembro, após a projeção do filme haverá um bate-papo com o público, às 20h30, com 100 lugares disponíveis. A entrada é franca e a retirada de ingressos deve acontecer uma hora antes no local.

Mais fotos e ilustrações – No Museu Guido Viaro, de 3 a 17 de Novembro das 14 às 18 horas os visitantes poderão acompanhar uma exposição com 70 desenhos de Federico Fellini. Sendo 40 desenhos dos personagens dos filmes e 30 desenhos eróticos para serem vistos em monóculos. O espaço também faz a exibição de documentários sobre o diretor italiano, sempre às 18 horas, e com entrada franca.

Em paralelo à programação do Museu Guido Viaro, O Memorial de Curitiba recebe a exposição fotográfica Otto e Mezzo, que mostra registros em preto e branco do arquivo de Tazio Secchiaroli feitos nos bastidores do filme.

Nenhum comentário: