segunda-feira, 14 de julho de 2014

1º FESTIVAL LUZ DE CINEMA LATINO-AMERICANO


A Escola de Comunicação e Artes da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em parceria com a Associação de Vídeo e Cinema do Paraná, faz em Curitiba o 1º Festival Luz de Cinema Latino-Americano. O evento, que acontecerá de 20 a 24 de outubro, tem apoio da FTD Digital Arena (local do evento, no campus da PUCPR) e da Red Inav, rede ibero-americana de narrativas audiovisuais.

Procurado pela Avecpr para realizar um evento em parceria, o curso de Jornalismo da PUCPR, tem tradição na produção de audiovisual. “Unimos aquilo que fazemos bem à possibilidade de realizarmos um grande evento com mostras paralelas, competição e inclusão de materiais produzidos para o formato full dome”, diz o coordenador do curso de Jornalismo da PUCPR, Julius Nunes.

O festival terá quatro mostras de filmes em curtas-metragem, duas delas competitivas: Mostra Livre – aberta a filmes de realizadores, atuantes no mercado ou não, cuja produção tenha sido realizada fora do âmbito acadêmico, em qualquer país da América Latina; Mostra Universitária – aberta para filmes feitos por alunos de cursos universitários, de qualquer país da América Latina.

As mostras não competitivas serão: Mostra AVEC – aberta apenas a realizadores paranaenses, convidados pela entidade do audiovisual no estado; II VideMusi – também com artistas convidados e composta por audiovisuais que unem música e tecnologia, para exibição no formato full dome. 

O Festival terá eventos paralelos como exposições, oficinas, palestras e debates, que prometem adicionar positivamente à área audiovisual do Paraná. “Temos uma grande produção e precisamos criar meios de mostrar o que é produzido aqui, de divulgar os nossos talentos, formar público e novos produtores”, afirma Nunes.

Tecnologia - A FTD Digital Arena é o primeiro espaço digital com tecnologia 4D Full Dome da América Latina. O local ocupa uma área de980 metros quadrados, possui uma cúpula de 14 metros de diâmetro e sete metros de altura. A tela em formato semiesférico possibilita a projeção em 180 e 360 graus, permitindo que o espectador tenha uma visão completa do filme.

Alguns filmes estão sendo totalmente pensados para o espaço, usando a cúpula do local, como é o caso do II VideMusi. Outros serão convertidos para que possam ser assistidos no formato tradicional, wide screen. A mostra livre, por exemplo, será em wide screen. A mostra universitária, por sua vez, está programada para o hall do fulldome.

Nenhum comentário: