sexta-feira, 1 de agosto de 2014

CLIQUE O FUTURO CONCURSO DE FOTOGRAFIA DOS POSTOS ALE

Tradicional concurso de fotografia
dos postos ALE é renovado neste ano

Quatro novas categorias foram escolhidas para nortear o trabalho dos fotógrafos; câmeras profissionais, recursos tecnológicos para fotógrafos, celulares, IPad e até uma impressora 3D estão entre os prêmios para os ganhadores

Neste ano, a ALE lança a quinta edição do Concurso de Fotografia com o objetivo de ir além da revelação do talento fotográfico dos participantes e buscar inspiração para melhorar o mundo que nos cerca. Serão bem-vindas fotografias que apresentem um olhar crítico sobre o mundo e que retratem o presente de forma que as atitudes positivas inspirem o futuro. O tradicional concurso para fotógrafos amadores, que é um dos projetos culturais de maior sucesso da companhia —quarta maior distribuidora de combustíveis do país—, será realizado, de 28 de julho a 17 de Setembro, com o tema “Clique o Futuro”. As inscrições podem ser feitas no hotsite do concurso (www.cliqueofuturo.com.br) e o resultado será divulgado a partir do dia 30 de Outubro.

Para a quinta edição, novas categorias foram selecionadas para que os participantes inscrevam suas fotografias, todas relacionadas ao mote do concurso: “Mobilidade” (fotos que retratem maneiras inteligentes e criativas de ir do ponto A até o ponto B, sejam em grandes centros ou em pequenos lugares), “Espaços Urbanos” (que vai receber imagens de lugares que têm se renovado para proporcionar uma vida coletiva melhor e que isso inspire o futuro), “Arte e Cultura” (categoria em que as pessoas podem cadastrar fotos relacionadas à mistura de arte, cultura e modernidade), “Solidariedade” (que pretende inspirar atitudes solidárias por meio de fotografias que mostrem o bem sendo feito ao próximo) e “Instagram” (uma das categorias de maior sucesso das edições anteriores, permite que os participantes inscrevam fotos criativas compartilhadas por meio do aplicativo).

Para a gerente de Marketing e Comunicação da ALE, Rejayne Nardy, a renovação do concurso está relacionada ao próprio espírito da companhia, que está sempre em busca de inovar no mercado. “Neste ano, é necessário que o participante não tenha apenas um bom senso fotográfico, mas um olhar crítico para entender as necessidades do mundo a nossa volta. Nossa expectativa é de que esta edição do concurso revele cenas de um mundo que é guiado pela gentileza e alegria das pessoas para que possamos, juntos, construir um futuro melhor”, explica.

Edição anterior recebeu cerca de 22 mil fotos
A edição do ano passado foi um sucesso: o concurso teve 13.348 participantes e 21,8 mil fotos inscritas: 34% e 45% a mais, respectivamente, do que o registrado em 2012 (10 mil usuários cadastrados e 15 mil fotos). A expectativa para este ano é de receber cerca de 25 mil fotografias e 15 mil participantes, gerando aproximadamente 100 mil visitas e 350 mil visualizações de páginas.
  
Inscrições
Para se inscrever, o participante deve se conectar ao site do concurso por meio de sua conta no Facebook e registrar alguns dados (CPF, telefone e endereço eletrônico). Cada um pode cadastrar, no máximo, 12 fotos de sua autoria, todas em formato Jpeg e com até 1MB. Na categoria “Instagram”, para validar a participação no concurso, além de estar cadastrado no hotsite, é necessário ter o perfil de Instagram configurado como “público”. Podem participar do concurso fotógrafos amadores com idade a partir de 18 anos. O regulamento completo está disponível no hotsite do concurso.
“Nós sempre optamos pelo cadastro vinculado ao Facebook, pois, por meio da rede social, os participantes podem compartilhar suas imagens com os amigos, além de publicar comentários em qualquer foto e também no seu mural. Esse recurso é uma excelente maneira de disseminar a informação entre as pessoas”, declara Rejayne Nardy. 


Prêmios e comissão julgadora
Para eleger as melhores fotografias entre as enviadas pelos participantes, foi formada uma comissão julgadora de especialistas na área. Entre os jurados, estão o fotógrafo e videomaker Túlio Vidal, especialista em fotografia still e de retratos em estúdio. Túlio já fotografou grandes nomes do mundo da moda, como a top model Izabel Goulart, e produz um trabalho artístico marcado pelas cenas urbanas da cidade de São Paulo. O também fotógrafo profissional Marcos Muniz fará parte da comissão julgadora do concurso da ALE. As imagens produzidas por ele são pautadas por temas sociais, religiosos, de resistência urbana e de extremos culturais no Brasil e pelo mundo. Outra especialista na área e que vai compor a banca será a jornalista Bruna Queiroga. Pesquisadora de fotografia contemporânea, Bruna também realiza trabalhos fotográficos e videodocumentários independentes, além de ter realizado, recentemente, a curadoria da exposição “La Patria Puede Contar Conmigo”, da fotógrafa Daniella Origuela no Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul.


A comissão julgadora será responsável por selecionar um vencedor em cada categoria, além de escolher uma fotografia que será considerada o primeiro lugar geral. Para a imagem vencedora da categoria “Mobilidade”, o prêmio será um Air Drone Parrot (drone com câmera embutida) + um iPad Mini 16GB. Na categoria “Espaços Urbanos”, o vencedor ganhará o acessório GigaPan Epic 100, que permite aos fotógrafos automatizar imagens panorâmicas. Já o vencedor na categoria “Arte e Cultura” levará para casa uma câmera Lytro First Generation de 16GB. Na categoria “Solidariedade”, o prêmio para o vencedor será uma câmera Canon EOS Rebel T3 e o ganhador no “Instagram” receberá um celular Nokia Lumia 1020.   Para o contemplado com o primeiro lugar geral, um tablet Microsoft Surface e uma impressora 3D serão os prêmios especiais.



Nenhum comentário: