sexta-feira, 26 de setembro de 2014

CURTA 8 NA CAIXA CULTURAL CURITIBA




      
Único festival exclusivamente dedicado ao formato Super 8 na América Latina comemora sua décima edição em 2014

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, de 2 a 5 de Outubro, a décima edição do festival de cinema “Curta 8”. A programação conta com mais de 60 filmes, de sete países, realizados no clássico Super 8. Os títulos, a maior parte recentes e finalizados em película ou suporte digital, serão exibidos em 6 mostras, com entrada franca.
O destaque fica por conta dos filmes em tomada única, feitos com apenas um cartucho, filmados na ordem narrativa do roteiro e que não passaram por edição. Tanto público quanto realizadores verão estes filmes pela primeira vez na tela grande. A maioria dos filmes em tomada única é fruto de oficinas gratuitas organizadas pelo Curta 8 que antecedem o festival, realizadas em Curitiba e Florianópolis.
Pelo segundo ano consecutivo, o Curta 8 apresenta a mostra “Quebrando Fronteiras”, também de tomadas únicas, em parceria com o Festival Internacional de Curtas de São Paulo.
Também estão previstas uma mostra especial de filmes espanhóis, produzidos no Festival de La Coruña. O curador do evento estrangeiro, Ángel Rueda, virá participar do Curta 8, com um programa composto por filmes de artistas experimentais espanhóis que inclui curtas-metragens, cine-performances e duas estreias internacionais. Ele também será membro do júri da competição de Tomada Única.

O público também poderá participar do Curta 8 que, no domingo (dia 5), exibirá a sessão “Dia do Filme Caseiro” (ou Home Movie Day), com uma seleção de filmes pessoais, em Super 8 e Single 8. São trabalhos autorais e registros familiares trazidos pelos próprios espectadores para avaliação técnica, a partir do primeiro dia do festival.

 Sobre o Curta 8:
Criado em 2005, o festival se consolidou como evento mundial do gênero. Em 2008, com o patrocínio da CAIXA, conseguiu parcerias fora do país e, assim, consolidou-se como uma das maiores iniciativas do gênero já realizadas no Brasil, sendo hoje referência internacional e único do gênero na América Latina.  
É coordenado por Leandro Bossy, responsável pela curadoria das mostras competitivas e oficinas, esta última ao lado de Pedro Merege. O evento conta ainda com a curadoria de Lila Foster e Fábio Allon, responsáveis pelas mostras paralelas. A produção é da Perfil Comunicação e Cultura e a produção executiva da Processo Multiartes.
  
ServiçoCinema: 10º Curta 8 - Festival Internacional de Cinema Super 8 de Curitiba
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro, Curitiba – PR
Data: de 2 a 5 de outubro de 2014
Abertura: dia 2, às 20h
Horários das sessões: consulte a programação no site www.curta8.com.br
Ingressos: Entrada franca. Os ingressos devem ser retirados na bilheteria do teatro, no dia do evento, uma hora antes das sessões
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado das 12h às 20h e domingo das 16h às 19h)
Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes)

Nenhum comentário: