quinta-feira, 20 de novembro de 2014

VII FESTIVAL DE CINEMA DA LAPA

Uma das principais celebrações do cinema brasileiro será realizada na próxima semana, na histórica cidade da Lapa (PR)


Na próxima semana, entre os dias 25 e 29 de Novembro, será realizado o VII Festival de Cinema da Lapa, na histórica cidade paranaense localizada na região metropolitana de Curitiba. Promovido pelo Instituto Histórico e Cultural da Lapa com realização do Ministério da Cultura, o evento é uma das principais celebrações do cinema brasileiro e reúne anualmente grandes referências do cenário audiovisual do país.

Apresentando diversas mostras especiais, que envolvem, por exemplo, curtas, documentários, filmes infantis e obras desenvolvidas por meio do celular, o Festival de Cinema da Lapa vai exibir gratuitamente mais de 50 filmes. Na programação do festival estão, entre outras, as mostras “Catapultas e Carrapatos" e "Banda dos Bichos Supermaluquinhos", séries de animação de Almir Correia; a exibição de documentários produzidos pelas  Oficinas do Projeto Cinema na Lapa; a mostra “Casos e Causos”, com filmes produzidos RPCTV (afiliada da Rede Globo no Paraná); a mostra “AVEC – Diretoras”, com filmes realizados por diretoras integrantes da Associação de Vídeo e Cinema do Paraná; a mostra Hors Concours, com diversos curtas-metragens paranaenses premiados ; a mostra "O Quadro", com filmes da produtora “O Quadro”; e mostras com filmes dos cursos de Cinema do Centro Europeu e da FAP/UNESPAR.

O grande destaque do evento ficará por conta da “Mostra Competitiva”, uma das mais acirradas do país, que vai premiar os grandes nomes do cinema nacional. Concorrem aos prêmios da “Mostra Competitiva” os filmes “Isolados”, de Tomas Portella; “A Estrada 47”, de Vicente Ferraz; “O Menino no Espelho”, de Guilherme Fiúza Zenha; e “Não Pare na Pista – A Melhor História de Paulo Coelho”, de Daniel Augusto. Os atores Bruno Gagliasso (Isolados), Daniel de Oliveira (A Estrada 47) e Mateus Solano (O menino no Espelho) estão na disputa pelo troféu de “Melhor Ator”. Já na categoria “Melhor Atriz”, entre as indicadas está a atriz Regiane Alves, que concorre como protagonista de dois filmes (Isolados e O Menino no Espelho).

Além das exibições audiovisuais, o Festival de Cinema da Lapa vai oferecer uma oficina especial com o crítico paulista e jornalista Celso Sabadin, que vai abordar em duas etapas o tema “A Formação da Cultura Caipira e o sucesso de Mazzaropi”; e apresentações musicais com artistas da região, que serão realizadas ao ar livre antes das sessões dos filmes. Na programação oficial de shows que serão realizados durante o evento estão nomes de destaque da música paranaense, entre eles Leo Fressato, compositor e interprete da canção “Oração”.

As exibições oficiais dos filmes do XII Festival de Cinema da Lapa, entre eles os filmes da “Mostra Competitiva”, serão realizadas gratuitamente no histórico Teatro São João (Praça General Carneiro, Nº 1890), um dos mais antigos e importantes endereços da cultura brasileira. O evento conta com patrocínio da Copel e do Caminhos do Paraná; parceria do Governo do Paraná, Prefeitura Municipal da Lapa e Itaipu Binacional; produção da Faculdade de Artes do Paraná (Unespar), Santa Bárbara Produções e Instituto Borges da Silveira; e apoio da Fecomércio - PR, Spa Lapinha, Hotéis Slaviero, Restaurante Expedito, Hotel Tropeiro da Lapa, Morais & Borges Produtora de Eventos, Panificadora Zeni, Geraldo do Valle Decorações e Deck 576.  A programação completa está disponível no site www.ihclapa.com.br.



Confira a programação completa do VII Festival de Cinema da Lapa:


25/11 (terça)

- 18h30 (Pousada Tropeira): Abertura da exposição "Lapa de Outrora". Fotos de Guilherme Glück com curadoria de Waltrauld Sekula.

 - 20h (Theatro São João): Cerimônia da Abertura do festival. Estreias de documentários produzidos pelas  Oficinas do Projeto Cinema na Lapa, realizado em parceria pelo Instituto Histórico e Cultural da Lapa e a FAP/UNESPAR. Exibição do videoclipe "Playing for Lapa - Corajosa Natureza", de Alex Caderari, e do curta "A Todos Que Fazem Nossa História", de Leandro Cordeiro. Estreia nacional do “Entre fotografias e tinteiros...", de Ederson Prestes Santos Lima e Maurício Baggio. Show com o músico Leo Fressato, compositor e interprete do maior sucesso recente da história musical do Paraná: a canção “Oração”, interpretada pela Banda Mais Bonita da Cidade.  

 

26/11 (quarta)


- 14h (Theatro São João): Mostra "Catapultas e Carrapatos" e "Banda dos Bichos Supermaluquinhos", séries de animação de Almir Correia.

- 16h (Theatro São João): Mostra “Casos e Causos”, com filmes produzidos pela RPCTV (afiliada da Rede Globo no Paraná) para a série “Casos e Causos”, exibida na Revista RPC.

- 18h (Palco da Praça General Carneiro): Show com a dupla Jared e Pilo.

- 20h (Theatro São João): Entrega do Diploma de Mérito para o cineasta Almir Correia pelo destaque nacional e internacional em cinema de animação. Mostra “Hors Concours”, com curtas-metragens paranaenses premiados. Mostra competitiva, com a exibição do filme "A Estrada 37”, de Vicente Ferraz, que conta com a atuação de Daniel de Oliveira, Francisco Gaspar, Júlio Andrade e Thogun.

27/11 (quinta) 


 - 14h (Theatro São João): Mostra "O Quadro" – Sessão 1, com filmes da produtora “O Quadro”, que tem se destacado pela qualidade de sua produção diversificada, com ênfase no cinema infanto-juvenil.

15h (Theatro São João): Oficina “A Formação da Cultura Caipira e o sucesso de Mazzaropi”, ministrada pelo crítico Celso Sabadin.

17h (Theatro São João): Mostra "Memória Cinefap", com Filmes premiados produzidos por alunos do Curso de Cinema e Vídeo da FAP/UNESPAR.

18h30 (Palco da Praça General Carneiro): Show Renatinho Metralhas Beatles Again - Clássicos 60 e 70.  

- 20h (Theatro São João): Mostra “Hors Concours”, com curtas paranaenses premiados. Mostra competitiva, com a exibição do filme “Não Pare na Pista – A Melhor História de Paulo Coelho”, de Daniel Augusto, interpretado por Júlio Andrade, Fabíula Nascimento e Ravel Andrade.

28/11 (sexta)

 

- 14h (Theatro São João): Mostra "O Quadro" – Sessão 2, com filmes da produtora “O Quadro”, que tem se destacado pela qualidade de sua produção diversificada, com ênfase no cinema infanto-juvenil.


 - 15h (Theatro São João): Oficina “A Formação da Cultura Caipira e o sucesso de Mazzaropi”, ministrada pelo crítico Celso Sabadin.

 - 17h (Theatro São João): Estreia no Paraná do documentário “Mazzaropi”, de Celso Sabadin, obra sobre a vida de Amácio Mazzaropi.

- 18h30 (Palco da Praça General Carneiro): Show com a banda Dazantinga (Pop Rock Internacional).

- 20h (Theatro São João): Mostra “Hors Concours”, com curtas paranaenses premiados. Mostra competitiva, com a exibição do filme “Isolados”, de Tomas Portella, interpretado por Bruno Gagliasso, Regiane Alves e José Wilker.  

29/11 (sábado)


14h (Theatro São João): Mostra “AVEC  - Diretoras”, com filmes realizados por diretoras integrantes da Associação de Vídeo e Cinema do Paraná.

 - 16h (Theatro São João): Mostra de Documentários do Curso de Cinema Centro Europeu.

 - 17h (Theatro São João): Exibição do Concurso de Curtas de Celular.

 - 18h (Theatro São João): Entrega do Diploma de Mérito para a produtora “O Quadro” pela qualidade do trabalho desenvolvido na área da produção infanto-juvenil. Mostra Hors Concours, com curtos paranaenses. Mostra competitiva, com a exibição do filme “O menino no espelho”, de Guilherme Fiúza Zenha, interpretado por Mateus Solano, Regiane Alves e Lino Facioli.

- 20h30 (Theatro São João): Cerimônia de premiação da Mostra Competitiva. Show com a banda Matarrales.

Nenhum comentário: