sexta-feira, 28 de novembro de 2014

X SEMANA VENEZIA CINEMA NO BRASIL EM CURITIBA

X SEMANA VENEZIA CINEMA NO BRASIL

Apresentação dos filmes italianos exibidos na 71ª Mostra Internacional de Arte
Cinematográfica de Veneza em 2014

Foi aberta terça-feira, 25 de Novembro, no Cine Brasília, a X edição da Semana Venezia Cinema no Brasil. Embaixada da Itália em Brasília, Bienal de Veneza e TIM renovam mais uma vez a colaboração para trazer ao Brasil uma seleção dos filmes italianos que protagonizaram a 71ª edição do renomado Festival Internacional de Cinema de Veneza.

O início do circuito cinematográfico partirá da cidade de Brasília e seguirá por outras quatro cidades do país, Belo Horizonte, Curitiba, Rio de Janeiro tendo seu encerramento em São Paulo, no dia 15 de Dezembro.

O evento oferece uma coleção dos melhores filmes italianos exibidos na Mostra de Veneza e este ano temos o privilégio de projetar, na sessão dos clássicos, uma obra-prima do diretor Ettore Scola, “Um dia muito especial”, restaurado em formato digital pela Cineteca Nazionale di Roma, destaca o Embaixador da Itália no Brasil Raffaele Trombetta.

O Brasil foi o primeiro país escolhido para a realização da mostra “Venezia Cinema Italiano”, exportando uma seleção dos filmes italianos inéditos exibidos no Festival de Veneza para o exterior. Esta foi uma estratégia adotada em 2005 para a internacionalização e abertura da Bienal, a qual com mais de um século de existência promove também as importantes bienais de Arte e Arquitetura da cidade.

O Festival de Veneza é o mais antigo festival de cinematografia do mundo, mantendo até hoje a primazia pelo lançamento de grandes obras e tendências. Um dos objetivos da Semana Venezia Cinema no Brasil é conquistar o público brasileiro para o novo cinema italiano. Quatro das cinco obras escolhidas para este ano representam um panorama da produção cinematográfica contemporânea: "O jovem fabuloso” de Mario Martone, “Itália em um dia” de Gabriele Salvatores, “A sopa do diabo” de Davide Ferrario e “Eu estou com a noiva” de Agugliaro, Del Grande e Al Nassiry. O quinto título é o clássico “Um dia muito especial” de Ettore Scola. Com entrada franca.

Ao todo serão cinco filmes, selecionados da lista de participantes da 71ª Mostra Internacional de Arte Cinematográfica de Veneza. O destaque fica para o “melhor filme restaurado” Um Dia Muito Especial, de Ettore Scola, um clássico italiano de 1977 com Sophia Loren, Marcello Mastroianni e John Vernon.
Programação:
Brasília: 25 de Novembro – Cine Brasília - 19h | 26 a 29 de Novembro – Cine Espaço Itaú Casa Park - Sala 1 - 19h
Belo Horizonte: 29 de Novembro a 3 de Dezembro – Cine Belas Artes - Sala 3 - 19h
*** Curitiba:  De 3 a 7 de Dezembro – Espaço Itaú Cultural no Crystal Shopping Plaza - Sala 1 - 19 horas.
Rio de Janeiro: 7 a 11 de Dezembro - Espaço Itaú - Sala 4 - 19h
São Paulo: 11 a 15 de Dezembro - Cine Livraria Cultura - Sala 1 - 19h
Para maiores informações: Departamento de Comunicação e Cultura da Embaixada da Itália em Brasília  stampa.brasilia@esteri.it  

Nenhum comentário: