sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

CULTURA PRESERVADA EM ROMARIA E TRADIÇÃO


A pesquisadora e cineasta Lia Marchi que há anos desenvolve seu trabalho no registro das tradições populares acaba de finalizar seu novo documentário: Romaria e Tradição que será lançado no dia 13 de dezembro, sábado, às 15 horas, na Cinemateca de Curitiba ((Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174). O projeto acompanhou a construção da Romaria de São Gonçalo realizada pela família Moraes, coordenada pelo romeiro José Moraes, no Sul do Brasil, na pequena localidade rural de Góes Artigas, interior do Estado do Paraná. O filme conduz o espectador pelos encontros e conversas dos familiares, que em meio ao fazer presente, relembram o passado e refletem sobre o futuro de sua tradição que já existe há mais de um século. A família Moraes virá especialmente para o lançamento.


A cineasta explica que essa festa tem dois momentos principais. De noite, acontece a Romaria para São Gonçalo, na qual o romeiro e seu ajudante empunham o violão e/ou a viola e auxiliados por seis cantadeiras, conduzem os pares que passarão a noite dançando. Na madrugada São João também é homenageado com uma procissão que segue até o rio para lavar a imagem do santo. “Nosso documentário mostra uma série de elementos desta festa popular como a pintura do mastro, a limpeza do terreiro, o carnear o porco, o tirar a lenha e a preparação do jantar - a tradicional quirera de porco, dão um sabor especial a esta Romaria que atravessará a noite. Os devotos têm o costume de se lavar no rio e olhar a própria imagem na água. Diz a crença que quem não enxergar seu reflexo, não verá a próxima Romaria”, conta a pesquisadora.

Festas, romarias, música, dança e muitas outras manifestações culturais tem sido o objeto de estudo e pesquisa da cineasta Lia Marchi que, ao longo de mais de 17 anos de pesquisa, documenta e divulga os saberes e expressões populares do Brasil. O documentário Romaria e tradição, projeto da Lei Municipal incentivado pelo Banco do Brasil, é mais um fruto desse caminho. Lia Marchi entende que para conhecer o Brasil e compreender o viver e o sentir do seu povo é fundamental voltar o olhar para as tradições culturais e musicais de sua gente. “Ao buscar uma proximidade com tais tradições, acordamos para um entendimento dos hábitos, dos costumes, dos modos de falar e de fazer, do conhecimento da terra, dos saberes e ofícios de outros tempos, das expressões cotidianas, e nos damos conta desse todo transformado em trabalho, festa e fé – em vida e representação desta vida”, finaliza.

Serviço: Romaria e Tradição, documentário realizado e dirigido pela cineasta e pesquisadora Lia Marchi. Lançamento no dia 13 de dezembro, sábado, às 15 horas na Cinemateca de Curitiba (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174), Entrada franca. 
Duração: 22 min. Classificação etária: livre. 
Mais informações site: www.olariacultural.com.br ou pelo e-mail 

Nenhum comentário: