terça-feira, 27 de janeiro de 2015

PRODUÇÕES LOCAIS SÃO EXIBIDAS NA CAIXA CULTURAL CURITIBA


Mostra CAIXA de Cinema reúne ficções e documentários paranaenses em sessões que combinam um curta e um longa-metragem

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, de 30 de Janeiro a 1º de Fevereiro, a Mostra CAIXA de Cinema, com três curtas-metragens de ficção e quatro documentários em longa-metragem realizados por cineastas paranaenses. Todos os filmes, produzidos entre 2011 e 2015, foram incentivados pela CAIXA por intermédio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Curitiba. Cada sessão exibe um curta e um documentário.

Dentre os curtas, estão Amor Fati, de Marcelo Munhoz; Sabor, de Gil Baroni, e Preto Pálido, de Diego Florentino. Os longas-metragens são Procurando Cris McClayton e Clube dos Solitários, ambos de Guto Pasko; Iê: Capoeira em Curitiba, de Geslline Giovana Braga, Liliana Porto, Miguel Novicki, Otavio Zucon; e Quem Quer ser um Documentário, de Beto Carminatti.

Confira as sinopses dos filmes: 
Amor Fati (2011. 18 min. Cor. 35mm)
Direção: Marcelo Munhoz
Amor Fati é uma expressão latina cuja tradução livre seria "amor ao destino". O filme mostra o momento de ruptura de Tomas, que recebe os amigos para um jantar. Mas o que ele realmente quer é um último encontro, uma despedida.

Cris McClayton.

Procurando Cris McClayton (2014. 71 min. Cor. Vídeo FullHD)
Direção: Guto Pasko
Nos anos 70, vários cantores brasileiros fizeram sucesso usando pseudônimos estrangeiros, como é caso de Fábio Júnior (conhecido como Mark Davis e Uncle Jack), José Pereira da Silva (Christian), Ralf (Don Elliot) e Ivanilton de Souza Lima (Michael Sullivan), além dos conjuntos Pholhas e Light Reflections. Faz parte deste time o cantor curitibano Pedro Luís Schoemberger, ou Cris McClayton, tema deste documentário, que faz um resgate de sua trajetória por meio de depoimentos e imagens.


Sabor (2013, 20 min, cor e PB)
Direção: Gil Baroni
É tempo de grandes transformações na vida de uma pequena família de agricultores. A morte do último porco é o presságio de uma nova era. O fim da inocência de uma criança e o futuro incerto anunciam mudanças radicais nas tradições rurais e nos hábitos alimentares. 

Clube dos Solitários (2014. 71 minutos. Cor. Digital FullHD)
Direção: Guto Pasko
Um programa de rádio em Curitiba, comandado por Rosaldo Pereira, resistiu por quatro décadas no ar, à moda antiga, e ajudou milhares de corações solitários a encontrar sua cara-metade por meio de cartas e do Clube dos Solitários, baile onde librianas carentes, leões abandonados e geminianos à procura de sua alma gêmea se encontram.

Iê: capoeira em Curitiba (2014, 60 min. Cor)
Direção: Geslline Giovana Braga, Liliana Porto, Miguel Novicki, Otavio Zucon
Documentário etnográfico observacional que revela a diversidade da capoeira na capital paranaense ao retratar essa arte/jogo/luta não somente em momentos públicos de apresentação, mas também as dinâmicas de transmissão do saber. Foram registradas atividades de cerca de dez grupos de capoeira, seus mestres, professores e alunos em ocasiões como batizados, rodas de rua e aulas em variadas instituições de ensino.

Preto Pálido (2015. 24 minutos. Cor. HD)
Direção: Diego Florentino
Livremente inspirado em um conto de Mario Peixoto, o filme conta a história de Antônio, que retorna ao Brasil para o velório de sua noiva, onde se depara com segredos não enterrados e conhece Anita, irmã de sua amada morta. O filme foi gravado em Curitiba, Lapa, Ponta Grossa e Campo do Tenente.

Quem quer ser um Documentário (2014, 90 min. Cor)
Direção: Beto Carminatti
Diferentes pessoas justificam, em frente à câmera, por que suas histórias de vida são únicas e merecem ser tema de um documentário.


Confira a programação:

30/jan
16h     Sabor/ Iê: Capoeira em Curitiba
18h     Preto Pálido / Clube dos Solitários
20h     Amor Fati / Procurando Cris MacClayton
           
31/jan
16h     Amor Fati / Quem Quer Ser um Documentário
18h     Preto Pálido / Procurando Cris MacClayton
20h     Sabor/Clube dos Solitários
           
01/fev
18h     Preto Pálido / Iê: Capoeira em Curitiba
20h     Sabor/ Quem Quer Ser um Documentário


ServiçoCinema: Mostra CAIXA de Cinema
Local: CAIXA Cultural Curitiba - Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Data: 30 de Janeiro a 1º de Fevereiro (sexta-feira a domingo)
Horário: sexta-feira e sábado, às 16, 18h e 20h e domingo às 16h e 20h
Ingressos: Entrada franca. A distribuição dos ingressos será feita meia hora antes de cada sessão.
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado, das 12h às 20h, e domingo, das 16h às 19h)
Classificação etária: Livre para todos os públicos
Lotação: 125 lugares (2 para cadeirantes).

Nenhum comentário: