quinta-feira, 9 de abril de 2015

CRUZANDO CAMINHOS EM SANTIAGO DE COMPOSTELA



Em 2010, o fotógrafo Fritz Jr percorreu os 800 quilômetros que ligam San Jean Pied-des-Ports, no sul da França, até Santiago de Compostela, na Espanha. O trajeto, feito a pé, levou 36 dias e deu origem a uma série de fotografias reunidas pelo autor. Pela primeira vez o trabalho, chamado “Cruzando Caminhos”, será apresentado ao público, em dois formatos: livro e exposição. 
O lançamento ocorre no dia 9 de Abril, às 19 horas, no Espaço de Arte (Rua Alberto Folloni, 1534), em Curitiba. A entrada é gratuita. De caráter documental e artístico, o trabalho “Cruzando Caminhos” apresenta imagens pautadas em encontros comuns.

O livro de 84 páginas contém o material completo, com enxertos de textos relativos ao tema, acompanhados de intervenções do autor, como cortes, furos e colagens. Já a exposição representa um recorte do trabalho, com 17 das principais imagens captadas. O Caminho de Santiago exposto no trabalho se mostra como uma representação metafórica da maneira como a vida pode ser considerada, baseada na compreensão de que os caminhos trilhados são compostos pelas atitudes diariamente utilizadas. “A peregrinação apresentada nas fotos transcende qualquer referência religiosa e passa a caracterizar unicamente o ser transeunte, que interage com condições que ali existem e que proporcionam em troca uma vivência de resultados inesperados”, explica Fritz.

O interesse do autor pela fotografia de rua, na busca por experimentar o novo, constituiu a mola propulsora deste projeto, que procura documentar marcas resultantes de encontros aleatórios em sua aparência, mas que em sua essência estão sujeitos à ação de causa e efeito. Encontros proporcionados, sobretudo, pelo simples ato de se mover, em seus mais amplos sentidos.

Serviço: Lançamento do livro e da exposição fotográfica “Cruzando Caminhos”, de Fritz Jr. Abertura da exposição e lançamento do livro: 9 de Abril, às 19h. 
Período expositivo: até 30 de abril. Local: Espaço de Arte (Rua Alberto Folloni, 1534), em Curitiba/PR. A entrada é gratuita. Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 10h às 21h30. Valor do livro: R$ 20 no dia do lançamento (R$ 30 nos demais dias).
 A renda será revertida ao projeto Meditação na Escola. Informações: (41) 3352-5901.

Nenhum comentário: