segunda-feira, 15 de junho de 2015

MUSEU DE ARTE DO RIO RECEBE IX ENCONTRO SOBRE INCLUSÃO VISUAL



Museu de Arte do Rio recebe IX Encontro sobre Inclusão Visual
Evento é parte do calendário oficial do FotoRio 2015

O Museu de Arte do Rio - MAR vai receber no dia 16 de junho o IX Encontro sobre Inclusão Visual do Rio de Janeiro. O evento faz parte do calendário oficial do FotoRio 2015, que este ano tem como tema principal os 450 anos da cidade.
O encontro é pioneiro no gênero e considerado referência no segmento tanto no Brasil como no exterior. Com objetivo de reunir e proporcionar troca de experiências entre diversos projetos que utilizam a fotografia como instrumento de inclusão social em comunidades populares, o encontro tem a participação de coordenadores, alunos e monitores de diferentes regiões do país, quando apresentam seus trabalhos, suas formas de organização e suas vivências particulares.
No dia 16 de junho, a fotógrafa espanhola Cristina de Middel irá ministrar a palestra “A possibilidade de sonhar - documentando a ficção”. Ela vai apresentar seu premiado projeto “Afronauts”, contando pela perspectiva da sua relação com a África.
A fotógrafa também vai apresentar pela primeira vez no Brasil o andamento do seu projeto “Sharkification”, que ela está fotografando no Rio, sobre a pacificação nas favelas.  Nesse novo projeto, a Cristina transporta a favela para o fundo do mar, onde os moradores são peixes pequenos e os policiais da UPP são os predadores.
O IX Encontro sobre Inclusão Visual vai acontecer na Escola do Olhar do MAR, de 16 a 18 de Junho, das 10h às 16h.

Sobre o FotoRio 2015 
Com o objetivo de valorizar e estimular cada vez mais as artes visuais, o FotoRio – Encontro Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro, chega a sua oitava edição em 2015, com um amplo calendário entre os meses de junho e julho em diferentes pontos da cidade. 
“Neste ano de 2015 o FotoRio celebra os 450 anos de fundação do Rio de Janeiro fazendo da cidade e de seus habitantes seus temas exclusivos. Nesta edição queremos que a cidade se mostre através dos diferentes olhares e ângulos captados por seus fotógrafos. Queremos estimular não só a exposição e discussão de trabalhos da fotografia brasileira e internacional, como  promover e afirmar o FotoRio como um dos principais eventos na agenda cultural do país”, diz Milton Guran, Coordenador Geral.
O evento reforça o objetivo de valorizar a fotografia como bem cultural, dando visibilidade aos grandes acervos e coleções públicas e privadas e à produção fotográfica contemporânea brasileira e estrangeira, através de exposições, projeções e intervenções urbanas, cursos, seminários, oficinas, mesas-redondas, palestras e conferências.

Programação FotoRio 2015 
MAR - Museu de Arte do Rio – Escola do Olhar
Endereço: Praça Mauá, 5 - centro.
Tel.: (21) 3031-2741

- IX Encontro sobre Inclusão Visual do Rio de Janeiro
Datas: 16, 17 e 18 de junho das 10h às 16h
A fotografia como meio de inclusão social em comunidades populares
Cursos e Laboratórios
Abertura – Ana Maria Mauad
Participação da fotógrafa espanhola Cristina de Middel, especializada em realidade fantástica.

16/06: Palestras:
- Ana Maria Mauad - A fotografia e seus públicos: da fruição estética ao olhar engajado.
- Cristina de Middel - A possibilidade de sonhar - documentando a ficção

17/06: Apresentação dos projetos de Inclusão Visual. Os projetos confirmados são: fotoativa de Belém, fotolibras de Pernambuco, Acervo da Laje da Bahia e os seguintes do Rio: Imagens do Povo, Mão na Lata, Jovens Protagonistas, CineCap Uerj e  Núcleo de Educação Instituto Moreira Salles.
18/06: Laboratório com os grupos que se apresentaram "Desconstrução do olhar - Educar através da Imagem" com mediação de Janaina Melo - Gerente de Educação do MAR
- debate sobre inserção dos novos fotógrafos no Mercado de Trabalho, com mediação de Denise Ricardo - Coordenadora de fotografia do SENAC RIO.
- Visita guiada à exposição do Foto Libras no MAR com os fotógrafos surdos que fizeram as fotos da exposição

O Encontro sobre Inclusão Visual vem promovendo, desde 2004, a divulgação e o intercâmbio de ações dos projetos que trabalham com a fotografia e o vídeo como instrumento de alfabetização visual e inclusão social.
Com as apresentações e os debates realizados, este evento já se tornou uma tradição do FotoRio e tem contribuído para dar visibilidade às estratégias e realizações desses grupos que fazem da prática fotográfica um caminho para o exercício da cidadania.

Sobre Cristina de Middel
Cristina de Middel nasceu em 1975, em Alicante, Espanha. A fotógrafa e artista vive e trabalha atualmente em Londres. Foi fotojornalista por mais de 10 anos, quando resolveu experimentar novas formas de contar história e fazer arte.
Em 2013, Cristina de Middel recebeu o “Infinity Award”, do Centro Internacional da Fotografia. Um dos maiores prêmios fotográficos do mundo. 
Um de seus projetos mais famosos, o documentário fictício 'The Afronauts', fala sobre o programa espacial da Zâmbia da década de 60 - foi indicado ao prêmio de fotografia 2013 Deutsche Borse.
"The Afronauts" é a representação visual de como a iniciativa heróica de 1964, em iniciar um programa espacial na Zâmbia se transformou em um episódio exótico da história Africana.

Sobre o Museu de Arte do Rio
O MAR está instalado na Praça Mauá, em dois prédios de perfis heterogêneos e interligados: o Palacete Dom João VI, tombado e eclético, e o edifício vizinho, de estilo modernista – originalmente um terminal rodoviário. O antigo palacete abriga as salas de exposição do museu. O prédio vizinho é o espaço da Escola do Olhar, que é um ambiente para produção e provocação de experiências, coletivas e pessoais, com foco principal na formação de educadores da rede pública de ensino.
Como recomenda a UNESCO, o MAR tem atividades que envolvem coleta, registro, pesquisa, preservação e devolução à comunidade de bens culturais – sob a forma de exposições, catálogos, programas em multimeios e educacionais. Com sua própria coleção – já em processo de formação por meio de aquisições e doações correspondentes à sua agenda – o MAR conta também com empréstimos de obras de algumas das melhores coleções públicas e privadas do Brasil para a execução de seu programa.
O MAR, inaugurado em março de 2013, funciona como um espaço proativo de apoio à educação e trabalha em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e outras secretarias de Educação. A Escola do Olhar desenvolve um programa acadêmico, construído em colaboração com universidades, para discutir arte, cultura da imagem, educação e práticas curatoriais.

Nenhum comentário: