sábado, 26 de setembro de 2015

"AQUI DESTE LUGAR" TERÁ SESSÃO GRATUITA NA CAIXA CULTURAL



‘Aqui deste lugar’, de Sérgio Machado e Fernando Coimbra, terá sessão  gratuita na CAIXA Cultural de Curitiba dia 29

PRODUZIDO PELA GULLANE, DOCUMENTÁRIO ACOMPANHA AS MUDANÇAS RECENTES DO PAÍS ATRAVÉS DA TRAJETÓRIA DE TRÊS FAMÍLIAS
Com estreia em outubro nos cinemas, o filme “Aqui deste lugar”, de Sérgio Machado e Fernando Coimbra, ganha sessão dia 29 de setembro, às 20h, no teatro da Caixa Cultural Curitiba. A entrada é franca limitada à lotação, com retirada de senhas a partir das 19h.

Foram dois anos de viagens pelo Brasil, quase mil entrevistados, todos beneficiários do Programa Bolsa Família. Os diretores e roteiristas Sérgio Machado (“Cidade Baixa”) e Fernando Coimbra (“O Lobo Atrás da Porta”) nos guiam pela história do Brasil recente, tendo como protagonistas brasileiros que pouco frequentam o nosso cinema. Os Barcelos de Rio Grande, no Rio Grande do Sul; os Coresma, de Tauá, no Ceará; e os Souza Leal, de São Paulo, capital, são mostrados de forma crua, com o mínimo de intervenções por parte da equipe de filmagem:
- Apenas chegávamos para filmar de manhã. Em algum momento as pessoas esquecem das câmeras – conta Sérgio.

Para os diretores do longa, a realização de um intenso trabalho de pesquisa e análise de dados serviu como ponto de partida para que fosse possível compreender a realidade das famílias retratadas. A ideia era desenhar um painel o mais preciso possível sobre como vivem os milhões de brasileiros que recebem o Bolsa Família.
O objetivo do documentário é levar o espectador para dentro das casas, transformá-lo num cúmplice, para que ele partilhe dos dilemas e conquistas de cada família em diferentes regiões do país.
As histórias narradas em “Aqui deste lugar” são simples e partem do cotidiano: no Ceará uma menina, ajudada por sua mãe, sonha em cantar numa banda de forró; no Rio Grande do Sul, uma adolescente enfrenta a oposição do pai para namorar; na periferia de São Paulo, uma doméstica batalha diariamente para manter a família. Não são histórias excepcionais ou edificantes, são relatos que representam de alguma forma os avanços e as dificuldades das camadas mais pobres da população brasileira.
Fotos e materiais de divulgação estão disponíveis no endereço eletrônico: http://www.agenciafebre.com.br/aqui-deste-lugar

Sinopse
O documentário mostra o cotidiano de três famílias brasileiras que participam do Programa Bolsa Família. A partir delas, buscou-se entender as mudanças que ocorreram no país nos últimos anos.
Diretores
Sérgio Machado iniciou sua carreira no cinema como assistente de direção de Walter Salles nos filmes “Central do Brasil”, “O Primeiro Dia” e “Abril Despedaçado”, sendo que nesse último dividiu também a autoria do roteiro. Em 2001, estreou na direção com o documentário “Onde a Terra Acaba”, um retrato do lendário cineasta Mário Peixoto. O filme foi eleito melhor documentário no Festival do Rio, São Paulo, Havana, Biarritz, entre outros. Em 2005, estreou na direção de longa-metragem de ficção com “Cidade Baixa”, recebendo inúmeros prêmios, entre eles o de Melhor Filme no Festival do Rio e o Prêmio da Juventude no Festival de Cannes. Em 2008, com Karim Aïnouz, realizou o roteiro e a direção da série de TV Alice, uma produção da Gullane para a HBO e primeira série do canal a ser realizada em São Paulo. Em 2010, lançou seu terceiro longa-metragem, “Quincas Berro D’água”, baseado na obra de Jorge Amado e dirigiu junto com Karim Ainoüz dois episódios especiais da série "Alice" para a HBO. Atualmente finaliza o longa-metragem de ficção “Tudo que Aprendemos Juntos”, produção da Gullane protagonizada pelo ator Lázaro Ramos, que será lançado em 2015.
Diretor e roteirista, Fernando Coimbra trabalhou por nove anos no Teatro Oficina como ator, dramaturgo e diretor de vídeo. Paralelamente, escreveu e dirigiu curtas-metragens com os quais participou e foi premiado em importantes festivais de cinema como Brasília, Clermont-Ferrand, Guadalajara, Bilbao e Festival do Rio. Lançou no primeiro semestre de 2014 o premiadíssimo "O Lobo Atrás da Porta". O filme trilhou uma ótima trajetória em festivais de cinema, tendo sido contemplado com o Prêmio Horizontes Latinos no Festival Internacional de Cinema de San Sebastián, como Melhor Longa de Ficção no Festival do Rio e como Melhor Filme no Festival de Cinema de Miami.

Serviço: " Aqui deste lugar"
Local: CAIXA Cultural Curitiba
Dia: 29 de setembro - terça-feira às 20 horas
Rua Conselheiro Laurindo, 280 - Centro – Curitiba - PR
Classificação Indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos
Duração: 85 minutos
Entrada franca limitada à lotação do teatro - Retirada de ingressos a partir das 19h
http://aquidestelugarofilme.com.br/#page

Nenhum comentário: