sexta-feira, 6 de novembro de 2015

PREMIADOS NO FESTIVAL ENTRETODOS NO ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA EM SÃO PAULO

 * obras destacam condição da mulher no Brasil e em países árabes
 * sessões gratuitas acontecem em 7/11, sábado, às 11h00, no Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca (SP), e em 11/11, quarta-feira, às 19h00, no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes
* iniciativa é da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo

 Sete filmes premiados na oitava edição do Entretodos – Festival de Curtas de Direitos Humanos são atração da próxima edição do projeto Cine Direitos Humanos, realizado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo. São produções brasileiras, da Alemanha e do Irã que colocam em foco a condição feminina, discutindo virgindade, aborto e violência contra a mulher. Também estão presentes nas temáticas dos títulos contemplados aspectos ligados à vida de jovens das periferias e uma adaptação de Kafta situada à época da ditadura civil-militar brasileira.


O vencedor do prêmio de melhor filme brasileiro foi “A Boneca e o Silêncio” (fotografia) , de Carol Rodrigues, que acumulou também o prêmio do público. O iraniano “More Than Two Hours”, de Ali Asgari, foi eleito melhor filme internacional, enquanto que o prêmio de direção foi outorgado a Rafael Aidar, por “Submarino”. Já o Prêmio Cidade Educadora ficou com “Paixão Nacional”, de Jandir Santin, e Prêmio Educação em Direitos Humanos foi conquistado pelo alemão “Safe Space”, de Zora Rux. Duas menções honrosas foram para “Colônia Penal”, de Marco Escrivão, e “Arianas”, de Hylnara Anny Vidal.

Com entrada franca, as sessões acontecem no dia 7/11, sábado, às 11h00, no Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca (Rua Frei Caneca 569, Consolação, São Paulo, tel 11-3472.2368), e na quarta-feira, 11/11, às 19h00, no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes (Rua Inácio Monteiro 6.900, Cidade Tiradentes, São Paulo, tel 11-2555.2840).

Com o tema "Cidade Educadora", a oitava edição do Entretodos – Festival de Curtas de Direitos Humanos teve curadoria de Manuela Sobral e Jorge Grinspum. O júri de premiação foi formado pelos cineastas os cineastas Francisco Cesar Filho, Jurandir Müller, Matias Mariani, Renato Barbieri e Tata Amaral, por Cláudia Mogadouro (ECA-USP), João Whitaker (FAU-USP), Letícia Santinon (Centro Cultural São Paulo) e Mariana Coelho (SPCine).  Organizado pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, o evento é uma realização da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo e pela Secretaria Municipal de Cultura, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação. Seu objetivo é difundir filmes que provoquem reflexões e debates sobre os direitos humanos.

Sobre os filmes
Estrelado por Morgana Naughty, Giovanni Gallo, Naruna Costa e Eduardo Silva, “A Boneca e o Silêncio” (Brasil, 2014, 19 min) focaliza uma garota de 14 anos diante da difícil decisão de interromper uma gravidez indesejada. Os recursos expressivos e o ponto de vista que o filme assume conduzem o espectador a ser o único que verdadeiramente compartilha das angústias da protagonista. Segundo a diretora Carol Rodrigues, no Brasil “são feitos centenas de milhares de abortos todos os anos e é uma das maiores causas de morte entre as mulheres. As principais vítimas, são as mulheres pobres e negras, que também são as mais vulneráveis ao indiciamento criminal. A produção nacional de filmes que traz essas histórias é ínfima e, vale dizer, que quando encontramos filmes que trazem a história de meninas ou mulheres que passam por esse processo, em geral, são personagens brancas e de classe média. É fundamental que rompamos com o silêncio generalizado que ajuda a perpetuar essa situação." Selecionado para o FestaFilm – Festival de Cinema Lusófono e Francófono de Montpellier, o curta foi vencedor do prêmio do público no FESTIn – Festival Itinerante de Cinema da Língua Portuguesa.

Em “Submarino” (Brasil, 2015, 20 min), um homem idoso vive isolado, dois anos após a morte de seu companheiro. Na solidão do luto ele se aventura pelo mundo virtual, submergindo em uma grande fantasia entre os espaços públicos e privados da internet. No elenco do curta, que foi selecionado para o Festival de Palm Springs (EUA), estão Fernando Aidar, Maristela Chelala, Francisco Gaspar e Daniel Infantini.

Exibido no Festival de Cannes, o iraniano “More Than Two Hours” (“Bishtar Az Do Saat”, 2013, 15 min), de Ali Asgari, se passa numa madrugada, quando um jovem casal percorre a cidade à procura de um hospital para tratar da moça, mas isso torna-se mais complicado do que pensavam No Irã, Melhor curta metragem estrangeira:

Na produção paranaense “Paixão Nacional” (Brasil, 2015, 15 min), de Jandir Santin, um adolescente morador da periferia de Curitiba conhece uma turista alemã durante a Copa do Mundo FIFA de 2014 e irão experimentar todas as suas diferenças. No entanto, essa relação será determinada por algo maior que as suas vontades e paixões. Estrelado por Clarissa Nieber e Maicon Douglas, a obra foi eleita como melhor filme da competição de curtas-metragens do Latino Film Festival, na Austrália.

Premiado no Festival de Logan (Utah, EUA) como melhor filme estudantil, “Safe Space” (“Geschützter Raum”, Alemanha, 2014, 13 min), de Zora Rux, focaliza um casal de namorados que lutam pelos direitos dos refugiados em Berlim. Quando uma investida inocente se transforma em ataque sexual, o grupo tem de repensar seus objetivos e a história do casal ganha uma dimensão pública indesejada. O curta foi ainda exibido no Montreal World Film Festival (Canadá) e recebeu premiações no Mosaic Experience Michigan (EUA), Regensburg Short Film Week (Alemanha), Luksuz Film Festival (Eslovênia) e nos eventos alemães FiSH Festival Rostock, Wendland Shorts e Shorts at Moonlight.

Baseado em Franz Kafka, “Colônia Penal” (Brasil, 2015, 10 min), de Marco Escrivão, é uma versão para cinema do espetáculo homônimo da Cia Carne Agonizante. O curta, que teve exibição no Festival One Shot da Armênia, utiliza uma estrutura de gestos, ações e movimentos para gerar um jogo de tensões com o público e tratar do período da ditadura civil-militar brasileira (1964-1985). Estão em cena o insólito e o absurdo, seja numa detalhada descrição de métodos de tortura dos regimes antidemocráticos, seja na cruel e irônica omissão de um observador estrangeiro, ou ainda na estranha relação entre o poder oficial e o condenado.

“Arianas” (Brasil, 2014, 15 min) focaliza um crime cometido contra duas duas jovens mulheres. Estrelado por Viviane Rocha e pela diretora do filme Hylnara Anny Vidal, trata-se de uma realização dos jovens alunos do Ateliê Imagem e Narrativa, resultado do trabalho dos alunos da terceira turma do Curso da Escola Pública de Audiovisual (EAV), do Ceará. O curta ganhou exibição no Festival Audiovisual Porque Te Quiero Te Apoyo (Bogotá, Colômbia) e no Festival For Rainbow (Fortaleza).


Serviço: Cine Direitos Humanos
exibição dos premiados no Entretodos - Festival de Curtas de Direitos Humanos 
“A Boneca e o Silêncio” - Carol Rodrigues (2014, 19 min) 

“Submarino” - Rafael Aidar (2015, 20 min)

“More Than Two Hours” - Ali Asgari (Irã, 2013, 15 min)

“Paixão Nacional” - Jandir Santin (2015, 15 min)

“Safe Space” - Zora Rux (Alemanha, 2014, 13 min)

“Colônia Penal” - Marco Escrivão (2015, 10 min)

“Arianas” - Hylnara Anny Vidal (2014, 15 min)
classificação indicativa:  12 anos
Data:  7 de novembro de 2015, sábado, às 11h
Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca (Rua Frei Caneca 569, Consolação, São Paulo, tel 11-3472.2368).  

11 de novembro de 2015, quarta-feira, às 19h
Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes (Rua Inácio Monteiro 6.900, Cidade Tiradentes, São Paulo, tel 11-2555.2840)
Entrada Franca.



Nenhum comentário: