quarta-feira, 27 de abril de 2016

FOTÓGRAFA VILMA SLOMP PARTICIPA DE TARDE DE AUTÓGRAFOS NA DIRETRIZ ARTE CONTEMPORÂNEA


O evento acontecerá na Diretriz Arte Contemporânea, no shopping Pátio Batel. Quatro livros de autoria de Vilma estarão à venda na galeria.


 A galeria Diretriz Arte Contemporânea e a artista Vilma Slomp convidam o público para uma tarde de autógrafos dos livros Dor, Ilusão, Vísceras em Vice Versa e Curitiba Central (1979-2013). No próximo sábado (30), das 14h às 19h, interessados poderão adquirir exemplares dos quatro títulos e conversar com Vilma, que é fotógrafa e autora das obras. A Diretriz receberá os convidados com um coquetel especial, além das obras da 1ª Expo Foto Diretriz, em cartaz na galeria.

"Os quatro livros foram lançados em exposições individuais anteriores. Para mim, é uma alegria trazê-los também para a mostra coletiva 1ª Expo Foto Diretriz, da qual participo com imenso prazer", conta Vilma, que é uma das artistas que compõem essa exposição da Diretriz, ao lado dos fotógrafos Christiane Hoffrichter, Kristiane Foltran, Lucas Pontes e Orlando Azevedo. "Toda boa produção cultural e artística que pudermos trazer para contemplação e aquisição do público, faremos com imenso carinho e dedicação", afirma a galerista Zuleika Bissachi, responsável pelo espaço.

SOBRE OS LIVROS  
Dor é uma obra fotográfica realizada em duas diferentes épocas, dividias entre "A dor do amor" e "AdversusAestus". Na primeira, Vilma buscou, através da criação, exorcizar a dor psíquica, utilizando imagens como metáforas de suas emoções. As fotos foram construídas com diferentes elementos em estúdio, com luzes delineando sombras e formas, revelando todo o domínio técnico e criativo da artista. Trata-se de uma série de 15 fotografias, realizadas em cromo 4 x 5, no período entre setembro e novembro de 1989. Por sua vez, "AdversusAestus" é composta por 18 imagens em preto e branco, realizadas no período de 1993 à 1997. A produção envolve papéis, flores, objetos, corpo, insetos, grafismo e desenhos, num tributo a artistas como Frank Stella, Marcel Duchamp.

Em Ilusão, Vilma Slomp rompeu com a forma e construiu uma série de fotografias recortadas e transformadas em objetos tridimencionais, fazendo uma crítica ao poder e à corrupção na política. A pintura e a natureza entram como referências para a construção desse conjunto de 49 imagens em preto e branco, refletindo a mentira ou o engano, "que ironicamente precisamos para a vida não ser desilusão", nas palavras da artista. A obra foi realizada entre 1993 e 2001.

Vísceras em Vice Versa é uma continuação da obra Ilusão, realizada em 2004, com uma série de imagens poéticas refletindo questões da fotografia, da política e da história da arte. O tempo através da decadência do homem e seus ritos, da destruição da natureza aos poderes da conquista na política e na guerra, foi o que inspirou Vilma. Outro episódio marcante no decorrer desta produção aconteceu em 2004, quando a fotógrafa enfrentou uma peritonite medicamentosa, doença letal que foi, felizmente, superada. Dessa experiência pessoal, Vilma transformou sua obra numa "profunda paisagem interior deteriorada".

Curitiba Central (1979-2013) é um trabalho cuja apresentação começa com as palavras "da alma, ao corpo e coração", por evidenciar as profundas modificações sofridas pelo espaço urbano ao longo do tempo. Curitibana "de coração", Vilma registrou a capital paranaense em imagens, durante 33 anos. As fotos provocam sensações distintas ao leitor, como se existissem várias cidades em um mesmo espaço. O projeto teve como referência o anel central determinado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, formado pela Avenida Sete de Setembro até a Alameda Augusto Stellfeld, e da Rua Desembargador Motta até a Rua Ubaldino do Amaral. O livro traz também 12 fotografias panorâmicas, impressas no tamanho 0,27m x 1,07m, tornando os registros ainda mais completos e enriquecedores.

SERVIÇO: Tarde de autógrafos com Vilma Slomp
Data: 30 de Abril - sábado
Hora: 14h às 19h
Local: Diretriz Arte Contemporânea
End.: Shopping Pátio Batel - Av. do Batel, 1868 - Piso L3 / loja 329.
Mais informações: www.artediretriz.com.br


Nenhum comentário: