terça-feira, 24 de maio de 2016

5º OLHAR DE CINEMA TERÁ OFICINAS NO SHOPPING NOVO BATEL

Curadoria e Programação de Festivais e Montagem serão realizadas no Teatro João Luiz Fiani, no mês de Junho

O mês de Junho será intenso no Shopping Novo Batel. Além da programação cultural mensal, o shopping será palco de duas oficinas do 5º Olhar de Cinema que acontecerá na capital paranaense.
A primeira tem como tema “Curadoria e Programação de Festivais”, será realizada de 9 a 11 de Junho, das 10h às 13h30, com o palestrante Gustavo Beck, que além de programador do Festival, atua também como membro do Comitê de Seleção do Cinéma du Réel na França e do IndieLisboa em Portugal, sendo Consultor para a América Latina do International Film Festival Rotterdam na Holanda, atuando como curador independente para galerias e institutos.

O objetivo da oficina é ainda fazer com que os participantes compreendam as ferramentas e táticas utilizadas no mercado de programação. Em linhas gerais, o caminho será sempre o de deixar que as questões derivem do que foi visto e ouvido. Os participantes serão instigados a comentar suas impressões e o foco do curso será pensar o que mostrar, como mostrar, por que mostrar – perguntas recorrentes durante os encontros.

Montagem em debate
A oficina de “Montagem” será realizada de 12 a 14 de Junho, das 10h às 13h30, com a participação de Karen Akerman, que exibirá filmes (ficção, documentário e experimental) montados por ela, explicando a análise do método, o processo, linguagem e relação com a direção.
Akerman atuou como montadora em mais de quarenta filmes (longas e curtas), premiada com o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro pela montagem do documentário Simonal – Ninguém sabe o duro que eu dei (2010), e O lobo atrás da porta (2015).

O seu trabalho foi exibido e premiado nos festivais de Toronto, Rotterdam, San Sebastian, Havana, Cinéma du Réel, Vision du Réel, Indie Lisboa, DocLisboa, Guadalajara, Uppsala, Locarno, Brasília, Rio, Janela do Recife, entre outros. Como produtora foi responsável por mais de vinte curtas metragens. Colaborou como Curadora, Programadora e Júri em Festivais e Mostras no Brasil e Portugal. Recentemente, montou os longas Futuro junho, de Maria Augusta Ramos (estreia internacional no Yamagata International Film Festival; estreia nacional no Festival do Rio - prêmio de melhor direção), O lobo atrás da porta, de Fernando Coimbra (estreia internacional em Toronto; prêmio de melhor filme nos festivais de San Sebastian, Festival do Rio, Havana, entre outros) e Aspirantes, de Ives Rosenfeld (vencedor da Carte Blanche no Festival de Locarno; estreia internacional Karlovy Vary International Film Festival; estreia nacional Festival do Rio - prêmio de melhor direção). Atualmente, prepara seu próximo filme (em parceria com Miguel Seabra Lopes), Num país estrangeiro.

O Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba
Começou suas atividades como um evento internacional de cinema independente. Em 2016 chega a sua 5ª edição exibindo cerca de 100 filmes de todo o mundo a um público de mais de 18 mil pessoas.
Neste ano, o festival apresenta 29 títulos nacionais, entre longas e curtas-metragens, com variedade temática e de gênero e vindos de várias partes do Brasil. Os filmes estão presentes em quase todas as mostras e têm muito a contar ao público curitibano.
O Festival conta com o apoio do Cineplex Novo Batel, que exibirá diversos filmes integrantes da mostra.

Shopping Novo Batel
Considerado o mais tradicional de Curitiba e um dos primeiros shoppings da cidade, o Novo Batel está localizado em um empreendimento diferenciado, que oferece um mix exclusivo de lojas, além de espaços dedicados a lazer e cultura, como o Cineplex Batel, que possui uma exclusiva programação de estreias. É um dos únicos shoppings de Curitiba a possuir espaços dedicados às artes cênicas, com três teatros: Fernanda Montenegro, João Luiz Fiani e Paulo Autran. O shopping está localizado na Alameda Dom Pedro II, 255. Informações pelo site: http://www.shoppingnovobatel.com.br



Nenhum comentário: