quarta-feira, 22 de junho de 2016

FESTIVAL DO MINUTO LANÇA TEMA " MAPAS SONOROS DA CIDADE"

Vídeos inscritos no projeto que tem apoio da Vivo irão compor o mapa online do Festival,
que permite a navegação pela localidade onde os conteúdos foram realizados

Mar, metro, moto, praça, pessoa, padaria, boteco e balsa, a cidade é repleta de sons e silêncios. Em seu novo tema, “Mapas sonoros da Cidade” o Festival do Minuto convida realizadores audiovisuais e outros interessados a produzirem um vídeo de até um minuto onde os sons da cidade são o tema principal. O projeto é aberto a todas as cidades, mas terá como foco o Rio de Janeiro, que em 2015 completa 450 anos. O Festival irá premiar as melhores produções com o Troféu Minuto. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site www.festivaldominuto.com.br  até 30 de Setembro.  O projeto tem o patrocínio da Vivo por meio da plataforma Vivo Transforma e da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
Segundo o curador do Festival, Marcelo Masagão, o Festival do Minuto considera a discussão da vida nas cidades, fundamental no mundo contemporâneo. “Já realizamos duas versões do concurso Mapas Afetivos da Cidade e agora lançamos o desafio de pensar a cidade do ponto de vista de suas sonoridades e silêncios”, revela Masagão. A expectativa é reunir mais de 200 filmes sobre o tema.
Os vídeos enviados ficarão disponíveis no novo mapa online do Festival, que permite a navegação pela localidade onde os conteúdos foram realizados ao redor do mundo. Nas últimas edições do Mapas Afetivos, de 2014 e 2015, centenas de vídeos foram recebidos pelo Festival e podem ser acessados no site. "Corpo Cidade", de Gabriela Greeb (2015); "Diminuto", de Daniel Vincent (2015); e "Warm Liguria", de Olga e Tatiana Poliektova (2014), são alguns dos destaques premiados pelo júri.

Sobre o Festival do Minuto                                       
Criado no Brasil em 1991, inspirou a criação de festivais do minuto em mais de 50 países. Nestes anos recebeu mais de 50 mil vídeos minutos dos 4 cantos do planeta. À partir de 2007, o Festival tornou-se permanente e online, passando a realizar inúmeros concursos no decorrer do ano. Offline, o Festival é exibido em mais de 400 equipamentos culturais de mais de 100 cidades brasileiras, na já tradicional rede de exibição do minuto.
O acervo conta com vídeos de diversos realizadores e artistas: Carlos Nader, Anna Muylaert, Fernando Meireles, Beto Brant, Tata Amaral, Kiko Goifman, Walter Carvalho, entre outros.
Assista à vinheta de lançamento do concurso Mapas Sonoros da Cidade aqui.

Vivo Transforma
O projeto Festival do Minuto - “Mapas  Sonoros da Cidade”  é apoiado pela Vivo por meio  da plataforma Vivo Transforma”, criada pela empresa em 2015 para promover a democratização do acesso à cultura. Em 2016, serão mais de 90 projetos apoiados por meio das leis de incentivo fiscal, em diferentes regiões do país, com foco em transformação social, revelação de novos talentos e valorização da cultura nacional. Somente no Estado do Rio, a empresa deve aplicar cerca de 10 milhões de reais e beneficiar milhares de pessoas, entre artistas e público participante.

Mais informações:                                                      
www.festivaldominuto.com.br (inscrições pelo site) / contato@festivaldominuto.com.br


Nenhum comentário: