quarta-feira, 19 de abril de 2017

IV FESTIVAL DE FINOS FILMES ANUNCIA CURTAS SELECIONADOS E DESTACA CICLO DE CINEMA PORTUGUÊS


Cartaz
Festival muda seu formato para dar destaque à produção brasileira e a debates sobre política. Acontece de 6 a 16 de Maio, em diferentes salas de exibição em São Paulo  
  • Além dos dezesseis curtas-metragens brasileiros, o festival conta também com exclusivo panorama do cinema português
Com a proposta de valorizar o debate de questões nacionais, como habitação, especulação imobiliária, imigração nos grandes centros urbanos, entre outras, o IV Festival de Finos Filmes anuncia que,  dos mais de 200 realizadores brasileiros que inscreveram os seus curtas-metragens, 16  participarão da seleção oficial do evento. O festival será realizado de 6 a 16 de Maio e ocupará as salas do Museu da Imagem e do Som, FAAP, Matilha Cultural e Caixa Belas Artes. A abertura oficial será no dia 4 de maio, no Cine Caixa Belas Artes, em S. Paulo.
Mostra de Selecionados - Dentre os escolhidos, representantes de sete Estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Espírito Santo, Pernambuco, Paraná e Minas Gerais. Diferentemente do ano passado, o festival não será competitivo. "No atual cenário brasileiro, colocar obras culturais em competição parece um desserviço à necessidade de diálogo. Os filmes são tão diferentes entre si - e, ao mesmo tempo, tão complementares - que a ideia de hierarquizar perde o sentido. Mais vale colocá-los lado a lado e tentar entender o que podem oferecer à reflexão", afirma Felipe Arrojo Poroger, diretor da mostra. 
Segundo o curador,  a proposta do Festival torna-se, pouco a pouco, valorizar o debate em detrimento da mera exibição. “Os curtas passam a ser ponto de partida para investigar questões nacionais. Um debate previsto é sobre habitação e especulação imobiliária, com exibição conjunta dos filmes "Banco Imobiliário" e "Comissão de Vendas", ambos do cineasta Miguel Ramos. Conversas sobre Diretos Humanos em grandes cidades - voltada à questão imigratória - e Cinema como Arte de Resistência também estão previstas”, afirma.
Panorama do Cinema Português -  Além do enfoque nacional, o IV Festival de Finos Filmes trará, em parceria com a Agência da Curta-Metragem (da mesmo), entidade portuguesa, um Panorama do Cinema de Portugal, país cuja produção recente tem conquistado - todos os anos - espaço em grandes festivais, como Cannes e Berlim. As obras da produtora Terratreme, empresa de catálogo multipremiado, também ganharão sessão especial. "Precisamos pensar em novos modelos de produção e distribuição de curtas-metragens. Algumas experiências portugueses tem sido valiosas nesse sentido e, sem dúvida, podem servir de inspiração”, completa Felipe.
Curadoria -  A direção do festival segue a cargo do cineasta Felipe Arrojo Poroger. Seu último filme, "Aqueles Anos em Dezembro", concorre ao Grande Prêmio de Cinema Brasileiro, depois de sido exibido em festivais como É Tudo Verdade, Gramado e Mar del Plata e ganhado, dentre outros prêmios, Melhor Filme na última Semana Paulista do Curta-Metragem. Na curadoria estará acompanhado do também de Bruno Carboni, montador de longas-metragens como “Castanha” de Davi Pretto (selecionado para 64ª Berlinale – Forum), “Beira-Mar” de Filipe Matzembacher e Marcio Reolon (selecionado para 65ª Berlinale – Forum) e “Rifle” de Davi Pretto (Melhor Filme Júri da Crítica no 49º Festival de Brasília e selecionado para 67ª Berlinale – Forum), além de diretor do curta “O Teto Sobre Nós” que estreou no 68º Locarno Film Festival – Leopards of Tomorrow International Competition.  
Mais informações – Acompanhe a programação oficial do IV Festival de Finos pelas redes sociais do evento (facebook.com/finosfilmes). Mais informações sobre a Finos Filmes, empresa produtora do evento, podem ser encontradas em www.finosfilmes.com.br  
Serviço: De 6 a 16 de maio (em diferentes salas, São Paulo; exibições gratuitas)
Selecionados:  A Moça que Dançou com o Diabo, de João Paulo Miranda Maria (SP); Balada para os Mortos, de Lucas Sá (RS); Córrego Grande, 13, de Carol Covre (ES); Estado Itinerante, de Ana Carolina Soares (MG); Fotograma, Luís Henrique Leal e Caio Zatti (PE); Iluminadas, Gabi Saegesser (PE);  Lúcida, de Fábio Rodrigo (SP); Maria Cachoeira, de Pedro Carcereri (MG); Melhor Fase da Vida, de Rodrigo Lavorato (SP); Não me Prometa Nada, de Eva Randolph (RJ); Noite Púrpura, de Caroline Biagi (PR); O Delírio é a Redenção do Aflitos, de Fellipe Fernandes (PE); O Estacionamento, de William Biagioli (PR); Obra Autorizada, Iago Cordeiro Ribeiro (BA); Postergados, de Carolina Markowicz (SP); Restos, de Renato Gaiarsa (BA)

Nenhum comentário: