terça-feira, 15 de agosto de 2017

O BANHEIRO DO PAPA COM EXIBIÇÃO NA MOSTRA DE CINEMA URUGUAIO

Cesar Charlone celebra 10 anos de “O Banheiro do Papa” com exibição em Mostra de Cinema Uruguaio

O diretor uruguaio tem dois filmes exibidos em Mostra que acontece em São Paulo de 21 a 25 de Agosto organizada pelo Consulado Geral do Uruguai e Instituto Cervantes, apoiado pelo ICAU

Faz dez anos do lançamento de um dos filmes mais importantes do Uruguai “El Baño del Papa” (O Banheiro do Papa), e o diretor e cineasta uruguaio, Cesar Charlone, celebra a data em grande estilo. O sucesso (ganhador de grandes prêmios latinos, que impulsionou a carreira do diretor) será exibido dia 21 de Agosto na Mostra de Cinema Uruguaio organizada pelo Consulado Geral do País em parceria com o Instituto Cervantes e apoio do ICAU (instituição gestora do cinema e audiovisual nacional do Uruguai).

Em 21 e 25 de Agosto, dias de exibição de dois filmes do diretor, “El Baño del Papa” e “Artigas, La Redota”, ele estará presente para apresentar e após a projeção das obras responder as reflexões do público. Grande parte dos filmes de Cesar Charlone têm cunho social, onde busca cutucar ponderações intensas em seus espectadores.  “El Baño del Papa” aborda o cotidiano de uma cidade pobre, que criativamente sobrevive gerando recursos financeiros utilizando-se do contrabando para faturar em cima de um grande acontecimento: a visita do Papa à cidade de Mello.

Cesar busca transmitir mensagens indiretas e desafiar ao público todo o tempo, não é fiel a um estilo e gosta de levantar polêmicas sociais sem ser agressivo, buscando a honestidade. No filme “O Banheiro do Papa”, não existe uma mensagem direta, mas existe uma crítica referente a cobertura da imprensa e a atuação da igreja. “Somos duros com a parte da imprensa sensacionalista, com certa indignação de como esse evento foi manipulado”, afirma Cesar.

“Longe de ser um demagogo político, procuro que meus filmes tenham algum caráter social, sempre com algum tipo de provocação. Um dos melhores prêmios que recebi foi de um amigo, que assistiu ao “Jardineiro Fiel” e saindo da projeção ele ouviu a Hillary Clinton comentando que achou interessante essa denúncia das industrias de remédios e que precisava investigar melhor”, diz Cesar Charlone. “O filme já serviu para alguma coisa, eu gosto muito que tenha alguma provocação”, continua o diretor.

Opinião sobre a Mostra
Segundo Cesar Charlone esse tipo de evento como a Mostra de Cinema Uruguaio, organizada pelo Consulado faz com que o Brasil conheça os filmes de seu irmão menor, e aumente a possibilidade de exibição nas grandes salas. A procura brasileira e receptividade ainda está voltada para os cinemas europeus e norte-americanos, apesar do quadro vir melhorando ano a ano.

Projetos futuros
Nesse momento Cesar finaliza um filme sobre a Dilma em parceria com a Anna Muylaert, diretora de “Que Horas ela Volta”, e a Lô Politi, diretora de “Jonas”. A novidade é um documentário sobre o impeachment da presidente, filmado durante três meses nas dependências do palácio da Alvorada e mostra toda a movimentação da equipe da Dilma e reação dos parlamentares. O lançamento está previsto para 2018 e provocará muitas reflexões diante do cenário político atual de nosso país. Além desse lançamento, em setembro estreia “Feito na América” onde atuou como diretor fotográfico, o filme foi produzido para Universal Filmes e protagonizado por Tom Cruise. E atualmente prepara um filme dirigido pelo Fernando Meirelles com produção da Netflix que será rodado na Itália e Argentina em novembro sobre a vida do Papa Francisco, Jorge Mario Bergoglio.

A Mostra e sua programação:
O evento, que acontece de 21 a 25 de Agosto, traz ao público paulista o charme, a delicadeza e humor dos filmes do país vizinho. Além dos filmes de Cesar Charlone serão exibidos também um de Mauro Sarser e Marcela Matta, um de Daniella Speranza e outro de Alvaro Brechner.
A mostra acontece no Instituto Cervantes localizado na avenida Paulista. A partir das 19h e a entrada é gratuita. Para quem curte cinema a seleção de filmes uruguaios é um prato cheio de cultura e originalidade.

Programação:
Sessão de abertura: 21-8 - O Banheiro do Papa (El Baño del Papa) – com a presença do diretor, César Charlone, que participará de um debate/bate-papo com o público presente após a projeção.  Direção: César Charlone, Enrique Fernández/2007/90 minutos/ 10 anos
22-8 Rambleras
Direção: Daniela Speranza/2014/93 minutos/livre

23-8 - Mau Dia para Pescar (Mal Día Para Pescar)                    
Direção: Alvaro Brechner/ 2009/100 minutos/14 anos

24-8 - Os modernos (Los Modernos)
Direção: Mauro Sarser / 2016/135 minutos/16 anos

25-8 Artigas, La Redota – com a presença do diretor, César Charlone, que participará de um debate/bate-papo com o público presente após a projeção.
Direção: César Charlone/2011/108 min/livre

Serviços: Mostra de Cinema Uruguai 2017
Onde: Instituto Cervantes São Paulo
Quando: 21 a 25 de Agosto, das 19h às 22h
Onde fica: Avenida Paulista, 2439 - São Paulo | SP


Nenhum comentário: