quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

DOCUMENTÁRIO: A CASA AZUL DE FRIDA KAHLO ESTREIA NO CURTA

Também a TRAJETÓRIA DE MESTRE CABELO, CONSIDERADO UM DOS MAIORES INSTRUMENTISTAS DO BRASIL, É NARRADA EM DOCUMENTÁRIO EXCLUSIVO

Na Cidade do México, uma casa azul, com janelas verdes e detalhes em vermelho foi cenário e ponto de encontro para a arte e a revolução cultural promovida pelo Surrealismo Mexicano. Não por acaso. A "casa azul", como ficou mundialmente conhecida, foi onde nasceu, viveu e morreu a artista Frida Kahlo. E na próxima semana, na Terça das Artes, 16, às 23h, o Curta! apresenta “A Casa Azul de Frida Kahlo”, documentário  que revela histórias vividas no local não só por Frida e seu companheiro, o pintor Diego Rivera, como também de outras grandes figuras históricas que passaram por lá, como Leon Trotsky, André Breton, Sergei Eisenstein, Pablo Neruda, Waldo Frank, Pablo Picasso, Marcel Duchamp e Vassily Kandinsky, entre outros.

O caminho para a fama na música instrumental brasileira e por que alguns - por mais talentosos que sejam - não conseguem atingir o reconhecimento em vida dá o tom do documentário "Mestre Cabelo", que estreia na Sexta da Sociedade, 19, às 18h30. A produção traz a trajetória do músico paranaense Romano Nunes, cujo apelido dá título ao filme. Considerado por companheiros de trabalho e pela crítica como um dos mais talentosos músicos do Brasil, o violonista, violeiro e maestro morreu em 2015, desconhecido pelo grande público. Dirigido por Fausto Noro e Marina Previato, "Mestre Cabelo" foi produzido pela Na Laje Filmes com exclusividade para o Curta! e teve financiamento do Fundo Setorial do Audiovisual.

Já na Quarta de Cinema, 17, às 20h, a faixa “A Vida é Curta!” apresenta produções sobre mulheres e memória. Abrindo a sessão, “Glauces, o Estudo de um Rosto”. O filme de Joel Pizzini é um ensaio poético-cinematográfico singular sobre Glauce Rocha (1933-1971), considerada uma das maiores atrizes do cinema brasileiro. Para homenagear a artista, a produção reúne trechos de diferentes filmes, incluindo imagens que não foram utilizadas em “Terra em Transe”, de Glauber Rocha, e um poema de autoria de Pizzini e Sérgio Medeiros, com narração de Paulo Autran. Na sequência, “Abigail”, de Isabel Penoni e Valentina Homem, conta a história de Abigail Lopes, mulher do sertanista pernambucano Francisco Meirelles. Chamada de 'Tipizari' pelos índios Xavantes da Serra do Roncador, em Goiás, o filme apresenta seu trabalho com os índios, as suas memórias e também relatos pessoais.

Memória e história seguem em destaque na Quarta de Cinema. Às 22h, o Curta! exibe o documentário “Tudo por amor ao cinema”, sobre a vida de Cosme Alvez Netto, curador da Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro por mais de duas décadas. Considerado uma das mais importantes figuras do cinema brasileiro, Cosme foi responsável pelo conservação e recuperação de diversas obras nacionais, incluindo centenas de filmes considerados subversivos pela Ditadura Militar. Ele chegou a guardar longas com nomes falsos para protegê-los, caso de “Cabra Marcado para Morrer”, arquivado com o título de “Rosa do Campo”. Por seu trabalho em defesa da arte e da memória, Cosme Alvez Netto chegou a ser preso e torturado. “Tudo por amor ao cinema” conta com depoimentos de familiares e amigos de Cosme, muitos deles importantes nomes do cinema nacional, como Eduardo Coutinho, Cacá Diegues, Silvio Tendler, entre outros.

Na Quinta do Pensamento18às 23h30, o Curta! exibe “José e Pilar”. O documentário dirigido pelo português Miguel Gonçaves Mendes convida o espectador a conhecer melhor a cotidiano de um dos mais importantes escritores da língua portuguesa: José Saramago. O longa-metragem revela o dia a dia do autor ao lado sua mulher, Pilar del Rio, enquanto ele termina o livro “A viagem do elefante” em sua casa na Espanha. Com imagens caseiras, a produção faz uma imersão na vida do casal e mostra os detalhes da vida a dois.

O ‘blues’ é destaque na Segunda da Música. O canal exibe às 20h30 o documentário “Blues: A Estrada para Memphis”. No longa-metragem, o diretor Richard Pearce traça a trajetória de B.B. King, reconhecidamente um dos melhores guitarristas de todos os tempos e considerado o Rei do Blues, morto em 2015. Além da trajetória do homem que é cultuado como ‘uma lenda do blues’, o diretor também reverencia  Memphis, a cidade norte-americana que deu origem a um novo estilo de blues, e apresenta performances originais do próprio B.B. King e imagens históricas de Howlin´ Wolf e Rufus Thomas. “Blues: A Estrada para Memphis” faz parte de uma série composta por sete filmes dirigidos por renomados diretores que captam a essência desse estilo musical.


SEGUNDA DA MÚSICA
A Estrada para Memphis (Documentário)
Richard Pearce traça a trajetória de uma lenda do Blues: B.B. King, reconhecidamente um dos melhores guitarristas da atualidade e considerado o Rei do Blues. O diretor ainda presta uma homenagem a Memphis, cidade que deu origem a um novo estilo de blues, e apresenta performances originais do próprio B.B. King e imagens históricas de Howlin´ Wolf e Rufus Thomas.   
Diretor: Richard Pearce
Duração: 89 min
Exibição: 15 de janeiro, segunda-feira, às 20h35.
Classificação: Livre.
Horários alternativos:
Dia 16 de janeiro, terça-feira, às 00h35 e às 14h35;
Dia 17 de janeiro, quarta-feira, às 8h35;
Dia 20 de janeiro, sábado, às 18h10.


TERÇA DAS ARTES
A Casa Azul de Frida Kahlo (Documentário)
A Casa Azul, localizada na Cidade do México, é onde Frida Kahlo nasceu (1907) e morreu (1954), e esse documentário relembra as aventuras vividas nesse local, não só por Frida e o pintor Diego Rivera, mas também por personalidades como Leon Trotsky, André Breton, Sergei Eisenstein, Pablo Neruda, Waldo Frank, Pablo Picasso, Marcel Duchamp, Vassily Kandinsky, etc. A Casa Azul consolidou arte e revolução do Surrealismo Mexicano, no velho e no novo mundo.  
Diretor: Xavier Villetard 
Duração: 52 min
Estreia: 16 de janeiro, terça-feira, às 23h.
Classificação: Livre.
Horários alternativos:
Dia 17 de janeiro, quarta-feira, às 3h e às 17h;
Dia 18 de janeiro, quinta-feira, às 11h;
Dia 20 de janeiro, sábado, 12h.

QUARTA DE CINEMA
“A Vida é Curta!” exibe produções que envolvem mulheres e memórias. São eles: “Glauces, o Estudo de um Rosto” e “Abigail”. “Glauces, o Estudo de um Rosto”, de Joel Pizzini, é um ensaio poético-cinematográfico singular sobre Glauce Rocha (1933-1971), uma das maiores atrizes do cinema brasileiro. “Abigail”, de Isabel Penoni e Valentina Homem, conta a história de Abigail Lopes, que foi casada com o sertanista pernambucano Francisco Meirelles. 

Exibição: 17 de janeiro, quarta-feira, às 20h.
Classificação: Livre
Horários alternativos:
Dia 18 de janeiro, quinta-feira, às 00h e às 14h;
Dia 19 de janeiro, sexta-feira, às 8h;
Dia 20 de janeiro, sábado, às 14h.


Tudo por Amor ao Cinema (Documentário)
“Tudo por Amor ao Cinema” é um documentário sobre um dos personagens mais importantes da história do Cinema Brasileiro: Cosme Alves Netto (1937-1996). Mais conhecido como o "Cosme" da Cinemateca do MAM-RJ, e que esteve presente entre as décadas 50 a 80 em vários episódios da história do cinema brasileiro e latino-americano, sobretudo na luta por sua divulgação e preservação. Além de revelar a intimidade da vida deste amazonense-de-todo-mundo, “Tudo por Amor ao Cinema” é o único documentário brasileiro sobre a "cinefilia" e a arte de programar filmes.   
Diretor: Aurélio Michiles
Duração: 98 min
Exibição: 17 de janeiro, quarta-feira, às 22h15.
Classificação: Livre
Horários alternativos:
Dia 18 de janeiro, quinta-feira, às 2h15 e às 16h15;
Dia 19 de janeiro, sexta-feira, às 10h15;
Dia 20 de julho, sábado, às 10h10.

QUINTA DO PENSAMENTO
José e Pilar (Documentário)
O filme é um relato sobre a vida do grande escritor português José Saramago e sua mulher Pilar del Rio enquanto ele termina um de seus livros em sua casa na Espanha. O cotidiano simples e amoroso do casal é retratado de forma singela e direta. 
Diretor: Miguel Gonçalves Mendes
Duração: 127 min
Exibição: 18 de janeiro, quinta-feira, às 21h40.
Classificação: Livre.
Horários alternativos:
Dia 19 de janeiro, sexta-feira, às 1h40 e às 15h40;
Dia 20 de janeiro, domingo, às 21h40;
Dia 21 de janeiro, segunda-feira, às 9h40.

SEXTA DA SOCIEDADE
Mestre Cabelo (Documentário)
Mestre Cabelo poderia ser considerado um dos maiores violeiros que o Brasil já teve - e também um dos mais desconhecidos. Este é um documentário que discute o caminho para a fama na música instrumental brasileira e por que alguns - por mais talentosos que sejam - não conseguem atingir o reconhecimento público em vida.  
Diretores: Fausto Noro e Marina Previato
Duração: 90 min
Estreia: 19 de janeiro, sexta-feira, às 18h30.
Classificação: Livre.
Horários alternativos:
Dia 22 de janeiro, segunda-feira, às 12h30;
Dia 23 de janeiro, terça-feira, 06h30;

Sobre o Curta
Dedicado às artes, cultura e humanidades, o Curta! é um canal independente que acolhe a experimentação e se orgulha de ser um parceiro dos realizadores, artistas, criadores e produtores independentes. Com o compromisso de transmitir 12 horas por dia de programação nacional independente, os principais segmentos temáticos da programação são música, dança, teatro, artes visuais, meta-cinema, filosofia, literatura, história-política e sociedade. 
O Curta! pode ser visto nos canais 56 e 556 da NET, 56 na Claro TV, 76 na Oi TV e como opcional à la carte na Vivo e GVT nos canais 664 (fibra), 132 (DTH - antiga GVT) e 552 (DTH - Vivo). Siga as redes do canal nos endereços:

Nenhum comentário: