|
Com o crítico Sérgio Alpendre
|
||
|
O cineasta americano Clint Eastwood
é normalmente vitima de uma sensibilidade atual que varre para debaixo
do tapete as ambiguidades e complexidades do ser humano e de uma obra de
arte. Daí ele e seus filmes serem considerados racistas, belicistas e
reacionários, o que um olhar atento a seus filmes negará. Essa é alias a
sua maior força. Clint Eastwood se apoia na ambiguidade porque sabe que
a melhor arte é ambígua, e não está nem aí para o que pensam dele. O
fato de ele desprezar o politicamente correto, principalmente por ser de
uma outra geração, não o ajuda.
A
proposta deste curso não é falar sobre a vida de Clint Eastwood, seu
posicionamento político e suas declarações. Interessa-nos muito mais os
seus filmes, o que eles nos dizem. É deles que falaremos neste curso. É
neles que estão todos os elementos necessários para estudar o seu
cinema, marcado pela crença no indivíduo e por um humanismo que parece
não mais existir.
ESQUEMA DE AULAS (as divisões são intercambiáveis)
1. Da estreia na direção à entrada numa nova década
- sob o signo de Don Siegel: Paixão Proibida.
- sob o signo de Sergio Leone: O Estranho Sem Nome, Josey Wales.
- Um diretor que procura o diferente: Interlúdio de Amor, Escalado para Morrer, Rota Suicida.
- visão infanto-juvenil de um western mítico: Bronco Billy.
filmes-chaves: O Estranho Sem Nome, Josey Wales – O Fora da Lei, Bronco Billy.
2. A consciência de estar no mundo
- melancolia e melomania: Honkytonk Man, Bird.
- a fase das reiterações: Firefox, Impacto Fulminante, Cavaleiro Solitário, O Destemido Senhor da Guerra.
- obsessão e cinema: Coração de Caçador.
- filme menor e revelador: The Rookie.
filmes-chaves: Honkytonk Man, Bird, Coração de Caçador
3. A fase de ouro nos anos 90
- o western definitivo: Os Imperdoáveis.
- na véspera da tragédia: Um Mundo Perfeito.
- sensibilidade feminina?: As Pontes de Madison.
- exercícios clintianos: Meia Noite no Jardim do Bem e do Mal, Poder Absoluto, Crime Verdadeiro.
filmes-chaves: todos
4. O envelhecimento, a dignidade.
- envelhecer com brio: Cowboys do Espaço, J. Edgar, A Mula.
- o ápice da forma: Sobre Meninos e Lobos, Menina de Ouro, O Caso Richard Jewell.
- pontos de vista na guerra: A Conquista da Honra, Cartas de Iwo Jima, Sniper Americano.
- preconceito e injustiça: Gran Torino, Invictus.
- reações e superações: A Troca, Além da Vida, Sully, 15:17: Destino Paris.
- melomania: Jersey Boys.
filmes-chaves: Menina de Ouro, Gran Torino, Além da Vida, O Caso Richard Jewell.
* o esquema acima pode sofrer mudanças de acordo com revisões de filmes e releituras.
Serviço: Carga horária total: 4 encontros – 10 horas
QUANDO: de 06/08 a 27/08, quintas-feiras, das 19h às 21h30
QUANTO: R$120,00 (1 parcela) curso (ou R$40,00 por aula)
ONDE: plataforma online – ZOOM
COMO: inscrições pelo (24) 993 145 999 ou e-mail escolaculturalpetropolis@gmail.com
|
quinta-feira, 23 de julho de 2020
O CINEMA DE CLINT EASTWOOD
Assinar:
Postar comentários (Atom)


Nenhum comentário:
Postar um comentário