sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

PROFESSORA DO CURSO DE FOTOGRAFIA DÁ SUGESTÕES PARA ACERTAR NOS REGISTROS DAS FESTAS

Professora de fotografia dá dicas para acertar nos registros das festas de final de ano  

Com a chegada das comemorações de final de ano, independente de qual equipamento será utilizado para fotografar os seus eventos, é possível melhorar os registros desses momentos tão importantes com algumas sugestões básicas. Para isso a professora de fotografia do Centro Europeu, Virgínia Guimarães, traz algumas dicas fundamentais para que suas fotos fiquem perfeitas e "instagramáveis".

 

A primeira básica, e já conhecida por muitos: limpar a lente do seu dispositivo antes de fazer qualquer registro.

 

Saiba onde se posicionar para fazer a foto. Nos eventos noturnos, geralmente os ambientes possuem uma luz pontual que vem do teto. Ao se posicionar logo abaixo dessa fonte de luz, cria-se sombras indesejadas no rosto. Portanto, procure se posicionar de forma que a luz que incida no rosto, não crie muitas sombras. "E nos eventos diurnos é legal procurar uma entrada de luz natural, como uma janela, por exemplo, que a gente pode se posicionar logo à frente dela", explica Virgínia.
 

Já nas fotos feitas em grupo, o ideal é procurar posicionar todos na mesma luz, ou seja, fugir das situações onde algumas pessoas ficam iluminadas, seja pela luz do Sol ou por uma fonte de luz artificial, e outras pessoas ficam na sombra. "Posicione todo mundo da mesma forma: ou todo mundo na luz ou todo mundo fora dela", completa a professora. .

 

Ainda para as fotos em grupo, uma forma de evitar as famosas selfies, onde uma pessoa precisa esticar o braço e sair num plano diferente dos demais, é posicionar o celular no enquadramento que você deseja e deixar um vídeo sendo gravado enquanto as pessoas fazem poses na frente desse dispositivo. Da mesma forma, é possível fazer com a função de temporizador, mais conhecida como timer.

 

"Com o vídeo gravado você pode selecionar as melhores poses feitas e tirar prints da tela gerando fotos. A vantagem de utilizar esse recurso é que, diferente da função timer, podemos ter inúmeras opções de poses diferentes sem precisar acionar um novo disparo a cada pose", orienta Virgínia.
 

A quinta sugestão é ter atenção com o fundo da foto. Mesmo sendo um registro informal, a sua foto vai ficar muito mais interessante se não tiver algo no fundo que possa tirar a atenção do motivo principal como, por exemplo, garrafas vazias ou a farofa na mesa, o amigo coçando a cabeça no fundo, podem prejudicar o registro.
 

E por último e não menos importante, a sugestão é aproveitar a festa na medida, não sendo a pessoa que só quer tirar foto sem parar e não ser a pessoa que não quer colaborar com foto nenhuma. "Seja legal, respeite o momento, participe! Depois que o evento passa, ter registros para recordar o momento vivido é gostoso demais", finaliza a fotógrafa profissional e professora, Virgínia Guimarães.
 

Curso de fotografia do Centro Europeu

O Centro Europeu está com inscrições abertas para o Curso de Fotografia, presencial e online, coordenado pelas fotógrafas Tânia Buchmann e Charly Techio. O curso inclui abordagem teórica e prática relacionada à fotografia.

Início: Março | Agosto

Aulas: 2 encontros semanais

Período: Manhã | Noite

Carga Horária: 142 horas/aula

Local: Sede Batel, Curitiba

Mais informações pelo telefone (41) 3222-6669 ou pelo site www܂centroeuropeu܂com܂br.

Nenhum comentário: