terça-feira, 19 de março de 2024

TONICO ALVARES SE INSPIRA NA VILLA FRANCIONI E CRIA OBRAS PARA A EXPOSIÇÃO

    Villa Francioni abre a primeira exposição deste ano em sua galeria de arte

A mostra será inaugurada na Galeria de Arte da vinícola no próximo sábado, dia 23 de Março e ficará até 7 de Julho, com entrada gratuita.

A experiência que a Villa Francioni proporciona é tema principal da nova exposição que será inaugurada no dia 23 de Março, na Galeria de Arte da vinícola. Intitulada “BACO”, a mostra reúne um conjunto com doze painéis fotográficos em grandes formatos que retratam a experiência do artista e fotógrafo gaúcho Tonico Alvares, na produção dos vinhos e espumantes no interior das caves da pioneira dos vinhos de altitude da Serra Catarinense. A visitação é gratuita.

Tonico Alvares é fotógrafo brasileiro cuja obra gráfica tem alcance internacional. Nasceu no Rio Grande do Sul e está há pouco tempo em Florianópolis, onde mantém seu estúdio. O artista já participou de mostras coletivas na França e Uruguai e realizou exposições individuais em Estocolmo na Suécia e em importantes museus e galerias de Porto Alegre. Para captar a essência do tema que fotografa, Tonico faz imersões de pesquisa nos mais inusitados ambientes, como nos populares lugarejos do Afeganistão e da Índia. 

Recentemente o artista peregrinou pela Serra Catarinense em busca do desafio da inspiração que só os autênticos artistas conhecem e encontrou com facilidade sua inspiração no rico e diversificado universo da produção dos vinhos na Villa Francioni. Tonico conheceu os espaços e percorreu todos os caminhos da ciência e da arte da enologia, fotografando, passo a passo, o processo de vinificação. 

Das centenas de imagens capturadas, o fotógrafo selecionou 12 que sintetizam a temática e integram sua mais nova exposição individual. Segundo o artista, “as fotografias são o registro das baixas luzes do ambiente e da pós-produção para a abertura das cores.  Como resultado, uma celebração gráfica do deus do vinho diretamente das caves. O título da exposição não poderia ser outro: ‘BACO’, o deus do vinho e da alegria na mitologia  greco-romana”, finaliza. 

O gestor da Galeria VF e curador da exposição “BACO”, Edson Machado, explica o sentido das obras e o processo de criação do artista: “As fotografias de Tonico Alvares são resultado de intensa investigação imagética, além de aguçado olhar sobre o cotidiano. Sua recente produção autoral nos dá a sensação de abstração, mas construída com figuras iluminadas,  a exemplo da série com garrafas na Cave. ‘BACO’ mais que um mero registro documental, é pura expressão sentimental aliada às técnicas digitais contemporâneas, elevando a fotografia ao status de arte”, finaliza Machado. 

A presidente do conselho da Villa Francioni, Daniela Freitas, se encantou com a realização na Galeria de Arte do empreendimento de uma exposição que marca detalhes da produção de vinhos e espumantes da vinícola: “A oportunidade de acompanhar o processo criativo de um artista é uma experiência única, mas ser a inspiração para esse processo é algo que ficará marcado na nossa memória”.

Nenhum comentário: