sábado, 12 de outubro de 2024

"AMOR RADICAL", SOBRE LEGADO DO ATIVISTA SATISH KUMAR, É SELECIONADO PARA A MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA

Com cartaz exclusivo e direção de Julio Hey, o filme Original Aquarius estreia dia 31 de outubro nos cinemas e em novembro na plataforma. Longa tem produção da Café Royal


Pôster do documentário “Amor Radical”
Créditos das fotos e cartaz: Divulgação | Café Royal

Amor Radical, documentário que mostra o legado do ativista Satish Kumar, marcará presença na 48ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, evento que este ano tem a Índia como país homenageado. Com cartaz exclusivo divulgado, o documentário também tem a sua data de estreia anunciada para 31 de Outubro nos cinemas e em novembro na Aquarius. O longa tem direção de Julio Hey (“Samadhi Road”), que renova a sua parceria com a plataforma, dirigindo agora este original para o streaming. Produzido pela Café Royal, o filme é distribuído pela Downtown Filmes.  

O filme revela uma abordagem única e inspiradora para a crise socioambiental contemporânea. Uma perspectiva que não tem como foco os alertas e a gravidade dos problemas e sim a mutualidade, diversidade e interdependência que constituem a vida. Portanto, à medida em que revela a integralidade do compromisso vitalício de Satish com a vida, Amor Radical desconstrói a lógica nociva por trás do método cartesiano, patriarcal e capitalista de categorizar a existência, fortemente apoiado nas ideias de controle, separação e competição.

Satish foi monge jainista na década de 40, participou do movimento Gandhiano e da reforma agrária na Índia na década de 50, atravessou o mundo a pé protestando contra o armamento nuclear durante a Guerra Fria, se mudou para a Inglaterra e lá fundou o Schumacher College, instituição educacional de referência global, voltada à cultura de não violência e à ecologia profunda. 

O ativista é uma demonstração viva do que pode ser alcançado quando a percepção do mundo e as ações cotidianas são preenchidas pelos poderes da simplicidade, integridade, colaboração e amor. 

"Me encanta o lugar onde espiritualidade e ação se encontram. Essa tem sido uma busca contínua em minha jornada enquanto documentarista. Já tem muita gente para falar de problemas, precisamos falar de solução e eu sinto que ela começa dentro da gente. Quando conheci o Satish Kumar eu percebi que o caminho mais bonito para ser ativista é agir de um lugar curado, amoroso e que considera a vida algo muito precioso. Este filme, para mim, flutua entre o cinema, o ativismo e a devoção pela Vida”, comenta Julio Hey, diretor e sócio-fundador da Café Royal.

Este é o primeiro projeto original da Aquarius em um festival de cinema. A Diretora de Originais da plataforma, Catharina Wrede, celebra este passo: “É uma grande satisfação e alegria ter nosso primeiro original Aquarius selecionado para um festival de grande importância para a cena do cinema brasileiro como a Mostra SP. Esperamos que o público se encante com a filosofia de Satish Kumar, tão necessária no mundo de hoje, assim como nos encantamos também.

A exibição de Amor Radical na Mostra será realizada no sábado, dia 26 de Outubro, na Sala Grande Otelo na Cinemateca Brasileira, com uma mesa de debate entre o diretor Julio Hey, Satish Kumar (online) e Luiza Voll, diretora criativa e co-fundadora da @contente.vc, às 15h20, e exibição do filme às 16h20.

Este ano, Satish esteve no Brasil para assistir ao primeiro corte do filme e, em uma parceria inédita com a Escola Schumacher Brasil e o Ibiti Projeto, lançou o seu livro “Amor Radical”. O ativista também participou de rodas de conversa com empresários, militantes, lideranças indígenas, estudantes e figuras icônicas da cultura brasileira, no Rio de Janeiro e em São Paulo. E ainda esteve presente em imersões de ecologia e encontros com a missão de promover o movimento “Amor Radical”. 

Sinopse: Mais conhecido pela sua caminhada de 13 mil km pela paz, o ex-monge, ativista, autor e educador Satish Kumar vem inspirando mudanças globais há quase 70 anos. Entre o seu lar no sul da Inglaterra e uma experiência de retorno à Índia, o documentário “Amor Radical”; retrata a sua impressionante jornada, apresentando uma coleção de demonstrações vivas do que pode ser realizado quando a nossa presença no mundo é preenchida pelos poderes da simplicidade, da colaboração e do amor.

  • Ficha Técnica: 
  • Direção: Julio Hey
  • Diretor de fotografia e câmera: Pedro Patrocínio
  • Produtor: Julio Hey
  • Produtores executivos: Adriana Tavares, Julio Hey e Lucas Dantas
  • Produtor associado: Pedro Paulo Diniz
  • Produção: Super A Filmes
  • Coprodução: Café Royal
  • Distribuição: Downtown Filmes 
  • Roteiro: Julia Pasmanik
  • Edição: Gustavo Vasconcelos
  • Montagem: Gustavo Vasconcelos
  • Trilha sonora original: Zé Godoy
  • Mixagem de som: Toco Cerqueira e Reilly Steele
  • Correção de cor: Nuno Garcia
  • Técnico de som: Harry Coade
  • Direção de animação: Guilherme Lepca
  • Direção de arte: Guilherme Lepca 
  • Apoio: Escola Schumacher Brasil, Schumacher College, Navdanya, Rizoma Agro, Naveia, Ibiti e The Gaia Foundation
SERVIÇO: Exibição de “Amor Radical” na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo                    Data: 26 de outubro 
Horário: 15h20 - Debate entre Julio Hey, diretor do filme, Satish Kumar (online) e Luiza Voll, Diretora criativa e cofundadora da @contente.vc
16h20 - Exibição do filme
Local: Sala Grande Otelo - Cinemateca Brasileira
Endereço: Largo Sen. Raul Cardoso, 207 - Vila Clementino, São Paulo
Ingressos: https://48.mostra.org/br/home/
 
Sobre o diretor Julio Hey
Sócio fundador da produtora Café Royal e co-fundador da página @irmaosahimsa, Julio Hey se dedica à direção de projetos que promovem o ativismo e a consciência socioambiental. Estudou princípios ecológicos com Satish Kumar e Vandana Shiva e se especializou em sistemas agroflorestais com Namastê Messerschmidt e Antônio Gomides.
Em 2022, lançou dois filmes, “Samadhi Road” e “Do Amor Ninguém Foge”. Em outubro de 2024, lança "Amor Radical", filme que mergulha na vida e no legado do ativista e pacifista Satish Kumar.
Julio é também diretor geral do projeto Universidade da Floresta, uma iniciativa educacional pioneira construída em colaboração com uma rede de ativistas, empresários, comunicadores e agroflorestais em todos os biomas do Brasil.
 
Sobre Satish Kumar
Satish Kumar nasceu na Índia e, aos 9 anos, decidiu se tornar um monge Jainista. Aos 18, ele deixou a ordem monástica para seguir as ideias de Gandhi sobre uma espiritualidade mais inclusiva, que luta contra injustiças e explorações. Ele se tornou ativista do movimento Land Gift, persuadindo proprietários de terras a distribuí-las aos mais pobres.
No auge da Guerra Fria, ele iniciou uma longa caminhada pela paz. Junto com um colega, ele caminhou 13.000 km, a pé e sem dinheiro, durante mais de dois anos, desde o túmulo de Gandhi em Nova Délhi até o túmulo de Kennedy em Washington. Essa jornada foi uma forma de alertar o mundo sobre os riscos e inconsistências do armamento nuclear.
Satish foi editor da revista Resurgence por mais de 40 anos, uma referência em consciência ecológica. Em 1969, ele fundou a Escola da Não-Violência em Londres, criada para ensinar e promover a cultura não-violenta como um modo de vida e um meio eficaz de resolver conflitos. Em 1982, fundou a Small School em Hartland, Reino Unido, que oferecia educação holística inspirada na natureza para crianças e adolescentes. Em 1991, ele fundou o Schumacher College, reconhecido mundialmente como uma das principais instituições educacionais focadas em sustentabilidade, pelo qual passaram cerca de 15.000 estudantes de mais de 100 países.

Ele recebeu vários prêmios ao longo de sua vida, incluindo o Prêmio GOI da Paz em 2022. Satish se encontrou com líderes mundiais importantes como Martin Luther King, Madre Teresa de Calcutá, Krishnamurti, Bertrand Russell e Papa Francisco, para discutir maneiras mais sábias de viver em sociedade. Aos 88 anos, ele ainda leciona, participa de podcasts e eventos ao vivo, promove meditações guiadas, faz longas viagens a convite de instituições, escreve livros, cozinha, caminha e planta. 
 
Sobre a Aquarius
Criada em 2023, a Aquarius é uma plataforma de streaming dedicada exclusivamente a filmes, séries, documentários, palestras e entrevistas sobre saúde, bem-estar, yoga, meditação, espiritualidade, literatura, sustentabilidade, meio-ambiente, cultura, arte, ciência, tecnologia, psicologia e sociedade. Idealizado pelo renomado executivo de cinema Bruno Wainer, fundador da Downtown Filmes – responsável por distribuir e coproduzir 177 filmes brasileiros com 166 milhões de ingressos vendidos e faturamento superior a R$ 1.9 bi apenas nos cinemas. A qualidade operacional e a excelência de conteúdo são prioridades da plataforma, que traz Gabriel Wainer no cargo de diretor-executivo e conta com um minucioso trabalho de curadoria assinado pelo jornalista, pesquisador e dramaturgo Luiz Felipe Reis. Já os projetos originais estão a cargo da também jornalista Catharina Wrede.
 
Sobre a Escola Schumacher Brasil
A Escola Schumacher Brasil é uma associação educacional sem fins lucrativos criada em 2014, por iniciativa de uma rede engajada em dar vida ao legado de Satish Kumar no Brasil. Desde a fundação, a escola se dedica a oferecer cursos, encontros, imersões e projetos com organizações promovendo experiências de educação transformadora para uma vida sustentável. Elementos importantes desta educação incluem uma visão de mundo ecológica e interconectada, o amor radical e a não violência.
 
Sobre a Café Royal
Desde 2019, a Café Royal tem desenvolvido projetos nas áreas de entretenimento: filmes, documentários, séries e peças de teatro, incluindo a co-produção de “Eu De Você”, protagonizada por Denise Fraga. Entre os principais projetos lançados pela produtora, estão: o filme “45 do Segundo Tempo”, dirigido por Luiz Villaça e protagonizado por Tony Ramos; os documentários “Do Amor Ninguém Foge” e “Samadhi Road”, ambos dirigidos pelos Irmãos Ahimsa; o curta “Coletânea de Histórias Extremamente Curtas”, de Pedro Fraga Villaça; e o documentário “Nossa Pátria Está Onde Somos Amados”, dirigido por Felipe Hirsch, em parceria com o Museu da Língua Portuguesa e com o Sesc.
No ano passado, a produtora finalizou as filmagens do documentário sobre a peça "Eu de Você" e do documentário "Amor Radical" (Aquarius), de Julio Hey, sobre a vida e o legado de Satish Kumar. Também foi responsável pela produção da série "Justiça Por Elas", para o GNT.
Em 2024, a Café Royal co-produz a peça “O que só sabemos juntos”, com Denise Fraga e Tony Ramos, e desenvolve projetos para Netflix, GNT e outros players.

Nenhum comentário: