segunda-feira, 18 de agosto de 2025

"NONNAS", FILME DA NETFLIX, SERVE DE INSPIRAÇÃO PARA VIAGEM AFETIVA PELA CULINÁRIA ITALIANA

 "Nonnas", filme da Netflix, serve de inspiração para uma viagem afetiva pela culinária italiana que pode ser vivida no restaurante Ponte Vecchio

A comida italiana, com sua riqueza de sabores, tradições familiares e acolhedoras, sempre encontrou no cinema o cenário ideal para brilhar. Nas telas, massas caseiras, molhos e vinhos se unem a afeto, memória e identidade para contar uma boa história.

A recente produção “Nonnas”, lançada em maio na Netflix, conta a história real de Jody “Joe” Scaravella, um ítalo-americano que abre um restaurante em homenagem à mãe e à avó. A cozinha liderada pelas “nonnas” mostra como as receitas podem ser ferramentas de cura, união familiar e preservação de memórias.

Para entrar no clima, o restaurante Ponte Vecchio, um dos italianos mais concorridos de Curitiba, preparou — com as palavras e lembranças do chef Cesar Rissetti Valerio — uma lista de filmes e séries em que a comida italiana não é apenas parte do cenário, mas personagem principal:

Nonnas (2025) – “É impossível assistir e não lembrar das próprias avós, do cheiro de molho de tomate borbulhando e do cuidado em cada prato. O filme retrata como cozinhar para alguém é um gesto de amor que atravessa gerações.”

Comer, Rezar e Amar (2010) – “A parte italiana do filme é pura celebração da dolce vita. A cena com Julia Roberts comendo o spaghetti é um exemplo perfeito de como um prato simples pode carregar felicidade, prazer e liberdade. Genial o diretor ter pensando nessa cena e nesse prato na hora de levar todas essas sensações à tela.”

Sob o Sol da Toscana (2003) – “Mostra que a comida integra o dia a dia e a reconstrução da vida. É sobre abraçar uma nova cultura e criar raízes.”

O Poderoso Chefão (1972) – “Uma das cenas mais famosas mostra Peter Clemenza ensinando Michael Corleone a preparar molho de tomate com almôndegas. A cena revela a conexão entre pai e filho e os laços familiares dos mafiosos.”

No cardápio do Ponte Vecchio, as receitas seguem a tradição das nonnas:

Capeletti in Brodo – Uma joia da culinária italiana, com raízes que remontam às primeiras massas recheadas do século 13. “Um detalhe do Capeletti é que o brodo não leva óleo, para manter a leveza e o sabor puro dos ingredientes. É perfeito para dias frios, quando a gente quer algo que alimente o corpo e a alma”, comenta Valerio.

Polpetone com Spaghetti – Clássico das mesas e do cinema;.

Risotto de Frutos do Mar – Uma viagem à costa italiana em cada garfada;

Lasagna – Camadas de massa, molho e história; .

Já foram 10 indicações consecutivas pela revista Veja como um dos melhores italianos de Curitiba. Para quem ama boa comida e boas histórias, é um roteiro certo.

Serviço: Reataurante Ponte Vecchio  @restaurantepontevecchio

Horário: de segunda a sexta das 11h30 às 14h30; sábados e domingos das 11h30 às 15h

A casa está aberta de domingo a domingo. Estacionamento próprio. Telefone (41) 3264-7193



  

Nenhum comentário: