Então vamos à programação da Mostravideo que traz um filme sobre a mulher contemporânea e outro sobre os bastidores do cinema
A coreógrafa Yvnne Rainer apresenta um filme sobre o feminino na sociedade contemporânea da coreógrafa, e Robert Kramer revela os bastidores de um filme alemão; João Dumans se reveza na curadoria com o cineasta André Costa.
Nesta semana, apresentada no Paço da Liberdade Sesc Paraná, exibe dois filmes em datas diferentes. Nesta quinta-feira, dia 17,às 19h30 é exibido o Film About a Woman Who..., dirigido pela da dançarina e coreógrafa norte-americana Yvnne Rainer. E na sexta-feira, dia 18, também as 19h30, é a vez de Notre Nazi, do também americano Robert Kramer.
Em Film About a Woman Who... estratégias estéticas de Yvnne ajudam a construir um filme sobre a identidade da mulher na sociedade contemporânea. Fragmentada, a narrativa vai além deste tema central para apontar a inaptidão comunicativa e sexual entre homem e mulher de forma irônica e, até mesmo, cética. Ao utilizar uma série de estratégias estéticas que se chocam com a construção narrativa tradicional, ela consegue fragmentar a identidade desta mulher contemporânea.Quando realizou seu primeiro longa-metragem, no início da década de 70, Yvnne Rainer já era um dos nomes mais influentes na vanguarda da dança dos Estados Unidos. Suas contribuições fizeram avançar de forma decisiva aspectos relativos à linguagem da dança, introduzindo gestos cotidianos e comuns em suas coreografias e exigindo de seus dançarinos um distanciamento crítico em relação ao público.
Partindo de inquietações semelhantes, seus filmes souberam explorar um amplo leque de estratégias estéticas para quebrar a construção narrativa tradicional, ao mesmo tempo em que colocaram em cheque convenções sociais e ideológicas correntes no contexto da época – com especial atenção dada à causa feminista.
“Políticos e muito sofisticados formalmente, seus trabalhos acolheram os ecos do que vinha sendo produzido de melhor até então, do novo cinema americano (Deren, Brackhage, Anger) ao cinema europeu moderno (Godard, sobretudo)", defendo o curador João Dumans.
Bastidores do cinemaO documentário Notre Nazi, do americano Robert Kramer, revela os bastidores da filmagem de Wundkanal, filme realizado por Thomas Harlan com um antigo oficial da SS, Albert Filbert, que representa a si mesmo no papel principal.
Ao ser retratado pelas lentes do americano, o filme original se torna apenas o ponto de partida para o enfrentamento do diretor e da equipe com o oficial nazista. Chamado para integrar a equipe de gravações, Kramer acaba por transformar seus registros num trabalho a parte. “No filme se revela uma confusa teia de julgamentos morais, encenações e afetos, que não envolvem apenas seus principais protagonistas – o diretor Harlan, e o ator Filbert – mas também a equipe de filmagem, o realizador Robert Kramer e o próprio espectador”, comenta Dumans.
A programação do terceiro mês da Mostravideo 2010 do Itaú Cultural volta a ser elaborada por João Dumans, que assinou o primeiro mês da mostra, e trouxe para junho a temática Ensaios e Outras Escrituras. Os filmes são exibidos sempre às 19h30, às quartas-feiras na Sala Humberto Mauro, do Palácio das Artes, em Belo Horizonte, e às quintas-feiras no Paço da Liberdade Sesc Paraná, em Curitiba.
Dando continuidade à proposta inicial de junto a André Costa – com quem se reveza na programação da mostra - refletir sobre a experiência do cinema, Dumans propõe exibir trabalhos que não se enquadram nos gêneros sob os quais se convencionou classificar a produção cinematográfica. “Partindo de uma analogia com a prática literária –, que concebe o ensaio como um gênero de reflexão mais aberto, subjetivo e livre – o cinema passou a se inquietar com os tipos de escrita e de reflexão que ele mesmo seria capaz de produzir”, explica o curador. Na semana que vem, a última em Curitiba e a penúltima em Belo Horizonte, será exibido o filme Mysterious Object at Noon, do cineasta tailandês de Apichatpong Weerasethakul.
Mostravídeo
Projeto do Itaú Cultural, a Mostravídeo sempre apresenta uma programação permanente de exibição de filmes e vídeos que representem conceitualmente as mais instigantes produções nacionais e internacionais em meios audiovisuais (cinema, vídeo e novas mídias). Desde 1997 este projeto mantém-se perene, fiel ao seu público e possibilita aos realizadores um espaço de exibição qualificado.
Neste ano está sendo realizado simultaneamente em Belo Horizonte e em Curitiba e com
Sobre a mostra
Em abril, mês de estréia da Mostravídeo 2010, Dumans fez a seleção curatorial do mês sob a temática Narrativas à Deriva, em uma referência ao fato de aparecer nos filmes selecionados uma tentativa dos diretores de se posicionarem por meio de um olhar estrangeiro, tanto na primeira pessoa quanto como personagens à deriva que não pertencem ao ambiente que os cerca.
Em maio foi a vez de André Costa elaborar a programação. Paisagens em Movimento: Cinema e Espaço Urbano trazia filmes que abordavam a relação da sétima arte com as cidades, que segundo o curador ora aparecem como cenário, ora como objeto principal, e por vezes até ocupando o lugar privilegiado de um personagem no enredo
O público pode conferir no blog (www.mostravideoitaucultural.wordpress.com)textos inéditos sobre a programação. Graças à interatividade do site o debate proposto pelos curadores cada novo programa será enriquecido pela participação dos internautas.
PROGRAMAÇÃO DE Junho
Paisagens em Movimento: Cinema e Espaço Urbano
17 de junho às 19h30
Film About a Woman Who...
Yvonne Rainer, EUA, 1974, 105 min, DVD
18 de junho às 19h30
Notre NaziRobert Kramer, Alemanha/França, 1984, 110’
SERVIÇO: Mostravídeo Itaú Cultural
Paisagens em Movimento: Cinema e Espaço Urbano
Em Curitiba, nos dias: 17,18 e 24 de maio sempre às 19h30
Entrada franca
Censura: 14 anos.
Aceda também a www.itaucultural.org.br


Nenhum comentário:
Postar um comentário