sexta-feira, 10 de novembro de 2017

CONSTRUINDO PONTES SERÁ EXIBIDO NO ESPAÇO ITAÚ


O longa da diretora Heloisa Passos tem a primeira exibição pública em Curitiba neste sábado, dia 11 de Novembro

Sessão, que será às 21h no Espaço Itaú de Cinema do Shopping Crystal, faz parte da programação do Festival de Cinema da Bienal de Curitiba

FACEBOOK: https://www.facebook.com/CONSTRUINDOPONTES.BUILDINGBRIDGES/
FOTOS | CARTAZ: https://goo.gl/7nz64n
TREASER: https://vimeo.com/232999768  

Heloisa Passos, responsável pela direção de fotografia de mais de 20 títulos, entre os quais Viajo porque Preciso, Volto Porque Te Amo; Mulher do Pai; Lixo Extraordinário e O Que se Move, é hoje membro da Academia de Artes e Ciência Cinematográfica de Hollywood e estreia na direção de longas com CONSTRUINDO PONTES. O documentário fala do embate político familiar e da relação afetiva entre a diretora e seu pai, engenheiro que trabalhou construindo pontes durante a ditadura militar. 


O longa fez parte da seleção da 41ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo e foi premiado no 50º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Ainda em novembro, CONSTRUINDO PONTES participa do 19º Festival Kinoarte de Cinema, em Londrina, e será exibido no maior festival de documentários da Europa, o  IDFA, em Amsterdam.

CONSTRUINDO PONTES é um filme que não distingue a política da vida. As reminiscências são como a chegada inesperada de um trem: quando o forte tremor nos obriga a movimentar-nos para vislumbrar, mesmo no escuro, um outro horizonte.

sinopse
Heloisa ganha de presente uma coleção de filmes em Super-8 com imagens das “Sete Quedas”, paraíso natural destruído no início dos anos 80 para a construção da maior usina hidrelétrica do mundo. Falar sobre a construção da usina, realizada no auge do regime militar brasileiro, desperta recordações de um passado imerso em um autoritarismo político e econômico.
Projeções, mapas e fotos são usados como primeiras pontes para se chegar ao passado. Mas é o inevitável presente que golpeia Álvaro e Heloisa quando, diante da conturbada situação política do Brasil de hoje, cada um se coloca em um ponto oposto.

nota da diretora
O filme é conduzido pelas conversas que traço com o meu pai nos dias de hoje. Em busca de uma relação possível com ele, proponho idas ao passado através de projeções de fotos e filmes. Em jantares, na conversa quotidiana, entrelaçamos mundos. Mas o presente mostra suas garras: na televisão, o único tema é a perturbadora situação política do meu país que, menos de 30 anos depois do fim da ditadura, novamente tem o seu processo democrático sob risco. Esta, no entanto, é a minha visão. Para o meu pai, o futuro do Brasil está ligado a uma política autoritária. Proponho uma viagem, só nós dois. As fronteiras entre diretora e personagem foram borradas e estamos, ambos, pela primeira vez, abertos ao inesperado da vida – esta que, por algumas vezes, consegue ser mais inacreditável que a ficção.” 


sobre a diretora
Heloisa Passos é cineasta, produtora e diretora de fotografia de mais de 20 filmes, pelos quais recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais. Dirigiu a série Caminhos, em coprodução com o SESCTV, e o premiado curta-metragem Viva volta. É membro da Academia de Artes e Ciência Cinematográfica de Hollywood. Construindo Pontes, seu primeiro longa-metragem, recebeu o prêmio IDFA de melhor pitching no DocMontevideo em 2016.
sobre a produtora
A Maquina Filmes tem como principal objetivo contribuir para a produção contemporânea com criatividade e responsabilidade. É produtora de vários curtas que participaram de festivais ao redor do mundo, tais como: New York Film Festival, Uppsala International Short Film Festival, É Tudo Verdade, Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, Festival Internacional de Cine Documental y Cortometraje de Bilbao, Festival de Cine Latino-Americano de Havana, Festival Internacional de Cine en Guadalajara. Caminhos, uma coprodução da Maquina com o SESCTV, recebeu o prêmio TAL de melhor série latino americana no DOCMONTEVIDEO, em 2013.
A Maquina é a única produtora brasileira com dois curtas na plataforma The Intercept / Field of Vision.


CONSTRUINDO PONTES
Brasil, 2017, 72 min
Direção: Heloisa Passos
Produção: Heloisa Passos e Tina Hardy
Produtora: Maquina Filmes

Distribuição: Espaço Filmes

Nenhum comentário: