segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

“CORPOS ADIANTE” SERÁ A TEMÁTICA DA 22ª MOSTRA TIRADENTES

“CORPOS ADIANTE” SERÁ A TEMÁTICA DA 22ª MOSTRA TIRADENTES, QUE PRESTA HOMENAGEM À ATRIZ, DRAMATURGA E DIRETORA MINEIRA GRACE PASSÔ  
Evento inaugura a temporada audiovisual brasileira, em 18 de Janeiro, com pré-estreia mundial de "Vaga Carne”, em processo de produção para abertura do festival, que segue até 26 de Janeiro, com programação gratuita 


O corpo como potência, pendor político e social, presença, infinitude. A celebração do corpo – em todas as suas possibilidades de expressão e enunciação – estará no centro da programação da 22a Mostra de Cinema de Tiradentes. O evento, que abre o calendário audiovisual brasileiro, acontece entre os dias 18 e 26 de Janeiro de 2019 na cidade histórica mineira. Serão nove dias de programação intensa e gratuita, que inclui exibições de filmes brasileiros em pré-estreias, debates, performances, atrações artísticas, lançamentos de livros e o maior encontro anual entre cinéfilos, críticos, jornalistas, realizadores, professores e pesquisadores. 
A definição da temática “Corpos Adiante” como mote da 22a edição da Mostra de Cinema de Tiradentes partiu do desejo de valorizar a presença física, tanto no interior de uma sala de cinema quanto no espaço público e também como projeção do futuro. “O adiante é logo ali”, define Cleber Eduardo, coordenador curatorial da Mostra. “São corpos do presente, com suas dores de várias naturezas e opressões, corpos resistentes em seus lugares, persistentes em seus desejos, pacientes em suas lutas de afirmação, entre conflitos e atritos, ritos e mitos”. 
A curadoria buscou encontrar tanto nas representações estéticas do audiovisual quanto nos acontecimentos recentes do noticiário brasileiro e mundial as relações possíveis entre corpos que ocupam os espaços que o tempo contemporâneo lhes oferece e, muitas vezes, tenta lhes atribuir. “Antes do corpo no cinema, o corpo está em todo lugar, primeiro como matéria de carne, ossos, sangue, pele, cérebro e músculos, capacidades sensoriais, intelectuais e emocionais, aparência e superfície. Depois vem o corpo como sujeito, agente, escolha existencial”, define Cleber Eduardo. 
Ele partiu desses conceitos para chegar à arte como exaltadora do corpo – no que a Mostra vai reforçar em 2019, ao propor discutir estas questões não apenas dentro do cinema e das imagens em movimento, mas também através de outras manifestações, como as artes visuais, o teatro e a performance. “Vamos pensar sobre o corpo como campo de batalha do capital, da ciência, dos estudos genéticos e da neurociência, mas também como espaço de disputa na política, nas questões de representatividade étnica/racial, nas discussões de gênero e de sua fluidez, nos tensos deslocamentos de populações entre fronteiras de países”. 
Por conta dessa intersecção fundamental – e essencial, pois é a base de praticamente toda a arte que depende do esforço humano desde o princípio dos tempos –, a escolha da homenageada deste ano se relaciona diretamente à temática dos “Corpos Adiante”. Trata-se da atriz e dramaturga mineira Grace Passô, um dos nomes mais incensados das artes brasileiras nos últimos anos e que se tornou referência tanto no teatro quanto, ainda recente, no cinema. 
Para Cleber Eduardo, a importância de Grace Passô está justamente na força de sua presença, tanto física quanto simbólica. “Grace é uma atriz bastante física e se relaciona fortemente à temática deste ano. Um corpo que não é prescrito pelas convenções do que deve estar no protagonismo das imagens, e isso serve como um sentido político na nossa escolha. Ela é um só corpo, mas também muitos, muitas mulheres, todas com sua marca distinguível, cada uma única em si”, exalta o coordenador curatorial. “Grace é uma criadora, sob todos os aspectos. Ao vestir o interior e o exterior de outras mulheres em seu corpo, ela inventa vidas, presenças, modos de falar, de caminhar, de respirar, de olhar e de existir”. 
Grace Passô foi uma das fundadoras do Grupo Espanca!, em Belo Horizonte e no qual encenou peças como Amores SurdosPor Elise Congresso Internacional do Medo, que deram projeção nacional ao coletivo. Seguiu carreira tanto como atriz quanto como encenadora. Entre seus trabalhos de destaque nos palcos estão Contrações (Grupo 3), Krum Preto (ambas da Cia Brasileira de Teatro). Com o solo Vaga Carne, vem ganhando diversos prêmios desde 2017, no que firmou ainda mais seu nome e talento na dramaturgia brasileira. 
Grace começou a aparecer no cinema recentemente e já é destaque com premiações nacionais e internacionais. No filme Praça Paris (direção Lúcia Murat), pelo qual ganhou o prêmio de melhor atriz no Festival do Rio de 2017; e no mais recente trabalho, o longa Temporada  (André Novais Oliveira),  pelo qual recebeu o Troféu Candango de Melhor Atriz no 51º Festival de Brasília e o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Turim, na Itália. Com trajetória ascendente ela estará também atuando no próximo filme dos cineastas Gabriel e Maurílio Martins, No Coração do Mundo, e também em novo projeto do diretor Cristiano Burlan. 
“Ela ainda apareceu pouco no cinema, e nesse pouco se destacou muito e está com vários outros filmes a fazer. Num tempo em que muita gente não vê futuro adiante, decidimos apontar algum futuro pelo que ainda virá dessa atriz, com isso disseminando um caminho em construção. A aproximação com o teatro foi fundamental na escolha da temática e da Grace como homenageada”, destaca Cleber Eduardo. 

PRODUÇÕES INÉDITAS
Integra a Mostra Homenagem à Grace Passô a produção de dois conteúdos inéditos que estão sendo preparados para apresentação no evento: um média-metragem que é uma recriação do espetáculo Vaga Carne, assinado por Grace e Ricardo Alves Jr e que será exibido na sessão de abertura, na noite de 18 de janeiro; e uma performance com o músico Barulhista, no sábado, dia 19. 
Em fase de produção para ser exibido pela primeira vez na abertura da próxima edição da Mostra Tiradentes, "Vaga Carne" é uma transcriação da peça teatral de mesmo nome em linguagem cinematográfica. O espetáculo, um solo performado e escrito por Grace Passô, estreou em 2016 e ainda hoje segue em cartaz nos circuitos de arte. A peça mostra uma mulher que vive a urgência do discurso, a urgência de renomear o mundo e nomear-se, à procura de suas identidades e de pertencimento.  
A peça foi indicada aos prêmios BRAVO!, APTR, Prêmio Questão de Crítica, Shell RJ, Prêmio Cesgrario, Prêmio Leda Maria Martins, sendo vencedora dos cinco últimos. Para o filme, Grace convidou o diretor de cinema e de teatro Ricardo Alves Jr. para assinarem juntos a direção. Os dois já estiveram juntos em outros trabalhos, como a peça teatral Sarabanda (onde dividiram a direção do espetáculo criado a partir do último longa de Ingmar Bergman). O média-metragem é uma coprodução entre Grãos da Imagem, Entre Filmes e Universo Produção e será exibido pela primeira vez na abertura da Mostra 2019. 
No dia seguinte à abertura, o público da Mostra Tiradentes vai poder conferir uma performance teatral inédita, a Performance "Grão da Imagem". Em cena, Grace Passô descreve cenas reais e cinematográficas, sem projetá-las no espaço, mas tentando fazê-las visíveis. A atração conta com a participação do músico Barulhista. 

Os longas-metragens "Temporada", do diretor André Novais de Oliveira e "Elon não Acredita na Morte", direção de Ricardo Alves Jr, completam a Mostra Homenagem a Grace Passô. 

SOBRE O EVENTO 
22ª MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES
PLATAFORMA DE LANÇAMENTO DO CINEMA BRASILEIRO
Considerada a maior manifestação do cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão. Busca refletir e debater, em edições anuais, o que há de mais destacado e promissor na nova produção audiovisual brasileira, em longas e curtas, em qualquer gênero e em formato digital. A programação é oferecida gratuitamente ao público e inclui exibição de filmes brasileiros (longas e curtas), pré-estreias, homenagens, debates, encontros com a crítica, o diretor e o público, oficinas, seminário, mostrinha de Cinema, atrações artísticas.
TODA PROGRAMAÇÃO É OFERECIDA GRATUITAMENTE AO PÚBLICO.
***
Acompanhe a 22ª Mostra de Cinema de Tiradentes e o programa Cinema Sem Fronteiras 2019.
Participe da Campanha #EufaçoaMostra
No Twitter: @universoprod
No Facebook: universoproducao / mostratiradentes
No Instagram: @universoproducao  
 Informações pelo telefone: (31) 3282-2366

Serviço:  22ª MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES | 18 a 26 de Janeiro de 2019  
LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA
LEI ESTADUAL DE INCENTIVO À CULTURA
Patrocínio:   COPASA | GOVERNO DE MINAS GERAIS
Parceria Cultural: SESC em Minas
Fomento: CODEMGE|GOVERNO DE MINAS GERAIS
Incentivo: SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA| MINAS GERAIS
Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO
MINISTÉRIO DA CULTURA - GOVERNO FEDERAL|ORDEM E PROGRESSO

LOCAIS DE REALIZAÇÃO DO EVENTO 
Centro Cultural Sesiminas Yves Alves   
Largo das Fôrras 
Largo da Rodoviária
Escola Estadual Basílio da Gama.

Nenhum comentário: