Um dos movimentos cinematográficos mais famosos da história, O Expressionismo Alemão ganha uma mostra inédita no À La Carte, a partir da próxima quinta-feira, 18 de março. Os longas selecionados são expoentes do movimento e obras-primas de seus diretores. O festival comemora o centenário de “O Gabinete do Dr. Caligari” e “A Morte Cansada”, e dá largada às homenagens pelos 100 anos de “Nosferatu”, que acontece em 2022. Além destes três, também fazem parte da seleção, “As mãos de Orlac”, “A caixa de Pandora”, “Metrópolis”, “M o Vampiro de Dusseldorf" e "A última gargalhada". Além da mostra, chegam ao cardápio do streaming dois novos filmes: “Confissões de um tira", thriller policial francês de Jacques Deray, lançado em 1975, e “Puerto escondido”, comédia de 1992, dirigida por Gabriele Salvatores.O
Expressionismo floresceu no pós-Primeira Guerra Mundial, e se
manifestou em diversas vertentes artísticas, como teatro e arquitetura,
mas, provavelmente, sua forma mais famosa foi no cinema, com obras de
cineastas como F. W. Murnau, Fritz Lang e Robert Wiene. A ideia do
movimento era buscar a representação do mundo por meio da subjetividade
do artista, e como o momento histórico era soturno, o objetivo era
revelar as angústias do ser humano.Imagens
distorcidas, sombras, contrastes, exageros e ângulos de câmera pouco
convencionais são algumas das características recorrentes dos filmes
produzidos no período. Isso fica bem claro, por exemplo, em “O Gabinete
do Dr Caligari”, de Wiene, um marco do movimento, que é um filme mudo de
horror, e que traz um olhar deformado do mundo, com cenários
deturpadamente geométricos e repletos de influência do gótico e do
cubismo.A
busca pela exploração do subjetivo do ser humano levou o cinema
expressionista, dessa forma, às imagens que ficam entre a luz e a
escuridão, ou o que a crítica alemã Lotte H. Eisner, autora de “A Tela
Assombrada”, preferiu definir como “uma espécie de crepúsculo da alma
alemã, expressando-se em sombrios e enigmáticos interiores ou em
nebulosas e insubstanciais paisagens”. Para ela e o crítico alemão
Siegfried Kracauer, autor de “De Caligari a Hitler”, o expressionismo
funcionou como uma espécie de consciência coletiva, e manifestação
sintomática.Prestes
a completar um século no próximo ano, “Nosferatu”, de Murnau, é uma das
obras mais famosas do movimento, e ajudou a definir o filme de vampiro
como um gênero, sendo uma influência até hoje. Inspirado no livro
clássico de Bram Stoker, traz como protagonista o Conde Orlok (Max
Schreck), um vampiro que se apaixona por uma mulher, e leva o terror
para a cidade onde ela mora por não ser correspondido.Ao
contrário da pintura expressionista que exagerava nas cores e
expressões – um grande exemplo é o quadro “O Grito”, de Edvard Munch –, o
cinema tinha que trabalhar com o preto-e-branco, e, para mostrar a
angústia interna de seus personagens, fazia, entre outras coisas, um
jogo de luz-e-sombra ressaltando o aspecto tétrico do momento e das
pessoas. “M: O Vampiro de Dusseldorf”, de Lang, tem como
personagem-título um sujeito acusado de assassinar crianças, caçado e
julgado por criminosos, que o acusam de romper com o código de ética do
submundo. O filme foi banido pelos nazistas em 1934.“A
Caixa de Pandora”, por sua vez, marca uma parceria inigualável entre o
diretor Georg Wilhelm Pabst e a atriz Louise Brooks, cujo rosto
emoldurado pelos cabelos curtos e franja se tornou icônico. Sobre a
intérprete, Eisner escreveu que “era uma grande atriz agraciada com
inteligência incomparável, e não apenas uma criatura deslumbrante.”
Charles Silver, curador de filmes do museu MOMA, definiu o longa como
uma combinação entre expressionismo e melodrama. “Onde Murnau é um
poeta, e Lang um mitólogo, Pabst está mais interessado em assuntos
contemporâneos, como psicologia e sexualidade. Pensando nesse sentido, o
filme era extremamente moderno, e ainda continua assim, mas o público
de 1928 não estavam interessados na ousadia e sinceridade.”Adam
Roberts, historiador de ficção-científica, destaca de “Metrópolis”,
também de Lang, a robô Maria, interpretada por Brigitte Helm. “A
presença mais poderosa no filme não é de nenhum humano, mas de Maria,
cujo visual é inspirado na Art Deco. Sentada, num pódio, enquanto
círculos de luz emolduram seu corpo, a própria quietude da robô fazem
dela uma presença poderosa na tela.”Os
filmes que completam a mostra do À La Carte, “A morte cansada” e “As
mãos de Orlac”, ajudam a ampliar o panorama sobre o movimento
expressionista no cinema alemão, que até hoje influenciou e influencia
diretores e diretoras por todo o mundo, como Alfred Hitchcock, que
chegou a trabalhar num estúdio alemão como assistente, Werner Herzog e
até Tim Burton, com seus personagens pouco convencionais e
marginalizados por uma sociedade normativa.Abaixo, mais informações sobre os filmes da mostra.Nosferatu NOSFERATU | Alemanha | 1922 | Direção: F.W. Murnau Elenco: Max Schreck, Alexander Granach, Gustav von Wangenheim Inspirado
em “Drácula”, de Bram Stocker, o longa tem como protagonista o conde
Graf Orlok. Enquanto tenta vender seu castelo, no Mar Báltico, ele se
apaixona pela mulher do corretor de imóveis, Ellen. O nobre é, na
verdade, um vampiro que passa a aterrorizar a cidade onde ela mora. CURIOSIDADES:
O filme foi inspirado no famoso romance de Bram Stocker, mas teve que
alterar os nomes de personagens e locais, pois os herdeiros do escritor
não autorizaram a adaptação, embora algumas versões espalhadas pelo
mundo mantivessem os nomes. Os produtores foram processados, e os
originais destruídos, mas as cópias espalhadas por diversos países
serviram de base para a restauração. O longa foi refilmado em 1979, pelo
alemão Werner Herzog, e trazendo Klaus Kinski e Isabelle Adjani, nos
papéis principais. A história da filmagem deste longa serviu de base
para “A Sombra do Vampiro”, de 2000, com John Malkovich, como Murnau, e
Willem Dafoe, como Max Schreck. A Morte Cansada DERMÜDE TOD | 1921 | Direção: Friz Lang Elenco: Bernhard Goetzke, Lil Dagover, Walter Janssen Num
filme no qual as vidas são representadas por uma vela, o marido de uma
jovem desparece. A Morte dá a ela três chances para o salvar, provando
que o amor triunfa sobre a morte. Três histórias são contadas, cada uma
num período histórico e local: uma aventura na Pérsia, inspirado em As
Mil e Uma Noites; um romance renascentista; e uma comédia situada na
China. CURIOSIDADES:
Quando lançado na Alemanha, o filme não fez sucesso, mas foi bem
recebido em outros países. O ator americano Douglas Fairbanks chegou a
comprar os diretos do longa, não para o lançar em cinema, mas porque o
admirava tecnicamente, e queria inspiração para seu próximo trabalho, “O
ladrão de Bagdá.” Alfred Hitchcock e Luis Buñuel listam “A morte
cansada” como uma de suas influências. As Mãos de Orlac ORLACS HÄNDE | 1924 | Direção: Robert Wiene Elenco: Conrad Veidt, Alexandra Sorina, Fritz Strassny Inspirado
no romance de Maurice Renard, o longa tem como personagem principal um
pianista renomado, que sofre um acidente de trem, e perde as duas mãos.
Num procedimento experimental, nele são transplantadas mãos de um
assassino que acabou de ser executado. Ao descobrir as origens dos
membros, o protagonista acredita ter, agora, uma disposição para matar. CURIOSIDADES:
Dado seu conteúdo considerado forte à época, o filme foi proibido para
adolescentes e crianças na Alemanha e Áustria. Por causa da censura,
várias cenas foram cortadas, e a cópia exibida pelo mundo era mutilada,
só em 1995, o longa pode restaurado em sua integridade pela Fundação F.
W. Murmau. A Caixa de Pandora DIE BÜCHSE DER PANDORA | 1929 | Direção: Georg Wilhelm Pabst Elenco: Louise Brooks, Fritz Kortner, Francis Lederer Baseado
em peças do alemão Frank Wedekind, o filme acompanha a ascensão e queda
de uma jovem ingênua, chamada Lulu, cuja sensualidade inspira desejo e
violência em todos ao seu redor. CURIOSIDADES:
Marlene Dietrich quase fez o papel principal, embora Brooks fosse a
escolha favorita de Pabst. Ele mesmo conta que Dietrich estava no
escritório pronta para assinar o contrato quando foi informado de que
Brooks estava interessada no papel. O comportamento subversivo de Lulu,
seu figurino e seu visual influenciaram aquela que ficou conhecida como
“a mulher moderna.” Brooks caiu no esquecimento pouco depois do filme,
mas viveu uma redescoberta nos anos de 1970 e 1980. O logotipo da
distribuidora Pandora Filmes é um perfil estilizado do rosto da
personagem. Metrópolis METROPOLIS | Alemanha | 1927 | Direção: Fritz Lang Elenco: Brigitte Helm, Alfred Abel, Gustav Fröhlich Uma
cidade futurista chamada Metrópolis dividida entre a classe
trabalhadora e os planejadores da cidade, o filho do mestre da cidade se
apaixona por uma profeta da classe trabalhadora, que prevê a vinda de
um salvador para mediar a diferença entre as classes. CURIOSIDADES:
“Metrópolis” foi o primeiro filme longa-metragem de ficção científica
do mundo. O filme precisou de 37mil figurantes, sendo 25mil homens;
11mil mulheres; 1.100 homens carecas; 750 crianças; 100 negros e 25
asiáticos. Foram necessários 310 dias de filmagens. O robô de
“Metrópolis” inspirou a aparência do robô C-3PO de Star Wars. M o Vampiro de Dusseldorf M - EINE STADT EINEN MÖRDER | Alemanha | 1931 | Direção: Fritz Lang Elenco: Peter Lorre, Ellen Widmann, Inge Landgut Um
misterioso infanticida leva o terror a Dusseldorf. A polícia local não
consegue capturar o serial killer, então um grupo de foras-da-lei se une
para encontrar o assassino. Capturado pelo grupo de marginais, ele é
julgado por um tribunal de criminosos. CURIOSIDADES:
Proibido pelos os nazistas, em 1934, anos mais tarde “M, O Vampiro de
Dusseldorf” foi escolhido pela Associação das Cinematecas Alemãs como o
filme alemão mais importante de todos os tempos. O uso da narração foi
uma técnica inovadora na época, neste que é O primeiro filme sonoro de
Fritz Lang. A organização dos mendigos mencionada no filme realmente
existia em Berlim na época. O Gabinete do Dr. Caligari DAS CABINET DES DR. CALIGARI | Alemanha | 1919 | Direção: Roberte Wiene Elenco: Werner Krauss, Conrad Veidt, Friedrich Feher Dr. Caligari, um hipnotizador, se aproveita do sonâmbulo Cesare para cometer assassinatos. CURIOSIDADES:
O set de filmagem foi feito de papel com as sombras pintadas nas
paredes. O filme foi feito antes de existir o gênero "terror" e muitas
vezes é considerado o primeiro do gênero. Um dos principais títulos do
movimento conhecido como expressionismo alemão no cinema. A Última Gargalhada DER LETZTE MANN | Alemanha | 1924 | Direção: F. W. Murnau Elenco: Emil Jannings, Maly Delschaft, Max Hiller Orgulhoso
de seu trabalho, mas já sentindo o peso dos anos, o velho porteiro do
hotel Atlantis é afastado de seu cargo e realocado na função de criado
do banheiro masculino. O rebaixamento provoca um efeito desastroso na
autoestima do idoso e em seu prestígio perante sua família, amigos e
vizinhos. Curiosidades:
O filme, um dos principais expoentes do cinema silencioso, dispensa
entretítulos para substituir diálogos, utilizando-se apenas de elementos
realistas e expressionistas, movimentos de câmera e planos visuais para
transmitir ao espectador o aspecto psicológico do personagem. O filme é
precursor em diversas técnicas que até então não existiam, como o
"zoom", por exemplo, que foi criado quando Murnau colocou a câmera numa
cesta amarrada a uma roldana e a puxou para si. O suíço Emil Jannings
foi o primeiro vencedor da categoria de Melhor Ator, na cerimônia
inaugural do Oscar, em 1929, por sua atuação em dois filmes que
concorriam ao mesmo tempo: “Tentação da Carne” e “O Último Comando”. Abaixo as sinopses dos outros dois novos filmes do cardápio:Confissões de um tira (Flic story) França | Alemanha, 1975, Crime, 112min Direção: Jacques Deray Elenco: Denis Manuel, Jean-Louis Trintignant, Alain Delon, Renato Salvatori, André Pousse, Marco Perrin Sinopse:
Este filme retrata a autêntica história da caça ao perigoso criminoso
Emile Buisson, que escapou da prisão em 1947. Durante três anos, Buisson
conseguiu se esconder do detetive Borniche matando repetidamente seus
informantes. Quando finalmente for capturado com a ajuda do pequeno
criminoso Paul, Buisson terá cometido mais de 100 roubos e matado 30
pessoas. Curiosidades:
Émile "Mimile" Buisson, em cuja história o roteiro do filme se baseou,
era um gângster inimigo nº 1 da sociedade francesa nos anos 1950, sendo
responsável por mais de trinta assassinatos e cem assaltos.
Jean-Baptiste Buisson, irmão do criminoso retratado no filme, não
aceitou a forma como a vida de Émile Buisson foi retratada, mas se calou
diante de um cheque generoso que Alain Delon deu a ele. O diretor
Jacques Deray foi aconselhado a convidar o ator André Pousse para o
papel de Jean-Baptiste Buisson, irmão do criminoso protagonista, mas
Deray não concordou e causou indignação no ator rejeitado, até que seu
amigo Alain Delon interferiu na decisão e ele entrou para o elenco. Puerto escondido (Puerto escondido) Itália, 1992, Comédia, 110min Direção: Gabriele Salvatores Elenco: Diego Abatantuono, Valeria Golino, Claudio Bisio Sinopse:
Mario leva uma vida normal, trabalhando em um banco milanês. Sua rotina
diária é destruída quando ele testemunha um assassinato e leva um tiro
do assassino, um comissário de polícia demente. Para salvar sua vida,
ele deve abandonar sua vida e fugir para Puerto Escondido, no México.
Quando fica sem dinheiro, ele se junta a Alex e Anita, um casal de
italianos que o levará a uma série de aventuras e encontros com
traficantes de drogas, policiais corruptos e outros personagens
estranhos. Curiosidades:
Um filme de Gabriele Salvatores, mesmo diretor de "Mediterrâneo"
(1991), vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, e de "Estranhos
Normais" (2010). Produzido por Mario Cecchi Gori (1920–1993), o mesmo de
"O Carteiro e o Poeta". Diego Abatantuono, um dos protagonistas,
conheceu o diretor Gabriele Salvatores em 1985, e juntos eles realizaram
diversos filmes importantes. |
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