sexta-feira, 8 de outubro de 2021

APAP/PR LANÇA EDITAL DA EXPOSIÇÃO: HORIZONTES EM PARCERIA COM O MUSEU DA FOTOGRAFIA

A APAP/PR - Associação Profissional de Artistas Plásticos do Paraná acaba de lançar o Edital da exposição de fotografia "HORIZONTES" que será realizada no Museu da Fotografia da Cidade de Curitiba, localizado no Solar do Barão, unidade da FCC - Fundação Cultural de Curitiba, no período de 7 de Dezembro até 27 de Fevereiro de 2022.  

CONVOCATÓRIA - Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná – APAP/PR e Museu da Fotografia Cidade de Curitiba

A Exposição HORIZONTES da Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná, abre suas inscrições para os fotógrafos associados 

A exposição acontecerá no Solar do Barão - Museu da Fotografia Cidade de Curitiba no período de 07 de dezembro até 27 de fevereiro de 2022 

1. Tema: 
Na Exposição Horizontes, convidamos os artistas a olhar para frente, fazer um registro do futuro e adivinhar o que está por vir. A fotografia nos permite externar sentimentos, compreender fatos e mostrar pensamentos. Ela também nos proporciona a criação de novos mundos, desde uma abordagem documental clássica até a realidade fantástica. 

Com relação a isso, diz Boris Kossoy: “A imagem fotográfica é sempre construída por mais “documental” que seja seu conteúdo. O dispositivo já traz em si, embutido, no seu próprio conceito uma fórmula de ver o objeto real segundo determinados preceitos, de acordo com o paradigma renascentista de representação do espaço visual: a perspectiva. Com a fotografia construímos realidades não apenas no plano político e ideológico, mas a partir da ideologia do próprio sistema de representação visual sobre o qual se apoia tradicionalmente a fotografia; isto é válido para as imagens convencionais de base química e também para as eletrônicas, digitais posto que essas últimas seguem o mesmo padrão de representação fundado na perspectiva.” 

Dito isso, o tema é uma provocação para refletirmos sobre o que aprendemos, mas sem falar do que passou. É um exercício de futurologia, com interpretação e criação bastante aberta aos artistas. Mostraremos o que cada um verá em seu Horizonte. 

2. Inscrições: 
Podem inscrever-se para exposição artistas associados à Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná que estejam com sua anuidade em dia. 

Todo o artista associado poderá realizar apenas uma inscrição com até 3 (três) fotografias, relacionadas ao tema HORIZONTES. As obras deverão ser de produção recente e não poderão ter sido premiadas anteriormente. 

As inscrições deverão ser realizadas pelo e-mail parana.apap@gmail.com no período de 04/10 a 30/10 de 2021, devendo constar: 
 Dados pessoais completos; (nome completo, nome artístico, CPF e endereço completo); 
 Conceito / Justificativa do trabalho proposto (até 900 caracteres); 
 até 3 (três) imagens digitais das obras (arquivos JPG e não devem exceder o tamanho total de 10Mb); 
 Título; (caso não tenha, colocar “Sem Título”), dimensão e ano de produção; 
 Forma de apresentação da obra, sujeito a ajustes pela curadoria; 
 Breve biografia do artista (até 2.000 caracteres com espaço); 
 Breve explicação da forma como pretende expor o trabalho; 

A inscrição no processo seletivo implica na aceitação pelo artista de todas as condições deste Regulamento. 

A comissão organizadora da Exposição Horizontes - APAP/PR rejeitará inscrições que não estejam de acordo com os termos do regulamento. 

3. Seleção:
As Obras serão selecionadas por uma comissão, não havendo um número definido de imagens selecionadas por artista, dentro das obras enviadas. Ou seja, o número de obras e artistas selecionados é de responsabilidade única da referida comissão. No curso do processo de avaliação e seleção, a comissão poderá solicitar dos participantes as fotografias em alta resolução para verificação de condição técnica. 

4. Exposição: 
A Exposição será realizada no período de 07/12 a 27/02 de 2022, no Museu de Fotografia de Curitiba, localizado no Solar do Barão, na Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533 - Centro - Curitiba - PR 

5. Resultado: 
O resultado da seleção será anunciado no Facebook e no Instagram da Associação Profissional de Artistas Plásticos do Paraná - APAP/PR e pelo envio de e-mail aos selecionados. 

6. Cronograma: 
Inscrições: período de 04/10 a 30/10 de 2021 
Resultado da seleção: 08/11 de 2021 
Envio das obras selecionadas para comprovação: de 21/11 a 01/12 de 2021 
Abertura da exposição: 07/12 de 2021 
Encerramento da exposição: 27/02 de 2022 

7. Responsabilidade do artista selecionado: 
Ceder o uso das imagens selecionadas para a Exposição HORIZONTES, para a elaboração de materiais de divulgação, material educativo e de uso cultural. 

Ser o verdadeiro autor da obra, ter o direito de uso de imagem e de direito autoral pertencentes à mesma e sua autenticidade, ficando sob sua responsabilidade qualquer manifestação contrária, resguardando a APAP/PR ou o evento Exposição Horizontes. 

As obras deverão ser retiradas em até 30 (trinta) dias após o encerramento da exposição. No caso de eleger um terceiro para a retirada da obra, faz-se necessário um comunicado por e-mail nomeando o responsável e devido CPF do mesmo. 

A participação dos artistas só poderá ser considerada a partir do cumprimento dos prazos estipulados e da aceitação dos termos acima expostos. 

8. Responsabilidade da Exposição Horizontes - APAP/PR: 
 Oferecer as condições necessárias para exposição dos trabalhos selecionados; 
 Montagem da exposição; 
 Emissão de certificado de participação; 
 Promover a divulgação da exposição, trabalhos e artistas selecionados; 
 Utilizar as imagens das obras selecionadas e artistas no contexto exclusivo da exposição HORIZONTES; 
 Se as obras não forem retiradas ou não requeridas pelos artistas após o prazo de 30 (trinta) dias, as mesmas ficarão sob propriedade da APAP/PR, podendo inclusive serem destinadas à doação; 

9. Direito de imagem: 
Os artistas que tiverem suas imagens selecionadas se comprometem, no ato da inscrição, em ceder a Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná - APAP/PR, o direito de uso da imagem das obras gratuitamente, única e exclusivamente para divulgação deste evento, ou seja, sem quaisquer ônus. O objetivo da cessão das imagens e do direito de uso é a divulgação institucional, cultural e/ou educativa por parte dos realizadores do evento, patrocinadores, apoiadores do evento e seus eventuais programas de fomento à cultura, em qualquer tipo de mídia. 

10. Disposições gerais: 
A decisão final e o julgamento de casos omissos caberão aos membros da comissão de seleção, sem qualquer possibilidade de recurso por quem quer que seja. Quaisquer mudanças no termo deste regulamento ficarão a critério do responsável pela sua publicação, de acordo com as necessidades e conveniência julgadas necessárias para a melhor execução do projeto. 

Para os artistas selecionados fica estipulado o valor de até R$ 75,00 (000 reais) por obra classificada, valor este destinado a auxiliar nos custos com montagem, banner, divulgação e impressão de folder simples. 

A inscrição implica na expressa, integral e automática concordância do participante com todo o REGULAMENTO, especialmente no que diz respeito a prazos, requisitos das imagens e demais exigências.   

HORIZONTES.png

Lembrando que a APAP/PR está localizada no Centro Histórico de Curitiba, APAP/PR - Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná, na Av. Jaime Reis, 107 - Sala 09/10 - Curitiba - PR 
Informações: (41) 3232-0408 | apap@apap.com.br

Nenhum comentário: