sábado, 15 de janeiro de 2022

CANAL CURTA! PRESTA HOMENAGEM AO POETA THIAGO DE MELLO

 

O poeta Thiago de Mello na série ‘Impressões do Brasil’ (crédito: Divulgação/Curta!)


EM EPISÓDIO DE ‘IMPRESSÕES DO BRASIL’, AUTOR FALA SOBRE SEU PRIMEIRO POEMA E AMIZADE COM NERUDA  

O poeta amazonense Thiago de Mello, que faleceu nessa sexta-feira, 14, aos 95 anos, recebe homenagem do canal Curta! com a exibição de episódio estrelado por ele da série "Impressões do Brasil", dirigida por Ronaldo Duque. Num depoimento intimista, gravado em 2011, Thiago conta histórias de vida, sua iniciação na poesia e fala da amizade com Pablo Neruda, estreitada num período em que se exilou politicamente no Chile. Também comenta a importância de ter estudado medicina e o estímulo que recebeu do arquiteto Lúcio Costa para se dedicar à escrita.

 

Entre as histórias compartilhadas por Thiago está a experiência, vivida na infância, de ter visto um amigo morrer afogado, o que o levou a escrever seu primeiro poema: "Vi meu amigo morrer/ afundando num perau/ O que vai acontecer?". Ele lembra que sua mãe foi a primeira pessoa a notar seu talento para a poesia, ao ler aqueles versos, e observa: "mais tarde, eu me dei conta de que tinha escrito um terceto, cada verso com sete sílabas. Era uma redondilha perfeita. Manuel Bandeira disse: a experiência mais feliz que pode ter tido um poeta é ter escrito sem saber que era um poeta".

 

O programa vai ao ar neste domingo, 16, às 10h30; na segunda, 17, às 18h, e na quinta, 20, às 21h. Também está disponível via streaming, na seção "Degustação" do Curta!On - Clube de Documentários — no NOW, da Claro/NET — e na plataforma Tamanduá (www.tamandua.tv.br)


Nenhum comentário: