Entre os mais de 10 mil visitantes, até agora, desta edição da Bienal de Arte Digital, um em especial: o cantor e compositor Gilberto Gil. Em sua reta final, o evento - que ocupa o Oi Futuro, no Flamengo, até 22 de janeiro - recebeu o artista, homenageado por uma das instalações artísticas apresentadas: “Gil Futurível”.
Além da obra, criada por Clelio de Paula, Floriano Varejão, Lauro
Gripa, Azimov labs e Gegê Produções, a Bienal reúne ainda outras dezenas
de criações de mais de 60 artistas provenientes de diversos países,
além do Brasil. O patrocínio é da Oi, com incentivo da Secretaria de
Cultura e Economia Criativa e do Governo do Estado do Rio de Janeiro. A
correalização é do Oi Futuro. A entrada é gratuita.
Em “Gil Futurível”,
o público é convidado a entrar - através de óculos de realidade virtual
- em uma espécie de galeria de arte, que exibe as capas dos discos de
Gilberto Gil, seus figurinos icônicos e sua farda de Imortal da Academia
Brasileira de Letras; por fim, o usuário estará diante de seu
escaneamento 3D, que dá a impressão de se estar frente a frente com Gil.
Tudo isso ao som da canção “Futurível”, composta pelo artista durante a
ditadura militar, que inspirou o título e o conceito da obra.
“É
um prazer extraordinário ser cobaia em novas experiências artísticas.
Experiências que já estavam previstas na minha própria obra. Sou um
autor completamente encaixado nessa perspectiva futurível, dos futuros
possíveis, dos futuros desejáveis”, afirmou Gil durante a visita.
O
artista relembrou de quando escreveu a música “Futurível”: “Preso como
eu estava, eu tinha que soltar a imaginação. Eu tinha que usar as
capacidades imaginativas que me livrassem daquela prisão. A letra de
‘Futurível’ dá conta desses dois aspectos. Eu queria sair dali com um
corpo mais solto e mais complexo de acordo com as expectativas do novo
mundo que a tecnologia propicia”.
O público tem apenas mais alguns dias para conhecer “Gil Futurível” e outros destaques da Bienal. Do espanhol Solimán López, a instalação OLEA
tem por objetivo se tornar a primeira criptomoeda para o comércio de
azeite e propor um espaço para reflexão e reaproximação de espécies,
conceitos, economias, sociedades. O Grilo dos Sonhos,
do artista sonoro e engenheiro de som francês Felix Blume, consiste em
uma instalação sonora composta por 40 “grilos-falantes” que tocam as
gravações do canto do macho à noite, feitas por crianças durante uma
oficina.
Já Obs-cu-ra é uma série concebida pelo fotógrafo Bruno Alencastro,
que reuniu mais 80 fotógrafos(as) que aceitaram transformar suas casas
em câmeras obscuras de grande formato e capturaram a vida em tempos de
pandemia. Enquanto a arte interativa Distâncias, criada
pelo francês Scenocosme, reúne virtualmente pessoas que não são capazes
de se tocar fisicamente. Esta arte nasceu em abril de 2020, também no
contexto da pandemia, que nos obrigou a ficar isolados e a manter o
distanciamento de outras pessoas.
Além desses destaques, a Bienal
traz instalações, obras de arte visuais digitais, narrativas em
audiovisual e uma diversidade de trabalhos de diferentes linguagens que
analisam, tecem críticas e lançam novas perspectivas sobre o tema
“Condições de Existência”, escolhido para nortear a edição.
Os
artistas participantes desta edição são: Alê Moreira de Paula (Mixando a
transmasculinidade), Alexandre Pinheiro (Prêmio Nobel), Alice Bucknell
(The Martian Word for World is Mother), Allan França Carmo (Nhn), Luz
Negra (Retorno Constante), Andressa Núbia (Yalode), Antonella Mignome
(Entelechia Obscura), Beatriz Da Matta (Cabeça, Tudo é ideia, Corpo
objeto sonoro, Gráfica mente, In in ter ruptores, Violeque, Estado
Virente, Folhas secas), Beverley (an exercise in solitude), Cris Papion,
Elias Oyxabaten, Zahy Guajajara (Brasil NFT – Artes Originárias), Bruma
M Machado (Em_fusão), Bruno Alencastro (Obs-cu-ra), Camila Ferreira
Soares (ITAARA), Camila kater (Carne), Carlos Eduardo Guariglia
(Centenário da Semana de Arte Moderna: As relações entre o ontem e o
hoje), Cecillia Vilca (La Verdad), Charline Parisot, Jérémy Cissé,
Fioretta Caterina Cosmidis, Flore Allier-Estrada, Maud
Lemaître-Blanchart, Ludovic Abraham (Sans Gravité), Clélio de Paula (Gil
Futurível), Débora Arruda (Álbum de Estrelas), Delírios Digitais
(Séfora Rios, Yves Marotta, Paulo Stoker, Juliana Fasuolo), Diego
Machado (Sylphides 3.1), Elvys Souza Chaves (Jardim Cibernético
00.02.222), Eric Dos Santos (Procedimentos de Captura), Felipe Carrelli
(Estrelas do Deserto), Felix Blume (Dream'Cricket), Fernando Velásquez
(Góngora), Filippo Edgardo Paolini (OTIS), Frank Ternier (Riot),
Gabriel Junqueira (Archviz Habitat), Guillaumit (Livelyyy), Iah Bahia
Bruno De Carvalho (Subterfúgio), Jack Holmer (Ocupação Situação Desejo),
Jan M.O (Máquinas de Dizeres), Jéferson Ge Vasconcelos (Destino: Av.
Brasil), Jéssica Gaspar (Cansei da Esperança), Job, Jors e Marieke (A
Double Life), Jody Zellen (The Waking Dream) , Jonas Esteves (Máquina
Sensível), Jorge Mendes (BioFuturism), Juan Calvet (Olhares), Juliana
Fasuolo (WE R HERE), Katerina Belkin (Floating Away), Katerina Belkin
(For all mankind), Larissa Lopes (Mãe), Luiza Lima Furtado (Urna
Sonífera), Luka yakymchuk (Mono), Marco Antonio Gonçalves Junior (A
Felicidade É Feita De Metal, HAPPINESS IS A MADE OF), Martin Smatana
(The Kite), Matheus Roberto (Victor 3.0), Miguel Bandeira (MAR - LAGOA
DO BOQUEIRÃO), Miguel Medeiros (Degustando o metaverso), Nicolas Melmann
(ARMONÍAS DESIGUALES), Orquestra Filarmônica de Goiás (Canticum
Digitale), Pedro de Fillippis (Garoto Transcodificado), Pedro Henrique
(Armário), Rodrigo Faustini (Estamos todos aqui), Rynnard Milton Alves
Dias (Memória e Herança), Sandra Lapage (Carapaça), Tiago Minamisawa,
Bruno H Castro e Guto BR (Sangro), Scenocosme (Distances), Soliman Lopez
(OLEA), Thiago (Runas), Thiago de Souza (Dança e Imagem Sonora), Thiago
Hersan e Mari Nagem (Infinitum), Zaika Dos Santos (Sesa Wo Suban).
FICHA TÉCNICA – “GIL FUTURÍVEL”:
Realização: Azimove labs
Experiência Imersiva em 3D.
Concepção do Projeto: Lauro Gripa, Floriano Varejão, Clelio de Paula e
Eveline Alves. Desenvolvedor/Designer: Clelio de Paula. Produção
executiva: Lauro Gripa, Floriano Varejão e Brenno Erick. Restauração
digital e escultura: Marcelo Pasqua. Impressão 3D: Futvre Factory.
Cenografia: Liza Machado.
Vídeo Imersivo. Direção:
Clelio de Paula, João Vittor Pedroza e Gerran Bevitori. Edição: Gerran
Bevitori. Direção de Produção: João Pedro Orban. Fotógrafo Cam B: Renan
Rocha. Iluminador: Lucas Stirling. Figurino: Liza Machado. Beleza: Syl
Oliveira. Fotografia Still: Nathália Athayde. Técnico de estúdio: Léo
Moreira.
BIENAL DE ARTE DIGITAL
Realizada em 2018 no Rio e em Belo Horizonte
com um público de mais de 70 mil pessoas, a Bienal de Arte Digital foi
promovida pelo FAD, com patrocínio da Oi e apoio cultural do Oi Futuro. A
programação contou com artistas do Brasil, Chile, China, Espanha,
Estados Unidos, Itália, México e Reino Unido, apresentando exposições,
performances e simpósios com o tema “Linguagens Híbridas”. A proposta da
Bienal é se tornar uma agenda nacional de arte digital e mostrar a cada
dois anos obras e exposições que reflitam temas sociais importantes,
evidenciando que a arte possibilita à tecnologia exibir suas
experiências sociais.
Oi FUTURO
O Oi Futuro, instituto
de inovação e criatividade da Oi, atua como um laboratório para
cocriação de projetos transformadores nas áreas de Educação e Cultura.
Por meio de iniciativas e parcerias em todo o Brasil, estimulamos o
potencial dos indivíduos e das redes para a construção de um presente
com mais inclusão e diversidade. Há 17 anos, o Oi Futuro mantém um
centro cultural no Rio de Janeiro, com uma programação que valoriza a
convergência entre arte contemporânea e tecnologia. O espaço também
abriga o Musehum – Museu das Comunicações e Humanidades, com acervo de
mais 130 mil peças. Há 18 anos o Oi Futuro gerencia o Programa Oi de
Patrocínios Culturais Incentivados, que seleciona projetos em todas as
regiões do país por meio de edital público. Desde 2003, foram mais de
2.500 projetos culturais apoiados pelo Oi Futuro, que beneficiaram
milhões de espectadores.
Site www.bienalartedigital.com
Nossas Redes:
www.festivaldeartedigital.com.br//www.facebook.com/festivalfad
www.youtube.com/festivalartedigital/www.vimeo.com/festivalfad
www.flickr.com/festivalfad/www.twitter.com/festivalfad
SERVIÇO
2ª Bienal de Arte Digital do Festival de Artes Digital
Até 22 de janeiro de 2023
Centro Cultural Oi Futuro –
Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo - Telefone: (21) 3131-3060
Dias e horários de funcionamento: Quarta a domingo das 11h às 20h
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