terça-feira, 2 de abril de 2024

LIVRO DE LENISE PINHEIRO ETERNIZA MEMÓRIA DO FESTIVAL DE CURITIBA EM LIVRO DE FOTOGRAFIA

Lenise Pinheiro eterniza memória do Festival de Curitiba em livro de fotos 

A premiada fotógrafa lança na programação do Interlocuções obra com registros de 30 anos em que acompanhou o evento 


A fotógrafa paulistana Lenise Pinheiro, uma das mais importantes das artes cênicas brasileiras, lança no dia 6 de Abril, às 15 horas, no SESC Paço da Liberdade, o livro Festival de Teatro de Curitiba (Edições Sesc) como parte da programação do Interlocuções. A obra traz imagens de 30 anos do Festival (completados em 2022), algumas das quais fizeram parte de uma exposição no MON, realizada na última edição do evento.


O livro apresenta fotografias de montagens icônicas do teatro brasileiro, entremeadas com depoimentos de profissionais das artes cênicas a respeito do festival e de Lenise. O lançamento em Curitiba será marcado com um bate-papo com a autora Lenise Pinheiro, a diretora do Festival Fabíula Passini e a atriz Cássia Damasceno, seguido de sessão de autógrafos. 



Ao longo das últimas três décadas, o festival reuniu e prestigiou os principais atores, diretores, iluminadores, dramaturgos e também companhias e equipes nessa celebração nacional, que hoje é referência na América Latina. “O teatro brasileiro deve muito a Lenise Pinheiro, no tempo e no espaço. Deve imenso ao seu olhar interessado, ao seu talento de esteta e às imagens que imortaliza porque nunca deixa de estar presente”, comenta a atriz Fernanda Torres no livro.

A obra conta com uma apresentação de Danilo Santos de Miranda (1943-2023) e reúne imagens de espetáculos que marcaram o festival, como: As boas, com direção de Zé Celso Martinez Corrêa (1992); The Flash and Crash Days, de Gerald Thomas; Dois perdidos numa noite suja, direção de Emílio Di Biasi (1993); Romeu e Julieta, direção de Gabriel Villela (1993); Vereda da salvação, direção de Antunes Filho (1994); A loba de Ray Ban, direção de José Possi Neto (2010); Simplesmente eu, Clarice Lispector, direção de Amir Haddad (2012); Esta criança, direção de Marcio Abreu (2013); A vida é sonho, de Gabriel Villela (1992); entre muitas outras montagens. “O livro da Lenise nos agracia com toda essa história do Festival, que mudou a cidade e que mudou carreiras. E acho que o registro é algo que a gente precisa realmente salientar e exaltar, porque o teatro é efêmero. O teatro acaba, ele se dá. O registro da Lenise perpetua esses momentos", afirma Giovana Soar, uma das curadoras desta edição do Festival. 


30 anos de história 

As fotos de Lenise retratam artistas renomados como Beth Goulart, Christiane Torloni, Débora Falabella, Drica Moraes, Fábio Assunção, Fernanda Montenegro, Isabel Teixeira, Luís Melo, Luís Miranda, Mateus Solano, Ney Latorraca, Renata Sorrah, Reynaldo Gianecchini, Ricardo Tozzi, Vera Holtz, Yara de Novaes, Zé Celso Martinez Côrrea, entre outros artistas que subiram nos palcos do Festival. 


Segundo a fotógrafa, a proposta de editar as fotografias dos 30 anos do Festival de Teatro de Curitiba lhe trouxe imensa satisfação. “Foram escolhas que começaram a partir de datas históricas e muitas lembranças, e continuaram com as pesquisas, os gráficos e as obsessões. Estudos e buscas infindas. Elos entre reportagens, fechamentos e encontros. Contatos líquidos, notabilizados por gentilezas. Autorizações e olhares complacentes. E... se fotografar é escrever com luz, ficam aqui os retratos iluminados pelos palcos da cidade”, afirma a fotógrafa.


A obra ainda possui depoimentos de Andrea Elia, Bia Lessa, Fernanda Torres, Fernando Bonassi, Gerald Thomas, Gilberto Gawronski, Gregório Duvivier, Guilherme Weber, Guta Stresser, Ivam Cabral, Marco Ricca, Matheus Nachtergaele, Nany People e Valmir Santos, entre outros. “A Lenise é a fotógrafa do nosso teatro. É a fotógrafa cujo olhar faz sempre parte da equipe – e de uma maneira muito intensa – de criação de lindos espetáculos.  A Lenise não apenas registra. A Lenise registra e nos ajuda a criar, a pensar nosso teatro”, depõe Matheus Nachtergaele.


Este é o terceiro livro da fotógrafa lançado pelas Edições Sesc. Em 2008, foi publicado Fotografia de Palco I e, em 2016, Fotografia de Palco 2, obras com imagens do acervo de Lenise captadas ao longo de seus 41 anos de carreira, passando por bastidores, camarins e palcos. 


Sobre a autora

Lenise Pinheiro é fotógrafa, ensaísta, diretora e iluminadora. Nascida em São Paulo, em 1960, desde 1983 retrata profissionalmente o que há de mais expressivo nos palcos brasileiros. Especializada em fotografia de cena, seu trabalho flerta com o documental e o artístico. Foi vencedora do Prêmio Governador do Estado, em 2018, por sua dedicação aos palcos. Foi finalista do Prêmio Jabuti 2015 com o livro Fotografias: Teatro Oficina, lançado em 2014 pela Imprensa Oficial de São Paulo. Foi colaboradora do jornal Folha de S.Paulo, no caderno Ilustrada, de 1998 a 2022. Foi responsável pelo Cacilda Blog de Teatro, em parceria com o jornalista Nelson de Sá, de 2007 a 2021. Suas exposições e publicações mantêm o foco no teatro. Participa de mostras coletivas e individuais, e cobre o Festival de Teatro de Curitiba continuamente desde a sua primeira edição, em 1992.


A Mostra Lucia Camargo é apresentada por OurocardSanepar Tradener - Comercialização de Energia, com patrocínio de EBANX, Banco CNH Industrial e New HollandClearCorrect, Copel - Pura Energia, Brose,  UNINTER GRASP. Acompanhe todas as novidades e informações pelo site do Festival de Curitiba www.festivaldecuritiba.com.br, pelas redes sociais disponíveis no Facebook @fest.curitiba, pelo Instagram @festivaldecuritiba e pelo Twitter @Fest_curitiba.


Serviço:  Interlocuções - lançamento do livro Festival de Teatro de Curitiba, de Lenise Pinheiro

Bate-papo com a autora seguido de sessão de autógrafo: 06/04, às 15h

Sala CinePensamento - SESC Paço da Liberdade - Praça Generoso Marques, 189 - centro


Ficha Técnica

Título: Festival de Teatro de Curitiba

Edições Sesc São Paulo, 2023

Autora: Lenise Pinheiro

Número de páginas:  368 

ISBN: 978-85-9493-266-2

Preço de Capa: R$ 108,00


Os títulos das Edições Sesc São Paulo podem ser adquiridos em todas as unidades do Sesc São Paulo, nas principais livrarias, em aplicativos como Apple Store e Google Play, e pelo portal http://www.sescsp.org.br/loja 


Legendas 
Foto 1: Fábio Assunção e Otávio Muller 
Foto 2: As boas, com direção de Zé Celso Martinez Corrêa 
Foto 3: The Flash and Crash Days, com Fernanda Montenegro e Fernanda Torres. 
Créditos: Lenise Pinheiro


Nenhum comentário: